Pós-Graduação

Auxílios Financeiros a Pesquisa

 

PrInt na FEUSP

Programa Institucional de Internacionalização – PrInt

O Programa é um iniciativa da Capes para fomentar a mobilidade de discentes, docentes e funcionários administrativos em ou de universidades estrangeiras.
A oferta é organizada por edital, sendo este delimitado para intervalos de saída.

Editais vigentes:

Prezadas/os,
 
o Programa de Apoio a Missões AcadêmicoCientíficas no Exterior PAME objetiva promover interações acadêmicocientíficas com grupos de excelência no exterior, visando o aumento da internacionalização da pósgraduação na USP a partir do estímulo ao desenvolvimento de pesquisas em conjunto, discussão sobre convênios de duplatitulação, parcerias acadêmico/científicas, estabelecimento, fortalecimento e prospecção de redes de colaboração e financiamentos externos em áreas definidas pelo Programa PrInt USP/CAPES.
As propostas de missões de trabalho, para este edital, devem prever em regra geral somente 10 (dez) dias de missão no país de destino, com apenas um(a) orientador(a)/pesquisador(a) credenciado da equipe brasileira ao país da instituição parceira do exterior.
Saídas entre setembro de 2023 e junho de 2024.
 
As inscrições devem ser feitas até 10/6 p.f., por meio do seguinte link:
https://forms.gle/fNxKqeUTEUVooLeq6
 
 

A propósito, a CCInt da FEUSP informa ainda que o convênio deverá estar estabelecido até o final do estágio e, para isso, disponibiliza no site do PrInt o modelo de Carta de Intenção PrInt/USP, aceita pela Capes (Letter of intent to participate in the program PrInt – CAPES), caso não haja um instrumento de parceria pré-firmado.

Para consultar os convênios vigentes de Cooperação Acadêmica Internacional para Mobilidade (modelos AUCANI):
http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/convenios/instituicoes-conveniadas/

(filtrar pelo país e interveniência USP) e
https://www4.fe.usp.br/internacional/convenios-em-vigencia

Para estabelecimento de um novo convênio, a partir do momento que as duas partes aceitem a minuta e que se tenha coordenação de ambas, a aprovação poderá levar mais um mês, pois será necessário que o convênio seja aprovado por várias instâncias da USP e da universidade parceira.