Pós-Graduação

Situação Acadêmica

 

É possível acompanhar a situação acadêmica registrada via Portal de Serviços da Universidade de São Paulo (USP), por meio de login e senha de acesso à área restrita da Pós-Graduação: “ficha do aluno”.

Matrícula


Em todos os semestres, até a data do depósito final de seu trabalho, o/a aluno/a deverá realizar sua matrícula por meio do Portal de Serviços, em período que será divulgado neste site e encaminhado por e-mail.

São duas as opções disponíveis para a matrícula:
– Pré-matrícula em disciplinas, para qualquer curso oferecido nas unidades da USP

ou
– Matrícula de acompanhamento, naqueles semestres em que o/a estudante não cursará disciplinas.

IMPORTANTE: Caso a matrícula não seja realizada por dois semestres consecutivos, o/a aluno/a será desligado/a do PPGE.
Caso a tenha esquecido no último semestre, baixe aqui o formulário para solicitação fora do prazo.

Calendário para o segundo semestre de 2021

  • 05/07 a 11/07/2021: Pré-Matrícula de alunos/as regulares
  • 12/07 a 18/07/2021: Aval de orientadores/as
  • 19/07 a 25/07/2021: Deferimento de ministrantes

Solicitação de Prorrogação


O Regimento da Pós-Graduação da USP afirma:

Artigo 48 – Poderá ser concedida prorrogação de prazo para depósito da Dissertação ou Tese para os alunos matriculados em Programas que tenham prazo para a conclusão dos cursos inferior ao estabelecido no art. 43 deste Regimento.
§ 1º – Para a concessão da prorrogação deverão ser atendidos os seguintes requisitos:
I – requerimento firmado pelo aluno e com parecer circunstanciado do orientador, dirigido à CCP, acompanhado de justificativa da solicitação, relatório referente ao estágio atual da Dissertação ou Tese e cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período;
II – a manifestação da CCP deverá ser submetida à deliberação da CPG.
§ 2º – Os programas deverão estabelecer os prazos máximos de prorrogação em seus regulamentos, observando os limites estabelecidos no art. 43 deste Regimento.

Segundo o Regulamento do PPGE da FEUSP, “III.4 Em qualquer um dos cursos, contemplando casos excepcionais devidamente justificados, os estudantes poderão solicitar prorrogação de prazo por um período máximo de 120 (cento e vinte) dias”.

Acesse aqui o formulário de solicitação de prorrogação.

No contexto da Pandemia COVID-19, o Conselho de Pós-Graduação da USP autorizou prorrogações de até 720 dias para cada etapa do curso (inscrição em qualificação e/ou depósito de tese/dissertação), conforme a Resolução CoPGr 8082/2021. Do prazo total de prorrogação no marco desta Resolução devem ser subtraídos os períodos já prorrogados em decorrência da Pandemia, previstos pelas normas anteriores, desde março de 2020.

Formulário para solicitação de prorrogação motivada pelos efeitos da Pandemia de Covid -19:
http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/cpg/matricula/prorrogacao.asp

Solicitação de Licença Parental


Segundo o Regimento da Pós-Graduação da USP:

Artigo 47 – O estudante matriculado em curso de Mestrado ou Doutorado poderá usufruir de licença-maternidade ou paternidade, com suspensão da contagem dos prazos regimentais, além do prazo estabelecido no art. 46.
§ 1º – A pós-graduanda poderá usufruir de licença-maternidade por um prazo de até seis meses.
§ 2º – O pós-graduando poderá usufruir de licença-paternidade por um prazo de vinte dias.
§ 3º – Para a concessão da licença deverão ser atendidos os seguintes requisitos:
I – requerimento firmado dirigido à CCP, acompanhado da certidão de nascimento;
II – a licença será concedida a partir da data do nascimento ou da adoção, não sendo aceitos pedidos posteriores ao período aquisitivo.

Acesse aqui o o formulário de trancamento por motivo de licença parental.

Solicitação de Trancamento


De acordo com o Regimento da Pós-Graduação da USP:

Artigo 46 – O estudante matriculado em curso de Mestrado ou Doutorado pode requerer, mediante justificativa, o trancamento de matrícula, por prazo não superior a 365 dias, quando estiver impossibilitado temporariamente de manter suas atividades acadêmicas.
§ 1º – Para a concessão do trancamento de matrícula deverão ser atendidos os seguintes requisitos:
I – requerimento firmado pelo aluno e com parecer circunstanciado do orientador, dirigido à CCP, contendo os motivos da solicitação documentalmente comprovados, prazo pretendido e data de início;
II – a manifestação da CCP deverá ser encaminhada para deliberação da CPG;
III – em casos de trancamento de matrícula por motivo de doença do aluno ou de seus familiares, a CPG poderá encaminhar o pedido para deliberação da CaN do CoPGr;

IV – não será concedido trancamento de matrícula durante a vigência de prorrogação de prazo para a conclusão da dissertação ou da tese, com exceção de casos de doença, a critério da CaN do CoPGr;
V – o trancamento de matrícula poderá retroagir à data da ocorrência do motivo de sua concessão, desde que solicitado e enquanto o motivo perdurar, e desde que não provoque superposição com qualquer atividade realizada, exceto matrícula.

Acesse aqui o o formulário de trancamento.

Solicitação de Mudança de Orientador/a


De acordo com o Regimento da Pós-Graduação da USP:

Artigo 77 – Ao aluno é facultada a mudança de orientador, com anuência do orientador atual e do novo orientador, com aprovação da CCP.
§ 1º – Não havendo concordância dos orientadores e nem solução pela CCP, a solicitação deverá ser julgada pela CPG.
§ 2º – Em caráter excepcional, caberá ao Coordenador de Programa de Pós-Graduação assumir a orientação do aluno, a qual não será considerada no seu limite máximo de alunos por orientador, conforme o disposto no parágrafo único do art. 76.
Artigo 78 – Ao orientador é facultado abdicar da orientação de aluno, com a apresentação de justificativa circunstanciada, que deve ser aprovada pela CCP e pela CPG.
Parágrafo único – Neste caso, durante a transferência de orientação, o atual orientador continua responsável pela orientação.

Acesse aqui o formulário para solicitar mudança de orientador/a.

Solicitação de Diploma


Durante o período de Pandemia Covid-19, o prazo para expedição será de aproximadamente 90 dias a partir da validação da documentação enviada pelo/a aluno/a.

Acesse aqui o formulário de solicitação de Diploma.

Comunicação de Desligamento


Segundo o Regimento da Pós-Graduação da USP:

Artigo 49 – O aluno matriculado poderá ser desligado do curso nos seguintes casos:
I – se for reprovado duas vezes na mesma disciplina ou reprovado em três disciplinas distintas;
II – se não efetuar a matrícula regularmente em dois períodos letivos consecutivos dentro do prazo previsto no calendário escolar fixado pelo CoPGr;
III – se não for aprovado no exame de qualificação nos prazos estabelecidos neste
Regimento;
IV – se não cumprir as atividades ou exigências nos prazos regimentais;
V – a pedido do interessado.
Parágrafo único – A CCP poderá estabelecer no Regulamento do Programa, critérios para desligamento baseados em desempenho acadêmico e científico insatisfatórios.