Pós-Graduação

Nacionalização e Internacionalização

 

A FEUSP oferece distintas modalidades de experiências junto a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras. Confira algumas delas:

PrInt

PrInt na FEUSP

O Programa Institucional de Internacionalização – PrInt – é um iniciativa da Capes para fomentar a mobilidade de discentes, docentes e funcionários administrativos em ou de universidades estrangeiras.
A oferta é organizada por edital, sendo este delimitado para intervalos de saída.

Edital vigente para estudantes (saídas entre os períodos de set./nov. de 2022 ou jan./mar. 2023):
PRPG 30/2022 – PDSE (doutorado sanduíche)
errata do Edital PRPG 30/2022 – PDSE
O prazo de inscrição se encerra em 11 de maio de 2022.
Mais informações: aqui.

A propósito, a CCInt da FEUSP informa ainda que o convênio deverá estar estabelecido até o final do estágio e, para isso, disponibiliza no site do PrInt o modelo de Carta de Intenção PrInt/USP, aceita pela Capes (Letter of intent to participate in the program PrInt – CAPES), caso não haja um instrumento de parceria pré-firmado.

Para consultar os convênios vigentes de Cooperação Acadêmica Internacional para Mobilidade (modelos AUCANI):
http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/convenios/instituicoes-conveniadas/

(filtrar pelo país e interveniência USP) e
https://www4.fe.usp.br/internacional/convenios-em-vigencia

Para estabelecimento de um novo convênio, a partir do momento que as duas partes aceitem a minuta e que se tenha coordenação de ambas, a aprovação poderá levar mais um mês, pois será necessário que o convênio seja aprovado por várias instâncias da USP e da universidade parceira.

Mobilidade Estudantil

Mobilidade Estudantil 

Estudantes de pós-graduação podem se inscrever no programa de intercâmbio para cursar disciplinas ou apenas realizar atividades de pesquisa. Uma combinação das duas modalidades de intercâmbio também é possível.

Para acompanhar as oportunidades de mobilidade estudantil, acesse a página da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional (CCNInt) da FEUSP e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI).

Dupla Titulação

Dupla Titulação

Convênios de Dupla Titulação (cotutela) são acordos de cooperação internacionais que permitem a estudantes da Universidade de São Paulo e de instituições estrangeiras trocarem experiências em áreas afins e obterem diplomas reconhecidos pelas instituições envolvidas.

Todas as instituições estrangeiras que tenham reconhecido saber nas diversas áreas do conhecimento podem formalizar convênios com a USP, desde que analisados e aprovados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e demais instâncias competentes.

Consulte a página da PRPG sobre o estabelecimento de convênio para dupla titulação:
https://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/internacionalizacao/dupla-multipla-titulacao
Os convênios têm vigência de até 60 meses, podendo ser renovados e nem todos  preveem adesão de novas/os alunas/os. Alguns são específicos para somente alunos/as designados/as.
A minuta do contrato de convênio com os nomes do reitor, do diretor e do coordenador da instituição parceira, assim como os demais dados abaixo no corpo da minuta (disponível neste endereço: https://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/apoio-administrativo/editais) devem ser enviados ao email coordenacaoposfe@usp.br:
– abrangência: se mestrado/doutorado/ambos
– caráter: específico/geral (aberto a adesões)
– alunos: da USP/da parceira/de ambas
– número de defesas da instituição estrangeira: 1/2
– onde será realizada a defesa: parceira/USP
– número de membros da comissão avaliadora da defesa na inst. parceira:
– tempo de permanência na instituição parceira: (meses)
– tempo de vigência do contrato: (meses) (máximo de 60 meses)
Durante a tramitação do convênio, iniciaremos o cadastro do/a aluno/a e do/a orientador/a estrangeiro/a, para registro do número USP, matrícula e designação da coorientação.
Da orientadora:
– curriculum vitae
– nome
– data de nascimento
– nome completo da mãe
– número do passaporte
– país do passaporte
– data de emissão do passaporte
– data de validade do passaporte
– Sigla da Instituição do doutorasdo
– Nome da Instituição do doutorado
– Curso/Título (doutorado)
– Área de formação do doutorado
– Data de obtenção do título de doutora
Também será preciso nos enviar um termo de adesão/compromisso, plano de trabalho com cronograma (podem ser documentos distintos) e cópia dos seguintes documentos da aluna:
– passaporte
– diploma de graduação
– diploma de mestrado (caso seja doutoranda)
– comprovante de matrícula na instituição de origem