Pós-Graduação

Comunicados

 

 

Munduruku

DANIEL MUNDURUKU, DOUTOR POR ESTE PROGRAMA, FOI ELEITO PARA A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, PASSANDO A OCUPAR A CADEIRA DE NÚMERO 21, ANTERIORMENTE OCUPADA PELO ACADÊMICO ROBERTO DUALIBI. AUTOR DE 62 LIVROS, SUAS OBRAS LITERÁRIAS SÃO SOBRETUDO DIRIGIDAS AOS PÚBLICOS INFANTIL E JUVENIL, TENDO COMO TEMA PRINCIPAL A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA, TENDO TRABALHADO PARA PROMOVER A LITERATURA INDÍGENA E A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS CULTURAS INDÍGENAS DO BRASIL. DANIEL JÁ RECEBEU A COMENDA DA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL POR DUAS VEZES, EM 2013 NA CATEGORIA DA GRÃ CRUZ DO MINISTÉRIO DA CULTURA, MAIOR HONRARIA OFICIAL QUE UM CIVIL PODE RECEBER NA ÁREA CULTURAL. AUTOR PREMIADO NO BRASIL E NO EXTERIOR, DANIEL JÁ CONQUISTOU PRÊMIOS COMO: PRÊMIO JABUTI POR DUAS VEZES, PRÊMIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS DE MELHOR LIVRO INFANTIL, PRÊMIO ÉRICO VANUCCI MENDES (CNPQ), PRÊMIO UNESCO – MADANJEET SINGH PARA A PROMOÇÃO DA TOLERÂNCIA E DA NÃO-VIOLÊNCIA. INTEGRA O GRUPO DE PESQUISA DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, ESTIGMA: MINORIAS ÉTNICAS E RELIGIOSAS, CULTURA E EDUCAÇÃO DA FEUSP, CERTIFICADO PELO CNPQ, SOB COORDENAÇÃO DA PROFª. DRª. ROSELI FISCHMANN.
CUMPRIMENTAMOS DANIEL MUNDURUKU, O MAIS NOVO ACADÊMICO DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS E EXPRESSAMOS AQUI O ORGULHO DESTA FACULDADE POR TERMOS PARTICIPADO DE SUA FORMAÇÃO.

 

OBS.: A ESCRITA EM CAIXA ALTA PROMOVE ACESSO À INFORMAÇÃO A PESSOAS COM BAIXA VISÃO.

Premio capes andre

[DESCRIÇÃO DA IMAGEM] EM FUNDO AZUL EM FORMA QUADRADA ESTÁ ESCRITO “PRÊMIO CAPES DE TESE – EDIÇÃO 2025 PARA O ALUNO DA FEUSP, ANDRÉ FELIPE DUTRA MARTINS ROCHA ELIAS”. NO CENTRO HÁ DUAS FOTOS EM FORMATO 3X4: À ESQUERDA O ESTUDANTE E À DIREITA SUA ORIENTADORA. LOGO ABAIXO O TEXTO CONTINUA: “É COM GRANDE HONRA E SATISFAÇÃO QUE A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) OUTORGA A ANDRE FELIPE DUTRA MARTINS ROCHA ELIAS E AO(À) ORIENTADOR(A) GLADYS BEATRIZ BARREYRO O PRÊMIO CAPES DE TESE 2025 DA ÁREA DE EDUCAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA USP. SUA CONTRIBUIÇÃO CERTAMENTE SERÁ DE EXTREMA VALIA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DA ÁREA, BEM COMO PARA O AVANÇO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE QUALIDADE NO BRASIL.” [FIM DA DESCRIÇÃO]
 
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO SAÚDA O EGRESSO E SUA ORIENTADORA PELA CONQUISTA DO PRÊMIO E REITERA O COMPROMISSO DE SE EMPENHAR PARA PROVER TODOS OS MEIOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE CADA UMA DAS PESQUISAS EM ANDAMENTO, PARA QUE VENHAM A TER O MESMO IMPACTO SOCIAL E RECONHECIMENTO NO FUTURO.
 
OBS.: A ESCRITA EM CAIXA ALTA PROMOVE ACESSO À INFORMAÇÃO A PESSOAS COM BAIXA VISÃO.
 

Jabuti2025

SAUDAMOS AS PESQUISADORAS SANDRA ZÁKIA SOUSA (DOCENTE CREDENCIADA) E VALÉRIA VIRGÍNIA LOPES (EGRESSA DESTE PROGRAMA) PELO PRÊMIO JABUTI ACADÊMICO NA CATEGORIA EDUCAÇÃO E ENSINO, COM OBRA INTITULADA: “AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: DE APRENDIZAGEM, INSTITUCIONAL, EM LARGA ESCALA”.

[DESCRIÇÃO DA IMAGEM:] SOBRE UM QUADRADO VERMELHO É SOBREPOSTO OUTRO, BRANCO, NO QUAL APARECE UM DESENHO DO LIVRO PREMIADO, EM QUE NA CAPA, À ESQUERDA, HÁ UM RECORTE DE UMA FOTO DE UMA CRIANÇA PREENCHENDO UMA FOLHA DE PROVA SOBRE UMA CARTEIRA ESCOLAR NO CENÁRIO DE UMA SALA DE AULA E À DIREITA UM MOSAICO QUADRADO COM AS CORES AMARELO, AZUL E VERDE. NO FUNDO LARANJA, LOGO ABAIXO, ESTÃO ESCRITOS OS NOMES DAS AUTORAS E O TÍTULO DA OBRA. AINDA MAIS ABAIXO ESTÃO OS LOGOTIPOS DO PRÊMIO JABUTI E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FEUSP. [FIM DA DESCRIÇÃO]

A ESCRITA EM CAIXA ALTA PROPORCIONA MAIOR ACESSIBILIDADE A PESSOAS COM BAIXA VISÃO.

Tsm premio
Descrição da imagem: sobre um retângulo marrom na parte superior da imagem está escrito LASA 2025. Tomando a metade direita da imagem há a foto do egresso Thiago dos Santos Molina e do representante da Universidade de Princetown, Prof. Dr. Javier Guerrero, no momento da outorga da premiação. Ao lado esquerdo há o seguinte texto: “SAUDAMOS NOSSO EGRESSO THIAGO DOS SANTOS MOLINA E SUA ORIENTAÇÃO, COMPOSTA PELA PROFA. DRA. ROSELI FISCHMANN E PELO PROF. DR. JARVIS GIVENS, PELA OUTORGA DO PRÊMIO LASA /OXFAM AMERICA MARTIN DISKIN DISSERTATION AWARD” Fim da descrição. 

 Image1
Descrição da imagem: desenho feito a mão de um recém nascido acolhido sobre duas mãos espalmadas para cima sobre um fundo amarelo-claro, com três corações azuis em perspectiva e o logotipo da USP à esquerda. Em cada pulso foi desenhado os símbolos de masculino e femininino sob uma forma de tatuagem. Em sobreplano aparecem os dizeres: “INSTITUCIONAL”, acrescido de “Licença parental na pós-graduação pode ter prazos prorrogados por até 180 dias”. Fim da descrição.
https://www.instagram.com/p/DH38c14PaC9/?igsh=MTk2ZG9uZHlqczVqaA%3D%3D

Aula Magna 2025
[DESCRIÇÃO DA IMAGEM] Fundo da imagem: retângulo em dois tons de azul, divididos em diagonal pela metade, com um círculo grande centralizado, seguindo o mesmo efeito de tom sobre tom. Em fonte menor está escrita na parte superior a seguinte frase: “Aula Magna do Programa de Pós-Graduação da FEUSP”. Logo abaixo, em fonte de tamanho maior, segue: “Ciência em educação: Por quê? Para quê? Para quem? Abaixo, segue escrito em fonte menor: “18/3, terça-feira, das 18h às 19h, no Auditório da FEUSP. Ao centro estão as fotos da ministrante e da mediadora, respectivamente: Profa. Dra. Diana Gonçalves Vidal e Profa. Dra. Carolina Mostaro Neves da Silva. No rodapé há menção à transmissão online, como o respectivo query code, assim como o aviso de que haverá intérprete de Libras. Mais à direita estão os logotipos/logomarcas deste Programa, da FEUSP e da USP [FIM DA DESCRIÇÃO]

 

PS_2025
[DESCRIÇÃO DA IMAGEM] fundo amadeirado escuro com uma fita azul com o logotipo da FEUSP e, abaixo, faixa branca com o logotipo do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. No cantos superior está escrito: Processo Seletivo 2025/26. Inscrições: 24 a 27/02/2025. https://www4.fe.usp.br/pos…/selecao/processo-seletivo[FIM DA DESCRIÇÃO]

Processo Seletivo para ingresso

feliz_2025

Descrição da imagem: três linhas em tom rosa, intercaladas por linhas brancas. Na primeira linha rosa há um aimagem em alusão ao Prof. Dr. Milton Santos com a frase “Questiono a territorialidade”. Na segunda linha rosa há uma uma imagem em alusão à Profa. Dra. Maria do Carmo S. Domite com a frase “Questiono o pertencimento”. Na terceira linha rosa há uma imagem em alusão ao Prof. Dr. Paulo Freire com a frase “Questiono a cultura”. Logo abaixo segue, em destaque, a frase “Que, em 2025, sigamos em boa companhia na produção dos questionamentos necessários à educação”. Fim da descrição.

 

FIBE_premio_
Com satisfação, informamos que o Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), na segunda edição do Prêmio FIBE, em 14/11/2024, concedeu à Gabriella de Camargo Hizume o 1º lugar na categoria Outras Ciências Sociais, por sua tese de doutoramento intitulada A Garantia da Qualidade no Ensino Superior em Contextos Regionais: um estudo sobre as experiências da Europa e do Mercosul, orientada pelo Prof. Dr. Afrânio Mendes Catani neste Programa.
Descrição da imagem: retângulo de cor de vinho com o dizer “PRÉMIO FIBE”, com um retangulo menor, na cor rosa-salmão, onde estão perfilados os logotipos das seguintes instituições: Fórum de Integração Brasil-Europa; Almedina e IDP.

 

Sobre o assassinato de Ryan_1
Descrição da imagem: logotipo do Programa de Pós-Graduação em Educação, seguido do texto: “Sobre o assassinato de Ryan, de apenas 4 anos. NÃO É VITIMISMO. O Programa de Pós-Graduação em Educação e a Comissão de Pós-Graduação da FEUSP repudiam o assassinato de Ryan da Silva (uma criança de quatro anos de idade) pela Policia Militar do Estado de São Paulo. Trata-se de uma política de Estado que escalou, sem precedentes, a violência da polícia militar. Nos solidarizamos com a família e aguardamos que o governador repare, com ações efetivas, esse crime. Não é mais uma bala perdida.


Nota de falecimentoDescrição da imagem: retângulo dividido em duas parte, sendo a da esquerda com a foto do rosto da Profa. Dra. Maria Angela Borges Salvadori, com o cabelo loiro, olhos castanhos, sorrindo com a mão esquerda no queixo, em primeiro plano. Em segundo plano é possível ver uma mesa e sobre ela um jarro com flores brancas. No quadro da direita o seguinte texto aparece redigido com  fontes pretas em um fundo ocre: “Nota de falecimento. A Faculdade de Educação perdeu no último dia 14 de setembro a sua professora sênior Maria Angela Borges Salvadori. Docente do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF), Maria Angela era graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado em História e doutorado em Educação pela mesma universidade. Seus trabalhos eram todos no campo da História da Educação, enfocando diferentes sujeitos, tempos, espaços e práticas formativas, com especial atenção para as relações entre história e memória e para a educação das classes populares. Maria Angela viveu intensamente sua vida universitária, aliando profissionalismo e gentileza. Dona de um sorriso largo e um olhar carinhoso, sempre tinha uma palavra afetuosa para as pessoas com quem convivia. Tendo completado recentemente 60 anos, foi embora muito cedo. A Faculdade de Educação expressa seus sentimentos a familiares e amigos(as). Siga em paz, querida Maria Angela!” Fim da descrição.

ana_clara
Descrição da imagem: imagem lúdica com elementos e tons de azul e branco, com um desenho infantil simbolizando o vírus Covid19, uma árvore e uma menina negra com máscara azul. Apresenta os dizeres: “Abertura da Exposição Lembranças da Pandemia”. Em seguida apresenta o texto: ” O Museu da Vacina inaugura a exposição temporária ‘Lembranças da Pandemia” em parceria com a professora e pesquisadora Ana Clara Ramos Correa. A exposição trará memórias sobre lembranças compartilhadas e registradas artisticamente por 16 estudantes de uma escola pública da zona oeste paulistana, de 7 a 8 anos de idade. Ao apresentar suas lembranças individuais e memórias coletivas construídas a partir de sentimentos,  brincadeiras, fantasias, narrativas e concepções acerca de seu meio, a exposição busca valorizar a memória das crianças como um a luta de resistência contra seu silenciamento e invisibilização. A atividade compõe a 18a. Primavera dos Museus, cujo tema será ´Museus, Acessibilidade e Inclusão'”. Fim da descrição.


Descrição da imagem: mulher trans negra sorrindo, vestida com um elegante manto também em tons de cinza, com calça marrom, unhas pintadas de preto e anel em destaque com pedraria preta, sentada em frente a um painel em tons de cinza de estilo moderno,, com seu nome grafado Maria Clara Araújo ao lado esquerdo e, ao lado direito, os dizeres “The 2nd International Trans Studies Conference, com o logo do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP em cinza escuro na parte de baixo do lado direito.

Parabenizamos a participação de nossa mestranda Maria Clara Araújo, orientanda da Profa. Dra. Cláudia Pereira Vianna, na 2nd International Trans Studies Conference, na Northwestern University, nos Estados Unidos. Nossa estudante comunicará trabalho, comporá painel e plenária. Com isso, este Programa reafirma a importância das ações afirmativas de ingresso e permanência de pessoas trans para a produção de conhecimento situado em Educação.