O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (PPG FEUSP) completa, neste ano de 2021, cinquenta anos de existência. Enunciar sua missão – aqui concebida como o conjunto de suas metas, de seus princípios, objetivos e compromissos institucionais – exige articular as contribuições de seu legado histórico com as escolhas e exigências que marcam seu presente e seu horizonte de expectativas em relação ao futuro. Não se trata, pois, apenas de proclamar metas, procedimentos e objetivos, mas, antes, de buscar um significado programático para seu percurso histórico, que comporta tanto continuidades como rupturas.
Coordenação: Profa. Dra. Carla Biancha Angelucci
Vice-Coordenação: Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho
Histórico
Já em sua criação (1971), a dialética entre continuidade e ruptura se mostrou presente. Isso porque, embora a fundação de um Programa de Pós-Graduação específico e autônomo tenha implicado uma significativa inovação nesse campo de estudos (até então as investigações em educação eram realizadas em diferentes domínios acadêmicos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FFCL – da USP), não se deve obliterar o papel que o Centro Regional de Pesquisas em Educação (CREPE) teve em seus primeiros anos de atuação. Ao longo das décadas de cinquenta e sessenta, o CREPE SP contou com intelectuais experientes – como Fernando de Azevedo, Antônio Candido, Florestan Fernandes, Dante Moreira Leite, dentre outros – que se envolviam em investigações acerca da educação em geral e de sua forma escolar em particular a partir dos mais diferentes domínios do conhecimento. Eles recrutaram, à época, jovens recém egressos da FFCL para a coordenação e execução de pesquisas acerca de aspectos sociológicos, políticos, psicológicos ou didáticos da educação, além de tomar parte na organização de programas de proposição, expansão e melhoria do sistema público de educação. Dentre esses/as pesquisadores/as, muitos/as ingressaram na pós-graduação e se tornaram professores/as que tinham por incumbência a formação de novos/as mestres/as e doutores/as no campo.
Compromisso
A pesquisa em educação na FEUSP tem sido marcada, desde seu início, por um caráter relativamente híbrido no qual se mesclam investigações teóricas que não almejam uma aplicabilidade prática imediata (como no caso dos estudos acerca da educação na antiguidade clássica, dentre outros) com pesquisas envolvidas e comprometidas com a difusão e implementação de políticas públicas de educação ou de inovação em práticas escolares. Não se trata de cindir essas duas dimensões das pesquisas educacionais em compartimentos estanques e distintos, pois, em sua efetividade, essa distinção comporta vários graus de intersecção e especificidade. O que se pretende com sua evocação neste documento é apenas chamar atenção para a peculiaridade de uma trajetória de investigações que concebe a educação pública como um campo de estudos, mas também de práxis social; como um domínio que requer compreensão teórica, mas também iniciativa política e inovação pedagógica; que exige tanto distanciamento teórico como engajamento prático. Mesmo um rápido exame das investigações já realizadas e aquelas ainda em curso já indica diversidade de compromissos complementares que abrangem desde estudos teóricos conceituais até narrativas analíticas de experiências formativas; de implantação de políticas públicas a proposição de inovações educacionais; da análise de problemas relativos às questões gênero e relações étnicas a estudos sobre infância e juventude.
Paralelamente a essa multiplicidade de objetivos – antes complementares do que alternativos – emerge mais um traço que caracteriza a constituição histórica do PPG FEUSP: as diferentes vinculações disciplinares e a variedade de trajetórias profissionais e acadêmicas de seus/suas pesquisadores/as e estudantes que, não obstante suas peculiaridades, se irmanam na eleição de um interesse comum e compartilhado: a pesquisa acerca dos processos educativos – sejam eles formais ou informais –; de seus/suas agentes, princípios, objetivos e das práticas discursivas e não-discursivas que os caracterizam. Assim, as pesquisas realizadas no PGP da FEUSP têm, ao longo dessas cinco décadas, se voltado para a investigação de fenômenos educativos a partir de suas mais diferentes dimensões, sejam elas de natureza histórica, sociológica, filosófica, psicológica, linguística, artística, política, administrativa ou didático-pedagógica. Nelas têm sido abordadas questões relacionadas tanto aos sujeitos (individuais e coletivos) envolvidos no processo educativo como às estruturas e dinâmicas sociais em que se inserem; tanto os campos de discursividades acadêmicas e políticas quanto o complexo conjunto de práticas discursivas e não-discursivas que os caracterizam.
Essa diversidade de objetos, campos e perspectivas de investigação sofreu uma ampliação bastante significativa nas últimas décadas em função de transformações sociais – como o desenvolvimento de novas linguagens e aparatos de comunicação – e da emergência de novos campos de pesquisa, como a história e a sociologia da infância e juventude, a cultura dos povos afro-brasileiros, as questões de gênero ou àquelas vinculadas à educação de pessoas com deficiência, dentre outros. Assim, o PPG da FEUSP se nutre de seu legado histórico, mas o renova em função dos problemas e desafios do presente. Isso tanto em relação aos campos temáticos sobre os quais volta sua atenção como em relação à sua estrutura interna de funcionamento.
Mudanças ocorridas em 2016
O programa operou operou profunda reorganização no ano de 2016. Após um ciclo de debates com todos seus segmentos, a pulverização do programa em áreas de pesquisa identificadas com campos disciplinares deu lugar a uma organização mais dinâmica que conta com seis áreas de concentração subdivididas em 19 linhas de pesquisa que operam como núcleos comuns de investigações com temas ou perspectivas teóricas similares.
Área de Concentração | Linha de Pesquisa |
Cultura, Filosofia e História da Educação | Cultura e Educação |
Filosofia e Educação | |
História da Educação e Historiografia | |
Educação Científica, Matemática e Tecnológica | Ciências, Tecnologia e Público |
Educação, História e Filosofia da Ciência e da Matemática | |
Formação de Professores e Currículo para a Educação Científica e Matemática | |
Linguagem e Cultura Científica | |
Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças | Cultura, Poder e Crítica do Presente |
Educação Especial | |
Sociologia da Educação | |
Educação, Linguagem e Psicologia | Oralidade, Alfabetização, Multiletramentos e Arte |
Psicanálise e Educação | |
Psicologia e Educação | |
Teorias e Práticas para a Educação Linguística e Literária | |
Estado, Sociedade e Educação | Política, Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação |
Trabalho, Educação, Relações de Poder e Resistência | |
Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas | Currículo e Avaliação |
Didática e Metodologias de Ensino | |
Formação de Professores e Práticas Pedagógicas |
Por meio dessa nova configuração foi possível aliar a diversidade de perspectivas teóricas e áreas de estudo com a necessária articulação institucional, contemplando ainda a incorporação formal de novas frentes investigativas e garantindo a continuidade de abordagens já consolidadas.
Decorridos quatro anos dessa iniciativa, a CPG do PPG da FEUSP, em cooperação com as seis áreas de pesquisa, delineou um amplo programa institucional e comum de investigações intitulado Processos de subjetivação, dinâmicas sociais, práticas educativas e suas discursividades: um programa de pesquisas em educação. Trata-se de um documento propositivo visando a criação de propostas institucionais de investigação que, a partir de diferentes matrizes teóricas e perspectivas metodológicas, focalizem os fenômenos educacionais a partir de quatro grandes eixos que comportam amplas zonas de intersecção: 1. os/as agentes (individuais ou coletivos) que se constituem simultaneamente como sujeitos e objetos do processo educativo; 2, as estruturas e dinâmicas sociais em que tais processos formativos se inserem em cada contexto sócio-histórico; 3. o legado – sempre cambiante e sujeito a inovações – de práticas pedagógicas e educativas e 4. os campos de discursividade acadêmica, social e política por meio dos quais esses processos são compreendidos, justificados, normatizados, institucionalizados e transformados.
Assim, o PPG FEUSP assume como compromisso institucional uma dupla tarefa: a produção de conhecimentos públicos (reificados em livros, artigos; em materiais, técnicas etc., desenvolvidos por seus pesquisadores) e a formação de pesquisadores/as, professores/as e gestores/as – em suma, de intelectuais públicos/as – que atuam em todos os níveis do sistema de ensino, de sua gestão e de seu aperfeiçoamento, sem entre estes diferentes âmbitos estabelecer qualquer hierarquia arbitrária. A assunção de um compromisso dessa natureza implica, a nosso ver, um parâmetro avaliativo misto, pois exige tanto a consideração de dados acerca de sua produção intelectual quanto a estimativa do impacto social e político da presença de seus/suas egressos/as na cena educacional e política nacional, o que dificilmente poderia ser captado por qualquer sorte de mensuração fundada em uma métrica padronizada.
Ações para 2021
Para além da manutenção e aprimoramento dessas práticas formativas, a atual gestão da CPG tem trabalhado na implantação de três medidas complementares visando à formação de seus/suas pós-graduandos/as. A primeira é a organização semestral, a partir de 2021, de encontros acadêmicos temáticos coordenados por uma equipe de docentes do programa. Esses encontros deverão se voltar para a análise de problemas candentes no debate educacional, para isso recorrendo à cooperação entre pesquisadores/as internos/as e externos/as ao PPG da FEUSP. A cada semestre uma equipe de pesquisadores/as proporá uma série – de no mínimo três e no máximo cinco mesas – nas quais dois pesquisadores apresentam e debatem suas visões e pesquisas sobre o tema. A segunda iniciativa prevista volta-se para o desenvolvimento intensivo de práticas de autonomia e excelência acadêmica por meio da oferta de disciplinas (a primeira delas já inclusa na grade curricular de 2021) e ateliês voltados para a produção da escrita acadêmica, congregando docentes e pós-doutorandos/as. A terceira e última iniciativa é a promoção do seminário Trajetórias de Pesquisa em Educação, no quais docentes e estudantes do PPG da FEUSP entrevistarão pesquisadores/as experientes acerca de aspectos relevantes de suas práticas investigativas (como o delineamento de problemas, a escolha de fontes bibliográficas, documentais etc.). Essas iniciativas visam, simultaneamente, iniciar estudantes nas práticas de produção de conhecimento e fomentar sua autonomia intelectual. Elas refletem, ainda uma convicção cara ao Programa: a de que a transmissão de saberes relativos à prática da pesquisa exige muito mais do que a mera enunciação de informações acerca de supostos “métodos” gerais de investigação. Nessa perspectiva, a pesquisa acadêmica é concebida como uma prática complexa que requer a consideração da articulação entre a natureza do problema investigado, a perspectiva teórico-epistemológica adotada e os problemas a serem investigados. Daí a importância de adotar medidas que visem compartilhar experiências – no sentido estrito de uma transmissão simbólica intergeracional – na formação de pesquisadores/as e intelectuais.
O PPG da FEUSP, como já ressaltado, acolhe um número significativo de estudantes que exercem o magistério nas redes básicas de educação ou em cargos e profissões a ela vinculados. Trata-se de um grupo de profissionais experientes que procuram aprofundar seus conhecimentos e refletir sobre problemas que, muitas vezes, emergem de sua prática cotidiana. Torna-se necessário, pois, um esforço acadêmico no sentido de fornecer a esses profissionais ferramentas teóricas e práticas para a transformação desse saber que acumularam na experiência – sempre contingente e local – em conhecimento público compartilhável, cuja enunciação almeja um grau de validade intersubjetivo. Assim, o PPG da FE SP se propõe a criar um ambiente acadêmico que acolha os/as professores/as na qualidade de intelectuais que têm em seu ofício – e nas condições sociais em que é produzido – um objeto de reflexão, questionamento e produção de conhecimentos inovadores.
Aliado a esse acolhimento de profissionais da educação – sobretudo das redes públicas de ensino – o PPG da FEUSP adota, desde 2019, um sistema de reserva de vagas para candidatos/as autodeclarados/as negros/as, indígenas, pessoas com deficiência. Para o processo seletivo de 2021, são reservadas vagas também para pessoas trans. Trata-se de uma iniciativa cuja motivação incorpora, mas ultrapassa o compromisso com uma concepção de justiça social distributiva. Sua implementação tem uma justificativa também de natureza acadêmica: criar as condições de possibilidade para que certas modalidades de experiência simbólicas – até hoje pouco presentes na vida e na pesquisa acadêmica – possam vir a integrar o leque de problemas e perspectivas para os quais as pesquisas em educação se voltam. Trata-se, pois, de enriquecer o debate acadêmico abrindo-o para a diversidade de pontos de vista e de experiências existenciais, o que tende a aproximá-lo da concretude das condições sociais nas quais os processos educacionais efetivamente se realizam.
Paralelamente à solidificação do sistema de reserva de vagas, o PPG da FEUSP operou uma reestruturação do exame de proficiência de línguas, cujo modelo até então vigente resultava numa indesejável seletividade socioeconômica, aparentemente despojada de qualquer correspondência com uma suposta excelência acadêmica. Outra iniciativa que merece destaque foi a criação de cursos de extensão voltados para a preparação de projetos de pesquisa em ciências humanas. Trata-se de uma medida de relevância, a um só tempo, social e acadêmica. Seu objetivo é auxiliar potenciais candidatos/as a programas de pós-graduação a aumentar seu domínio da linguagem, dos procedimentos e recursos necessários à elaboração de projetos de pesquisas inovadores. Esses cursos contam com um sistema que aplica os critérios estabelecidos pela Câmara de Equidade Pós-Graduação da FEUSP para a prioridade de vagas. Outra iniciativa no mesmo sentido – já implantada no segundo semestre de 2020 – é a inclusão de critérios relacionados à raça/cor, identidade de gênero, situação de deficiência, condição socioeconômica, nas chamadas para bolsas e auxílios financeiros destinados à participação em congressos e eventos acadêmicos; à revisão, tradução e edição de capítulos e artigos; a viagens acadêmicas etc. Com medidas como essas, O PPG da FEUSP caminha no sentido de aliar excelência acadêmica e responsabilidade política, de forma a cooperar para que a presença de novos segmentos sociais no campo das pesquisas em educação amplie e enriqueça a produção de conhecimentos, incorporando pesquisadores/as oriundos/as de segmentos da população até agora alijados/as da vida e da produção acadêmica.