Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE, regulamentado pelas Portarias GR-3588 e GR-4391 – PAE, de 31.08.09, destina-se exclusivamente a alunos/as de pós-graduação matriculados/as na Universidade de São Paulo, nos cursos de mestrado e doutorado. As diretrizes do PAE estão disponíveis aqui.
Seu principal objetivo é aprimorar a formação do/a pós-graduando/a para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.
Chamada PAE – 1º semestre de 2025
Inscrições: 1 a 21/11/2024
Edital
Edital – versão DOESP 31/10/2024
Lista de disciplinas
Critérios utilizados: consulte o edital
Plantão PAE 28/10/2021
Formulários e Normas:
Formulário de relatório final para estagiário/a
Formulário de avaliação para supervisor/a
Formulário para aproveitamento de créditos
Formulário de desistência do Estágio Supervisionado
As duas etapas do estágio em docência são : Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado
Etapa de preparação pedagógica
A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:
- uma disciplina de pós-graduação, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior. Dá direito a créditos em disciplinas, condizentes com a carga horária da mesma;
- conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior, dá direito a um crédito em disciplina;
- núcleo de atividades envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores/as.
ATENÇÃO: A Preparação Pedagógica deverá ser realizada anteriormente ao Estágio Supervisionado em Docência.
Relação de disciplinas USP aceitas como Preparação Pedagógica
Etapa de estágio supervisionado
A Etapa de Estágio Supervisionado em Docência é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o/a interessado/a se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso.
O Estágio Supervisionado em Docência caracteriza-se por participação em seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em pequenos grupos, bem como organização e participação em plantões para elucidar dúvidas e aplicação de provas e exercícios.
Este estágio tem carga horária de 6 horas semanais e deverá ser desenvolvido exclusivamente em disciplina de graduação.
Poderão se inscrever alunos/as de pós-graduação de Unidades diferentes daquelas onde a disciplina de graduação é ministrada, respeitados os critérios estabelecidos (a atribuição de créditos será feita a critério da Comissão de Pós-Graduação da Unidade onde o/a aluno/a estiver regularmente matriculado/a).
O/A estagiário/a tem a obrigatoriedade de entregar o Termo de Compromisso antes do início do estágio, bem como o Boletim de Frequência todos os meses, dentro do prazo estipulado pela secretaria de Pós-Graduação, informado por email. O descumprimento ocasionará na suspensão do auxílio financeiro (para os/as estagiários/as bolsistas) referente ao período e, nos casos de reincidência, o cancelamento do PAE (para os/as estagiários/as com auxílio financeiro e voluntários/as).
Ao final do estágio, o/a aluno/a deve entregar na Secretaria seu relatório de estágio, juntamente da ficha de avaliação do/a supervisor/a, até a data estipulada pela secretaria, sob risco de invalidação do estágio.
Composição da Comissão PAE FEUSP.
Programa de Formação de Professores – PFP
Segundo a Pró-Reitoria de Graduação, o Programa de Formação de Professores “visa a apoiar o desenvolvimento de ações de formação dos estudantes dos cursos de Licenciatura no que diz respeito à realização de estágios em ambientes escolares, preferencialmente em instituições públicas de ensino.
O Programa de Formação de Professores concederá bolsas para estudantes de pós-graduação, regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado da USP, que deverão atuar ativa e diretamente na promoção e na realização dos estágios dos estudantes de Licenciatura junto a escolas de ensino Fundamental e Médio.
Os monitores-bolsistas deverão possuir Licenciatura na mesma área em que atuarão.
Podem também ser formados em Pedagogia; nesse caso, deverão cursar pós-graduação na área de ensino ou em Educação”.
Os editais do PFP costumam ser lançados todo início de ano. Acompanhe mais notícias aqui.