Você pode acessar a apresentação do Programa em português, inglês, espanhol e francês aqui.
O processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado é realizado em língua portuguesa.
As disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação são majoritariamente ofertadas em língua portuguesa.
A Faculdade de Educação da Universidade oferta programas de acompanhamento de estudantes estrangeiros/as (tutorias), bem como mantém a Comissão de Cooperação Nacional e Internacional (CCNInt) para apoio a estudantes estrangeiros/as.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o “Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), criado oficialmente em 1981, oferece bolsas de estudo para nacionais de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional, para formação em cursos de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras”.
Os editais e o processo seletivo do PEC-PG são de responsabilidade do governo federal. Informações detalhadas podem ser acessadas aqui.
Mobilidade Nacional
A mobilidade de estudantes de outros programas de pós-graduação stricto sensu oficialmente reconhecidos é destinada a estudantes cuja instituição de ensino superior de origem não esteja situada na Grande São Paulo, e o prazo de duração do intercâmbio deve estar contido entre três (3) meses e doze (12) meses, conforme disposto na Resolução CoPGr Nº 7752, de 26 de junho de 2019.
Mobilidade Internacional
A mobilidade de estudantes de programas de pós-graduação stricto sensu de outros países é destinada a estudantes cuja instituição de ensino superior de origem tenha firmado convênio com USP. O prazo máximo de duração do intercâmbio deve ser de doze (12) meses e de três (3) meses no mínimo, conforme disposto na Portaria PRPG 069/2011, de 23/11/2011.
Estudantes em mobilidade, em geral, poderão participar de todas as atividades do Programa e usufruir dos aparelhos da Universidade (bibliotecas, laboratórios, restaurantes, transporte interno etc.). Todavia, sem direito a titulação. Concluídas as atividades, a/o estudante receberá Certificado de Programa de Mobilidade. Programas de pemanência estudantil da Universidade, como bolsas de formação continuada ou auxílios-moradia, não estão disponíveis para essas/es estudantes.
O processo de candidatura ocorre da seguinte forma:
0) a/o estudante contata sua futura supervisão dentre um/a dos/as orientadoras credenciadas no Programa
1) obtendo aceite para a supervisão, a/o estudante fornece dados e cópias dos documentos listados abaixo
2) a Comissão Coordenadora do Programa avalia o mérito do estágio
3) o Serviço de Pós-Graduação da FEUSP matricula a/o estudante
4) a estudante faz as matrículas em disciplinas no período do calendário letivo.
Para iniciarmos o processo, os seguintes dados e cópias de documentos devem ser enviados para o email coordenacaoposfe@usp.br:
– nome
– gênero
– data de nascimento
– nome da mãe
– instituição da graduação e do mestrado (caso seja estudante de doutorado)
– titulação
– e-mail, endereço e telefone
– docente responsável na FEUSP
– instituição de origem
– data de início e de fim do estágio de pesquisa na FEUSP
Cópias dos seguintes documentos em PDF:
– diploma de graduação
– diploma de mestrado (caso seja estudante de doutorado)
– RG e CPF
– diploma de mestrado (caso seja doutoranda)
– carta de aceite da/o docente responsável na FEUSP
– comprovante de matrícula no curso de origem
– plano de atividades, com cronograma
Os respectivos documentos originais devem ser apresentados no Serviço de Pós-Graduação da FEUSP na data de início do estágio.
Convênios de Dupla Titulação (cotutela) são acordos de cooperação internacionais que permitem a estudantes da Universidade de São Paulo e de instituições estrangeiras trocarem experiências em áreas afins e obterem diplomas reconhecidos pelas instituições envolvidas.
Clique aqui para obter mais informações