Pós-Graduação

Bolsas de estudo

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação possui cotas definidas de bolsas em nível de mestrado e doutorado, junto à CAPES e ao CNPq. As bolsas têm por objetivo facilitar a transposição das condições impostas ao desenvolvimento de pesquisas, diretamente a estudantes.

Seja para concessão ou renovação de bolsas, o processo de Seleção de Bolsas ocorre no âmbito do Programa, conforme disponibilidade de recursos.

Composição da Comissão de Bolsas

ATENÇÃO:
PRORROGAÇÃO DA BOLSA
É DETERMINADA PELA AGÊNCIA DE FOMENTO SOBRE TODAS AS BOLSAS CONCEDIDAS.
PRORROGAÇÃO DE PRAZO É DETERMINADA PELO CONSELHO DE PG DA USP MEDIANTE PEDIDO DO/A ESTUDANTE.
RENOVAÇÃO DA BOLSA É A AÇÃO QUE O/A ESTUDANTE PRECISA FAZER ANUALMENTE, PARA ATUALIZAR DADOS E RENOVAR O INTERESSE NO AUXÍLIO.

Prorrogação de bolsa não incide obrigatoriamente na prorrogação de prazo e vice-versa. É necessário que a/o estudante solicite a prorrogação de prazo caso tenha recebido a prorrogação de bolsa.
Renovação anual da bolsa é obrigatória: atenção aos editais, nos finais de cada ano.

SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Lista de espera do Processo de Seleção de Bolsas (Agosto de 2022)

Critérios adotados na classificação de candidatos/as 

Os critérios abaixo foram aprovados pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) e constam nos editais elaborados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

A classificação será definida por mérito acadêmico, expresso pela avaliação do projeto de pesquisa (50% da avaliação); indicadores socioeconômicos:  (i) renda per capita e (ii) dependência administrativa (pública ou privada) da instituição escolar cursada no ensino médio (40% da avaliação) e permanência no curso, com vistas a favorecer alunos/as que tenham mais tempo no Programa, excetuando aqueles/as que têm menos de 01 ano para o depósito da tese ou dissertação (10% da avaliação).

O Projeto de Pesquisa será avaliado e deve obedecer às orientações:

* Ser redigido em língua portuguesa, sem identificação de autoria, com, no máximo, 20 páginas, baseado nos seguintes itens:
   a) Capa (nome do/a orientador/a, título, área de concentração e linha de pesquisa);
   b) Resumo (máximo de 20 linhas);
   c) Introdução e justificativa (com revisão da literatura fundamental);
   d) Objetivo geral e objetivos específicos;
   e) Metodologia de pesquisa (natureza da pesquisa, procedimentos, instrumentos e técnicas de coleta e análise de dados);
   f) Princípios éticos;
   g) Plano de trabalho e cronograma de execução
   h) Referências

RENOVAÇÃO DA BOLSA

Edital de renovação 2022/23 – Baixar
Errata do Edital (publicado em 11/01/2022) – Baixar
Clique aqui para fazer a inscrição (encerrado)
Formulário de reconsideração de parecer do processo de renovação – Baixar
Resultado Final (publicado em 23/02/2022) – Baixar
Lista de espera (publicado em 11/3/2022) – Baixar

  • Todo/a bolsista deve apresentar relatório anual de atividades, conforme previsto pelo edital anual de renovação. A submissão é compulsória.
  • De acordo com a Portaria CAPES 76/2010, para bolsistas CAPES de doutorado, a participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE é obrigatória, podendo haver solicitação de dispensa apenas nos casos em que o/a bolsista comprovar experiência de, pelo menos, dois semestres como docente na Educação Superior. Nesse caso, as solicitações de dispensa devem ser enviadas à Comissão de Bolsas para análise (posfe@usp.br – assunto “BOLSAS”).  

Editais anteriores:
Edital de renovação de bolsas 2021 Baixar

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA BOLSA (em razão do Covid-19)

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA BOLSA (em razão do Covid-19)

Eventuais prorrogações, ocasionadas por fatores externos à pesquisa e que venham a interferir em seu desenvolvimento, podem ser disponibilizadas pelas agências. Conforme orientação de cada uma delas, os/as respectivos bolsistas serão informados por e-mail sobre as possibilidades e as ações necessárias.