Pós-Graduação

Apresentação

 


Clique aqui para acessar notícias/atualizações/editais do Programa


Ações institucionais sobre contenção da transmissão de Covid-19

Prezados(as) Senhores(as),

A Comissão de Pós-Graduação reunida na data de hoje (19/03/2020) discutiu e deliberou pela suspensão de todas as bancas de defesa e qualificação agendadas a partir do dia 23 de março de 2020 (Circ. CPG/FE). Pesaram nessa decisão os seguintes fatores:
1. 0 tratamento isonômico a funcionários, docentes e estudantes, considerando que a efetivação de bancas presenciais ou a distância demanda presença de funcionários do Serviço de Pós-Graduação, Stife, Audiovisual e Limpeza;
2. A inexistência de condições sanitárias adequadas para evitar contaminação pelo Covid-19;
3. A incerteza da disponibilidade de recursos e conhecimentos técnicos necessários para garantir a qualidade de arguições a distância, o que prejudicaria o componente formativo da experiência; e
4. A possibilidade de reajustes de prazos, indicada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, não comprometendo a conclusão dos cursos de mestrado e doutorado e assegurando a qualidade das defesas.
A respeito da conversão de disciplinas presenciaís na modalidade a distância, a CPG ponderou que os/as estudantes se matricularam em disciplinas presenciais cuja natureza é bastante diversa de uma disciplina planejada para oferta a distância. Ademais, nem todos/as os/as docentes e discentes dispõem de condições e acesso adequado à internet para participação online, assim como a sala pró-aluno permanecerá fechada.
Salienta-se, entretanto, a importância da manutenção do vínculo entre alunos/as e professores/as, o que pode acontecer pelo contato frequente por e-mail, sugestões de leituras, atividades programadas, etc., sem que isso represente a substituição da carga horária presencial.
Por último, a CPG reitera que está resguardado o direito de credenciamento de disciplinas a distância.
19 de março de 2020

Marcos Garcia Neira
Diretor da FEUSP

 

Ermelinda Moutinho Pataca
Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEUSP


Aviso da Secretaria de Pós-Graduação da FEUSP

 

Em atendimento aos Decretos Estaduais números 64.862/20 e 64.864/20, que dispõem sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais contra o contágio pelo Covid-19, informo que o funcionamento da Secretaria de Pós-Graduação sofreu alterações e o atendimento presencial e por telefone está suspenso pelo tempo necessário para superação do contágio.

As bancas já marcadas para após o dia 21/3/2020 estão canceladas e os prazos prorrogados por até 180 dias, conforme decisão do Conselho de Pós-Graduação da USP (Circ.CoPGr 14/2020) e (Circ.CoPGr 36/2020) . Todas as demandas relacionadas a bancas já agendadas devem ser enviadas ao e-mail bancas.fe@usp.br
As demais demandas devem ser enviadas ao e-mail posfe@usp.br, obedecendo-se as seguintes convenções de triagem:
– depósitos de teses, dissertações e relatórios de qualificação e indicações de membros para composição de bancas devem ser enviados com o formulário de indicação preenchido e assinado em um arquivo PDF e o exemplar em outro (os exemplares em capa dura deverão ser entregues em prazo a ser definido posteriormente); com o assunto da mensagem identificado como DEPÓSITO;
– assuntos que envolvam prazo, como iminência de desligamento ou de entrega de exemplares, indicação de banca deverão ser identificados no assunto da mensagem como URGENTES;
– assuntos que dizem respeito a bolsas como BOLSAS;
– pedidos de trancamento de matrícula como TRANCAMENTO;
– pedidos de prorrogação de prazo como PRORROGAÇÃO;
– sobre pedidos de auxílio financeiro de verba Proap como PROAP;
– sobre o PAE como PAE;
– biblioteca digital como BIBLIOTECA DIGITAL e
– qualquer outro assunto como OUTROS
As inscrições para os editais PrInt estão suspensas por tempo indeterminado.
Esperamos que os esforços individuais de todos e as ações governamentais venham a superar esse problema de saúde pública o quanto antes.
Secretaria da Comissão de Pós-Graduação da FEUSP
Av. da Universidade, 308, bloco B, sala 19

Nome do Programa de Pós-Graduação

Educação

Name of the Graduate Program

Education

Informações Gerais

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo foi criado em 1971 e, desde então, foram defendidas em torno de 1.600 Teses de Doutorado e 1.800 Dissertações de Mestrado.

O Programa mantém, em média, 130 docentes credenciados e 750 alunos regulares, matriculados nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.

2019 2018 2017
Estudantes de Mestrado 237 266 312
Estudantes de Doutorado e Doutorado Direto 416 439 476
TOTAL 653 705 788

O Programa é reconhecido pela CAPES (código do curso: 330020010001P6) e o resultado da avaliação é homologado pelo Conselho Nacional de Educação a cada 4 anos, sendo que o conceito do Programa, na última avaliação, foi 5 em uma escala de 3 a 7.

General Information

The Graduate Program in Education at the School of Education of the University of São Paulo was established in 1971. Since then around 1,600 Thesis and 1,800 Dissertations have been produced.

The Program has an average of 130 accredited professors and 750 students regularly enrolled in the Masters, Doctoral and Straight Doctoral* courses.

* for candidates whose academic merit allows them to pursue a doctoral degree without a former Masters’ degree.

2019 2018 2017
Masters’ Students 237 266 312
Doctoral and Straight Doctoral Students 416 439 476
TOTAL 653 705 788

The Program is accredited and assessed by CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a body of the Ministry of Education in Brazil, under the code 330020010001P6. Results of the assessment are sanctioned and published by the National Board of Education every four years, and currently the Program is assessed 5 in a 3-7 scale.

Escopo e Objetivo

O Programa de Pós-Graduação em Educação da FE atua nos níveis de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Ao longo dos seus anos de existência, teve diferentes configurações, e atualmente é organizado em 6 Áreas de Concentração que recobrem o vasto campo educacional: Cultura, Filosofia e História da Educação; Educação Científica, Matemática e Tecnológica; Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças; Educação, Linguagem e Psicologia; Estado, Sociedade e Educação e; Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Por sua tradição e importância, atrai há mais de quatro décadas o interesse de candidatos oriundos de todo o país, formando mestres e doutores de significativa inserção nacional e internacional. Muitos atuam em diversas universidades brasileiras, em muitas redes de educação básica, na gestão de sistemas e na formulação de políticas públicas, bem como em institutos de pesquisa de destaque. O Programa tem um forte compromisso com o desenvolvimento de pesquisas voltadas prioritariamente para questões relativas às redes públicas de ensino.

O Programa entende que a Pós-Graduação em Educação stricto-sensu tem o papel fundamental de formar docentes com capacidade de reflexão crítica sobre seu campo de atuação, assim como pesquisadores capazes de produzir e divulgar conhecimentos a respeito dos fenômenos educacionais em curso no país. Assim, propõe-se a produzir conhecimentos capazes de fecundar novas práticas educativas, o que vem sendo feito mediante trabalhos de pesquisa preocupados com formulações teórico-práticas capazes de subsidiar ações consistentes. Tal intenção ganha concretude por meio da: 1) proposição de teorias e práticas inovadoras; 2) formação de profissionais bem preparados para intervir no campo da docência, da pesquisa e da gestão pública em todos os níveis de educação, incluindo os ambientes não formais; 3) busca de cooperação entre os pesquisadores e os sistemas de ensino, especialmente os públicos; 4) divulgação nacional e internacional do conhecimento produzido e; 5) aprofundamento das relações e parcerias internacionais nos campos da pesquisa e da formação.

Em síntese, tem como finalidades:

1) desenvolver pesquisas e formar pesquisadores na área da educação, abrangendo temas relativos aos sistemas de ensino, nos seus diversos níveis e modalidades, e às múltiplas esferas sociais nas quais a educação se faz presente;

2) formar professores-pesquisadores para o ensino superior.

Scope and Objective

The Graduate Program in Education at the School of Education offers Masters’, Doctoral and Straight Doctoral degrees. Since its establishment, the program has had different configurations. Currently it is organized in 6 Focus Areas within the broad educational field: Culture, Philosophy and History of Education; Scientific, Mathematical and Technological Education; Education and Social Sciences: inequalities and differences; Education, Language and Psychology; State, Society and Education; and Teacher Education, Curriculum and Pedagogical Practices.

Due to its tradition and relevance, over the last four decades, the Program has attracted candidates from all over the country, and its masters and doctors have a significant presence both in the national and international scenarios. Several alumni develop their professional activities in Brazilian Universities, in Grade School Educational Systems, in Policy and Systems Management, as well as in prominent Research Institutes. The Program has a firm commitment with the development of research focused on issues concerning public school education.

It is our understanding that the stricto sensu Graduate Program in Education has an important role in educating critical professionals who are capable of producing and disseminating knowledge about diverse educational phenomena in our country. Therefore, it fosters knowledge production in association with educational practices through research that consistently combines theoretical and practical approaches. This becomes particularly explicit by means of: (1) innovative educational theories and practices; (2) professional development focused on teaching, research and public management of non-formal educational environments as well as all levels of formal educational environments; (3) cooperation among researchers and public educational systems, mainly; (4) national and international knowledge dissemination; (4) international partnerships in teacher education and research.

In sum, the Program aims to:

    • develop research and educate professionals in the field of education on themes and issues associated with educational systems in their different levels and modalities, and the multiple social spheres in which education is rooted; and
    • prepare teacher-researchers for higher education.