Pós-Graduação

Depósitos

 
  • Atenção aos prazos. Consulte o Sistema Janus para conferí-los.
  • O depósito (Qualificação, Mestrado e Doutorado) deve ser enviado por e-mail para posfe@usp.br,  com os arquivos PDF dos documentos listados no respectivo formulário de indicação de banca (abaixo), sempre com o assunto da mensagem identificado como DEPÓSITO.

Informações gerais

Sobre as condições para sessões remotas:
Circular CCP 02/2022 Condições para defesas remotas

Prazos

O/A aluno/a de Mestrado ou Doutorado deverá cumprir os seguintes prazos máximos para o depósito da sua Dissertação ou Tese:

  • Curso de Mestrado: 36 meses
  • Curso de Doutorado, para portadores/as do título de mestre: 48 meses
  • Curso de Doutorado, para não portadores/as do título de mestre: 60 meses.

Roteiro para elaboração tese/dissertação

A USP redigiu documento com Diretrizes para a elaboração de teses e dissertações

O Regulamento do PPGE da FEUSP, em seu item XI, dispõe sobre o formato de dissertações e teses.

A ficha catalográfica deve ser solicitada junto à Biblioteca da FEUSP.

Bancas

Todos/as os/as membros/as das comissões julgadoras deverão ser portadores/as, no mínimo, do título de doutor/a.

Na impossibilidade do/a orientador/a presidir a banca, o co-orientador, caso exista, poderá substitui-lo. Nos demais casos, o/a co-orientador/a não poderá ser indicado/participar como membro da comissão julgadora. Se não houver co-orientador/a, a CCP designará um docente para a presidência da sessão.

É vedada a participação de parentes até terceiro grau do/a aluno/a, do/a orientador/a e dos/as demais membros/as na comissão julgadora.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O exame de qualificação é obrigatório para os cursos de mestrado e doutorado. O Exame é presencial ou híbrido (estudante e orientação obrigatoriamente presentes).

Ingressantes antes de março 2021: O exame de qualificação deve ser realizado entre 25 e 60 dias após o depósito do relatório.
Ingressantes após de março 2021: O exame de qualificação deve ser realizado entre 25 e 90 dias após o depósito do relatório.

O depósito consiste no envio do relatório de qualificação, em arquivo único em formato PDF desprotegido, para posfe@usp.br, com o assunto “DEPÓSITO”.

A banca para o exame de qualificação deverá der composta pelo/a orientador/a e mais 2 membros/as titulares e 1 suplente, não havendo exigência de participação de membros/as internos ou externos/as ao PPGE. 

É possível enviar, em um mesmo email, as informações sobre depósito, o formulário de indicação de Banca de Exame de Qualificação (clique aqui) e o formulário para Cadastro de Docente Externo/a à USP (clique aqui).

Caso isso não seja possível, a indicação da comissão avaliadora deve ser enviada no prazo de até 24 horas a contar depósito, em e-mail único, para posfe@usp.br, com o assunto “INDICAÇÃO DE COMISSÃO AVALIADORA”.

Quando o/a discente desejar que a secretaria envie cópia impressa do relatório a
algum/a membro/a da comissão avaliadora, o exemplar deverá ser entregue no prazo de até 24 horas a contar do depósito, na sala 18 do Bloco B da Feusp (consultar horário – clique aqui).

Nos exames de qualificação a PPGE não disponibiliza verba para passagem aérea/rodoviária.

Para informações detalhadas, consulte:
Regulamento do PPGE
Regimento Geral de Pós-Graduação da USP
Portaria conjunta CCP/CPG-FEUSP – 01/2023

Não serão recebidos depósitos com a documentação incompleta.
Não há prorrogação de prazo prevista para a inscrição no exame de qualificação.

DEFESA DE MESTRADO

A defesa de tese ou dissertação é obrigatória para conclusão dos cursos de mestrado ou doutorado. Ela pode ser presencial ou híbridas (estudante e orientação obrigatoriamente presentes).

O depósito consiste no envio da dissertação ou tese, em arquivo único em formato PDF desprotegido, para posfe@usp.br, com o assunto “DEPÓSITO” até a data limite indicada na Ficha de Aluno.

A indicação das comissões avaliadoras e julgadoras pode ser feita na mesma mensagem de e-mail do depósito (vide documentos abaixo).
Caso isso não seja possível, a indicação da comissão avaliadora deve ser enviada no prazo de até 24 horas a contar depósito, em e-mail único, para posfe@usp.br, com o assunto “INDICAÇÃO DE COMISSÃO JULGADORA”, contendo:

Caso não haja necessidade de compra de passagem aérea, reembolso de passagem rodoviária, pagamento de diárias e/ou entrega de exemplares impressos pela secretaria, deverão ser considerados 25 (vinte e cinco) dias corridos, no mínimo, entre depósito e realização da defesa. Caso contrário, deverão ser considerados 40 (quarenta) dias corridos.
O prazo máximo para defesa de Dissertação é de 105 dias, contados a partir da primeira designação da comissão julgadora pela CPG.

As comissões julgadoras de dissertação de Mestrado devem ser constituídas por:
– orientador/a (membro/a nato/a e presidente/a);
– 3 examinadores/as titulares e 3 suplentes, sendo 2 dos/as membros/as titulares e 2 dos/as suplentes externos/as ao PPGE e 1 dos/as titulares e 1 dos/as suplentes deverá ser externo/a à USP. Além disso, 1 dos/as membros/as suplentes deverá ser integrante do PPGE.

Quando o/a discente desejar que a secretaria envie cópia impressa doa dissertação ou tese a algum/a membro/a da comissão avaliadora, o exemplar deverá ser entregue no prazo de até 24 horas a contar do depósito, na sala 18 do Bloco B da Feusp (consultar horário – clique aqui).

Para informações detalhadas, consulte:
Regulamento do PPGE
Regimento Geral de Pós-Graduação da USP
Portaria conjunta CCP/CPG-FEUSP – 02/2023
Resolução CoPGr 6018 de 13/10/2011 – Versão para o Banco de Teses

Os/as candidatos/as aprovados/as têm o prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a realização da defesa para encaminhar a “VERSÃO CORRIGIDA” à secretaria de Pós-Graduação. Caso não receba neste prazo, a secretaria encaminhará à biblioteca a versão originalmente depositada.

Não serão recebidos depósitos com a documentação incompleta.

DEFESA DE DOUTORADO

As comissões julgadoras de tese de Doutorado devem ser constituídas por 5 examinadores/as titulares e 5 suplentes, sendo membro /a nato/a e presidente/a, o/a orientador/a do/a candidato/a. Na composição da comissão julgadora de Doutorado, 3 dos/as membros/as titulares e 3 suplentes, no mínimo, deverão ser externos/as ao PPGE, sendo que pelo menos 1 dos/as titulares e 1 dos/as suplentes deverá ser externo/a à USP . Além disso, 1 dos/as membros/as suplentes, no mínimo, deverá ser integrante do PPGE. Os/As membros/as titulares da comissão julgadora, quando necessário, serão substituídos/as por suplentes correspondentes, indicados/as no formulário de depósito.

Até a data limite indicada na Ficha de Aluno, disponível no Sistema Janus, o/a aluno/a deverá enviar os documentos listados abaixo, por e-mail, para posfe@usp.br, com assunto da mensagem identificado como DEPÓSITO.

  • Exemplar da tese em arquivo PDF não protegido;
  • Formulário de Indicação de Banca de Doutorado, em PDF ou DOC;
  • Formulário para Cadastro de Docente Externo/a à USP, para os membros da Banca que não estejam cadastrados no banco de dados da secretaria de Pós-Graduação ou que o cadastro tenha mais de 2 anos.
  • Formulário de Justificativa Indicação Docente Externo no caso de necessidade de compra de passagem aérea ou pagamento de auxílio a professor visitante. Neste caso o/a docente também deverá preencher informações de voo/trajeto no cadastro de docente externo.

O prazo máximo para defesa da tese é de 105 dias, contados a partir da primeira designação da comissão julgadora pela CPG.

Nas bancas de Doutorado a PPGE disponibiliza até 2(duas) passagens aéreas (ida/volta) + diária ou passagens rodoviárias (ida/volta) + diária. É necessário indicar no formulário e enviar o cadastro do docente externo preenchido com informações de voo/trecho rodoviário e a justificativa de docente externo. O prazo mínimo entre o depósito e a realização da defesa deve ser de 40 dias (para bancas que necessitam de compra de passagem/pagamento diária).

Para informações detalhadas, consulte:
Regulamento do PPGE
Regimento Geral de Pós-Graduação da USP
Portaria conjunta CCP/CPG-FEUSP – 02/2023
Resolução CoPGr 6018 de 13/10/2011 – Versão para o Banco de Teses

Os/as candidatos/as aprovados/as têm o prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a realização da defesa para encaminhar a “VERSÃO CORRIGIDA” à secretaria de Pós-Graduação. Caso não receba neste prazo, a secretaria encaminhará à biblioteca a versão originalmente depositada.

Não serão recebidos depósitos com a documentação incompleta.