Pós-Graduação

Nacionalização e Internacionalização

 

A FEUSP oferece distintas modalidades de experiências junto a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras. Confira algumas delas:

Doutorado Sanduíche (PDSE)

Doutorado Sanduíche (PDSE) na FEUSP

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE – objetiva oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior de forma a  complementar os estudos realizados nos programas de pós-graduação no Brasil. Os(as) alunos(as) devem retornar e permanecer no Brasil para a integralização de créditos e defesa de tese.

Editais anteriores:

Edital PRPG 23/2023 – PAME (Apoio a Missões no Exterior): https://forms.gle/R1xWywtqg5jAYhn17
Leia o edital

Edital PRPG 26/2023 – PDSE (Doutorado Sanduíche no Exterior):
https://forms.gle/v6V4EKXVrXXunyCr5

A CCInt da FEUSP informa ainda que o convênio deverá estar estabelecido até o final do estágio e, para isso, disponibiliza no site do PrInt o modelo de Carta de Intenção PrInt/USP, aceita pela Capes (Letter of intent to participate in the program PrInt – CAPES), caso não haja um instrumento de parceria pré-firmado.

Para consultar os convênios vigentes de Cooperação Acadêmica Internacional para Mobilidade (modelos AUCANI):
http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/convenios/instituicoes-conveniadas/

(filtrar pelo país e interveniência USP) e
https://www4.fe.usp.br/internacional/convenios-em-vigencia

Para estabelecimento de um novo convênio, a partir do momento que as duas partes aceitem a minuta e que se tenha coordenação de ambas, a aprovação poderá levar mais um mês, pois será necessário que o convênio seja aprovado por várias instâncias da USP e da universidade parceira.

Mobilidade Estudantil

Mobilidade Estudantil 

Estudantes de pós-graduação podem se inscrever no programa de intercâmbio para cursar disciplinas ou apenas realizar atividades de pesquisa. Uma combinação das duas modalidades de intercâmbio também é possível.

Para acompanhar as oportunidades de mobilidade estudantil, acesse a página da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional (CCNInt) da FEUSP e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI).

Dupla Titulação

Dupla Titulação

Convênios de Dupla Titulação (cotutela) são acordos de cooperação internacionais que permitem a estudantes da Universidade de São Paulo e de instituições estrangeiras trocarem experiências em áreas afins e obterem diplomas reconhecidos pelas instituições envolvidas.

Todas as instituições estrangeiras que tenham reconhecido saber nas diversas áreas do conhecimento podem formalizar convênios com a USP, desde que analisados e aprovados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e demais instâncias competentes.

Os convênios têm vigência de até 60 meses, podendo ser renovados e nem todos  preveem adesão de novas/os alunas/os. Alguns são específicos para somente alunos/as designados/as.
A minuta do contrato de convênio com os nomes do reitor, do diretor e do coordenador da instituição parceira, assim como os demais dados abaixo no corpo da minuta (disponível neste endereço: https://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/apoio-administrativo/editais) devem ser enviados ao email coordenacaoposfe@usp.br:
– abrangência: se mestrado/doutorado/ambos
– caráter: específico/geral (aberto a adesões)
– alunos: da USP/da parceira/de ambas
– número de defesas da instituição estrangeira: 1/2
– onde será realizada a defesa: parceira/USP
– número de membros da comissão avaliadora da defesa na inst. parceira:
– tempo de permanência na instituição parceira: (meses)
– tempo de vigência do contrato: (meses) (máximo de 60 meses)
Durante a tramitação do convênio, iniciaremos o cadastro do/a aluno/a e do/a orientador/a estrangeiro/a, para registro do número USP, matrícula e designação da coorientação.
Da orientadora:
– curriculum vitae
– nome
– data de nascimento
– nome completo da mãe
– número do passaporte
– país do passaporte
– data de emissão do passaporte
– data de validade do passaporte
– Sigla da Instituição do doutorado
– Nome da Instituição do doutorado
– Curso/Título (doutorado)
– Área de formação do doutorado
– Data de obtenção do título de doutora
Também será preciso nos enviar um termo de adesão/compromisso, plano de trabalho com cronograma (podem ser documentos distintos) e cópia dos seguintes documentos da aluna:
– passaporte
– diploma de graduação
– diploma de mestrado (caso seja doutoranda)
– comprovante de matrícula na instituição de origem
Instituição conveniada País Vigência até:
Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis França 11/09/2027
Universidade Pedagógica de Maputo Moçambique 19/10/2027
Universidad Nacional del Altiplano de Puno Peru 15/05/2028