Pós-Graduação

Áreas de Concentração

 
Obs.: as listas de orientadores/as apenas mostram aqueles/as atualmente credenciados/as

Cultura, Filosofia e História da Educação

Ementa

A área caracteriza-se pelas investigações das temáticas educativas no tecido social e nos universos escolares e de ensino superior sob o prisma de três eixos interdisciplinares que dialogam entre si: 1) das culturas como sistemas simbólicos e suas hermenêuticas; 2) da reflexão sob a perspectiva filosófica; e 3) da pesquisa historiográfica também numa dimensão comparada. Dessa forma, os sistemas, estruturas e instituições educativas, as organizações sócio-políticas como campo, as comunidades tradicionais, os sujeitos da e na educação, o cotidiano sócio-político, as relações ambientais e artístico-culturais, o processo histórico sócio-cultural, a memória, a corporeidade, as formas de pensamento e de sensibilidade são problematizados a partir de múltiplos referenciais teórico-metodológicos em suas especificidades e zonas fronteiriças, que se pautam ? assim como seus universos de pesquisa ? pelo diálogo convergente e intercultural, pela diversidade étnico-racial, geracional e de gênero, bem como pela alteridade.

Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
Vice-Coordenadora: Profa. Patrícia Dias Prado
Representantes discentes:  Paulo Vitor de Souza Pinto (titular)
Litza de Oliveira Amorim (suplente)

Linha de Pesquisa: Cultura & Educação

Ementa

Investiga as culturas concebidas como sistemas simbólicos e as práticas sociais, como práticas simbólico-educativas passíveis de várias hermenêuticas em seus processos de compreensão dos vários campos. A produção da cultura é considerada em seu processo dinâmico com seus desdobramentos sociais e políticos, que garante, ao mesmo tempo, de modo complexo e intersubjetivo, sua unidade e diversidade, assim como sua conservação e transformação. Assim, os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores da área tratam de temáticas como: 1) dimensões simbólico-culturais e imaginárias de grupos sociais, comunidades tradicionais e instituições; 2) dimensões político-culturais no campo das organizações e instituições sociais: poder, dominação e movimentos libertários; 3) manifestações artísticas e culturais como práticas educativas; 4) diálogo intercultural, diversidade étnico-racial, geracional e de gênero nos processos identitários; 5) linguagem cultural, artes e educação; 6) educação e meio ambiente.

Ana Cristina Zimmermann

Katia Rubio

Mônica Caldas Ehrenberg

Patricia Dias Prado

Rogério de Almeida

Roseli Fischmann

Soraia Chung Saura

Carmen Sylvia Vidigal Moraes

 

Linha de Pesquisa: Filosofia e Educação

Ementa

Contempla projetos de pesquisa que abordam, sob a perspectiva filosófica, temáticas educacionais, buscando explicitar, esclarecer e discutir aspectos relacionados ao conhecimento e à prática no campo educacional, em suas manifestações histórico-culturais ou em sua dimensão teórica. Trata-se de trabalhos investigativos que discutem os aspectos lógicos, epistemológicos, éticos, estéticos ou políticos da educação.

Carlota Boto

Cintya Regina Ribeiro

Cristiane Maria Cornelia Gottschalk

José Sérgio Fonseca de Carvalho

Julio Groppa Aquino

Luiz Jean Lauand

Marcos Sidnei Pagotto-Euzébio

Maria de Fátima Simões Francisco

Mônica Guimarães Teixeira do Amaral

Paulo Henrique Fernandes Silveira

Roseli Fischmann

 

Linha de Pesquisa: História da Educação e  Historiografia

Ementa

Contempla estudos voltados para investigações historiográficas sobre educação, também em uma dimensão comparada, a partir de perspectivas teórico-metodológicas diversas, resultando uma história da educação com um perfil marcadamente sócio-cultural. Estuda, sob o ponto de vista histórico, cinco grandes eixos: 1) educadores e ideias pedagógicas, compreendendo a análise das principais teorias da educação e da influência histórica de seus autores; 2) as instituições escolares, sua origem e desenvolvimento nas relações com o contexto sócio-cultural do período; 3) práticas, representações e saberes escolares, compreendendo a pesquisa historiográfica sobre as práticas e os lugares da leitura, a produção, a circulação e os usos dos materiais impressos, os saberes pedagógicos e a profissão docente, as disciplinas escolares, as relações sociais de gênero e étnico-raciais, as relações entre memória, educação e a cultura escolar, as relações entre trabalho e educação; 4) estudos comparativos em educação voltados para a apreensão das proximidades e diversidades culturais, linguísticas, historiográficas e políticas no campo educacional; e 5) a organização de arquivos escolares com vistas à preservação de fontes documentais sobre a escola.

Ana Laura Godinho Lima

Ana Luiza Jesus da Costa

Bruno Bontempi Junior

Carlota Boto

Carmen Sylvia Vidigal Moraes

Dislane Zerbinatti Moraes

Ermelinda Moutinho Pataca

Jaime Francisco Parreira Cordeiro

Katiene Nogueira da Silva

Maurilane de Souza Biccas

Nelson Schapochnik

Patrícia Aparecida do Amparo

Roni Cleber Dias de Menezes

Vivian Batista da Silva

Wiara Rosa Rios Alcantara

Educação Científica, Matemática e Tecnológica

Ementa

Tem por objeto de investigação temas como: a gênese de conceitos científicos, processos de formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática, processos de ensino que conduzem a uma aprendizagem, inter-relações entre linguagem corrente e linguagens científicas, currículos de Ciências e Matemática, presença e uso das tecnologias da informação e comunicação e recursos didáticos diversos.

Coordenador: Prof. Dr. Agnaldo Arroio
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Raquel Milani
Representantes discentes: Thiago Mena (titular)
Isabela Ruiz Cavalcanti de Carvalho (suplente)

Linha de Pesquisa: Ciências, Tecnologias e Público

Ementa

Engloba análises das múltiplas relações entre ciência e público; investigações sobre o entendimento público das ciências, da matemática e da tecnologia; estudos sobre processos de disseminação do conhecimento científico realizado por diferentes instituições e por meio de variadas ações de educação e comunicação pública da ciência, veiculadas em diversos meios como a imprensa, as imagens, o audiovisual, as tecnologias digitais e a literatura; estudos que, sob o ponto de vista histórico e teórico-metodológico, explicitam aspectos do conhecimento científico, da natureza da ciência e das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, que fundamentam ações de divulgação científica e de popularização da apropriação social da ciência; investigações sobre as formas de apropriação das ciências naturais pelos diversos públicos, em interdependência com a educação formal.

Agnaldo Arroio

Ermelinda Moutinho Pataca

Michela Tuchapesk da Silva

Martha Marandino

Mônica Cristina Garbin

Linha de Pesquisa: Educação, História e Filosofia da Ciência e da Matemática

Ementa

Os estudos abordam os fundamentos científicos e matemáticos, bem como os aspectos metodológicos da pesquisa científica. Compreendem, ainda, estudos: sobre as teorias científicas, desde investigações gerais até análises concentradas em disciplinas específicas, como química, física, biologia, geociências e matemática; sobre as relações entre os contextos históricos e o desenvolvimento das ciências e da matemática; sobre a atividade científica e a matemática, abarcando conceitos, temas, instituições, práticas e representações científicas, tecnológicas e matemáticas; sobre a História das Ciências no Brasil do período colonial à República; sobre abordagens de ensino que contemplam a História e Filosofia das ciências; sobre concepções e veiculação da História e da Filosofia da Ciência em instituições de educação formal e não-formal.

Cristiane Coppe de Oliveira

Cristiane Maria Cornelia Gottschalk

Ermelinda Moutinho Pataca

Nelio Marco Vincenzo Bizzo

 

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Currículo para a Educação Científica e Matemática

Ementa

Compreende investigações que focalizam relações entre as dimensões culturais, epistemológicas, didáticas e axiológicas da formação docente voltada à educação científica e matemática. Assim, podem ser objetos de análise as crenças, concepções e saberes docentes produzidos em contextos escolares e programas de formação; os conteúdos e processos de aprendizagem da docência desenvolvidos sob modelos formativos diversos; pesquisa-ação e formação compartilhada em programas de desenvolvimento profissional docente; os projetos integrados de investigação docente; os discursos da ciência, da escola e da formação de professores. Também são pertinentes à essa linha de pesquisa os estudos que incidem sobre o currículo escolar, no que se refere: 1) ao que é apresentado em prescrições curriculares como conhecimentos e formas de abordagem relevantes para a formação dos estudantes da escola básica nas disciplinas de base científica e matemática; 2) à produção de materiais didáticos e 3) aos discursos e práticas desenvolvidos nas escolas, para o ensino dessas disciplinas.

Cristiane Coppe de Oliveira

Lúcia Helena Sasseron Roberto

Manoel Oriosvaldo de Moura

Maria Lucia Vital dos Santos Abib

Nelio Marco Vincenzo Bizzo

Raquel Milani

Sonia Maria Vanzella Castellar

Vinício de Macedo Santos

Linha de Pesquisa: Linguagem e Cultura Científica

Ementa

As pesquisas investigam a construção de significados nos espaços de educação e de comunicação da ciência; a construção de argumentos e a modelagem em atividades educativas; alfabetização e letramento científicos e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; aspectos multimodais, cognitivos, sociais e afetivos relacionados ao ensino e à aprendizagem de ciências; ensino por investigação.

Agnaldo Arroio

Lúcia Helena Sasseron Roberto

Maria Lucia Vital dos Santos Abib

Martha Marandino

Nílson José Machado

Sonia Maria Vanzella Castellar 

Educação e Ciências Sociais - desigualdades e diferenças

Ementa

Os estudos objetivam investigar temas de ordem social e cultural, em aspectos políticos, econômicos, éticos e estéticos. Focaliza instituições, a constituição e o reconhecimento das diferenças humanas, dos sujeitos e suas identidades, assim como os processos que geram conflito e discriminação. A área toma como objeto categorias sociais, escolas, sistemas escolares, processos educativos em outras esferas da vida social, propostas e experiências de programas que dizem respeito à educação, especialmente quanto às exigências colocadas para a cidadania e os direitos humanos. As pesquisas, portanto, pretendem contribuir com a afirmação da liberdade e a construção da igualdade social, tanto na dimensão individual como no eixo das ações coletivas. A área de concentração se dedica à consolidação de um corpo teórico sólido e de um campo de conhecimento interdisciplinar, exigidos para a compreensão das relações entre educação, desigualdades e diferenças.

Coordenadora: Profa. Dra. Carla Biancha Angelucci
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Fabiana Augusta Alves Jardim
Representantes discentes: Lucca Ignacio Morais Luiz (titular)
Michelle Julia de Sousa (suplente)

Linha de Pesquisa: Cultura, Poder e Crítica do Presente

Ementa

Marcada por um acento fortemente interdisciplinar (sociologia, história, filosofia, psicologia, linguística, arte e estudos culturais), congrega investigações devotadas às práticas discursivas e não discursivas em torno da educação, tanto em sua versão escolar quanto nas múltiplas iniciativas não escolares em curso na atualidade. Valendo-se de procedimentos analíticos variados – análise de discurso, arqueogenealogia, cartografia etc. -, os estudos focalizam tanto as relações de poder/resistência e os jogos cruzados entre governo/liberdade, quanto os processos ético-estéticos que aí tomam lugar.

Fabiana Augusta Alves Jardim

Flávia Inês Schilling

Marcos Garcia Neira

Rogério de Almeida

 

Linha de Pesquisa: Educação Especial

Ementa

Abrange investigações sustentadas em diferentes perspectivas teóricas que tomam a educação especial em sua multiplicidade, seja em relação ao aprofundamento dos recortes epistemológicos e conceituais que subsidiam este campo – estudos sobre alteridade, processos de ensino e aprendizagem, línguas e códigos, formação de professores, políticas públicas, movimentos sociais e conselhos de direito; e, aos espaços em que a educação se concretiza no atendimento de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, entre eles os de escolarização formal, práticas artísticas e culturais, apoios especializados e redes comunitárias de apoio.

Ana Paula Zerbato

Carla Biancha Angelucci

Cássia Geciauskas Sofiato

Karina Soledad Maldonado Molina

Rinaldo Voltolini

Rosangela Gavioli Prieto

Shirley Silva

 

Linha de Pesquisa: Sociologia da Educação

Ementa

Abrange estudos socioculturais da escola, dos sistemas escolares, dos processos educativos e de seus agentes e experiências em educação não formal ou escolar. Examina as relações entre a educação e a sociedade, compreendendo os processos culturais, as ideologias, as instituições políticas, os sistemas de dominação e a construção de práticas de resistência e emancipação, quer sob o ponto de vista dos indivíduos como dos grupos ou dos movimentos sociais.

Claudia Pereira Vianna

Elie George Guimarães Ghanem Junior

Fabiana Augusta Alves Jardim

Jacqueline Moraes Teixeira

Juliana de Farias Mello e Lima

Kimi Aparecida Tomizaki

Márcia Aparecida Gobbi

Maria da Graça Jacintho Setton

Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento

Marilia Pinto de Carvalho

Marília Pontes Espósito

Patricia Dias Prado

Rosenilton Silva de Oliveira

Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes

Educação, Linguagem e Psicologia

Ementa

Abrange investigações teóricas e práticas no campo da educação em intersecção com a arte, as línguas, o lúdico e a psicologia. Compreende estudos sobre os processos de desenvolvimento, de ensino e de aprendizagem. Articula esses processos nas seguintes vertentes: educação linguística; educação literária e educação em arte; educação em outros contextos sociais; estudos das línguas maternas, estrangeiras, adicionais e de herança; estudos sobre a escolarização desde a educação infantil e o cotidiano das instituições de ensino e estudos psicanalíticos, todos eles considerados na contemporaneidade.

Coordenadora: Profa. Dra. Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Fonseca
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Rosa Iavelberg

Representantes discentes: não há

Linha de Pesquisa: Oralidade, Alfabetização, Multiletramentos e Arte

Ementa:

Interessa-se por aquisição da fala, oralidade e letramento emergente nos atuais processos de significação, incluindo brinquedos/brincadeiras e livro/e-book de arte visual e literatura infantil. Conduz investigações referentes à arte, à cultura, aos processos de comunicação social, aos multiletramentos e às novas tecnologias em suas múltiplas relações com a escola.

Ana Paula Martinez Duboc

Maria de Lourdes Ramos da Silva

Rosa Iavelberg

Silvia de Mattos Gasparian Colello

 

Linha de Pesquisa: Psicanálise e Educação

Ementa

Compreende estudos que visam a investigar os fundamentos da teoria psicanalítica e suas possíveis conexões com a Educação, dando destaque as contribuições de Freud, Lacan e seus seguidores.

Claudia Rosa Riolfi

Leandro de Lajonquière

Leny Magalhaes Mrech

Maria Cristina Machado Kupfer

Mônica Guimarães Teixeira do Amaral

Rinaldo Voltolini

 

Linha de Pesquisa: Psicologia e Educação

Ementa

Envolve investigações teóricas e práticas, articulando as áreas da psicologia e da educação. Abrange estudos sobre processos e condições de desenvolvimento, de ensino e de aprendizagem, considerando as dimensões cognitiva e afetiva do psiquismo humano, bem como sobre diferenças socioculturais e aspectos relacionais na escola e em outros espaços educativos. Inclui ainda estudos sobre psicologia escolar, problemas educacionais e lúdicos na atualidade, formação docente e narrativa.

Maria de Lourdes Ramos da Silva

Rosa Iavelberg

Sandra Maria Sawaya

Ulisses Ferreira de Araújo

Valéria Amorim Arantes de Araujo

Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Fonseca

Linha de Pesquisa: Teorias e Práticas para a Educação Linguística e Literária

Ementa:Interessa-se pelos processos de oralidade, leitura, escrita e análise de textos escolares e/ou voltados para as políticas de ensino e aprendizagem de línguas e para a formação de professores das línguas materna e estrangeiras.

Ana Paula Martinez Duboc

Claudia Rosa Riolfi

Emerson de Pietri

Gabriela Rodella de Oliveira

Neide Luzia de Rezende

Nílson José Machado

Sandoval Nonato Gomes Santos

Silvia de Mattos Gasparian Colello

Valdir Heitor Barzotto

Educação, Estado e Sociedade

Ementa

Abrange investigações sobre as relações entre Estado, sociedade e educação sob diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, com ênfase nos direitos educativos e nas políticas públicas que visam a democratização da educação. Compreende estudos sobre processos educativos nacionais e internacionais, em diferentes espaços e instâncias: nos sistemas e instituições escolares, nos movimentos sociais e em outras formas de organização da sociedade civil.
Contempla pesquisas sobre: educação, cidadania e direitos humanos; educação básica em todas as suas etapas e modalidades; educação superior; formas de participação na gestão dos sistemas e de unidades de ensino; administração e financiamento da educação; avaliação educacional; relações entre educação escolar, não escolar e sociedade; educação e trabalho; educação, raça/etnia e desigualdade social; educação e relações de gênero; educação de jovens e adultos; educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; educação em regimes de privação de liberdade.

Coordenadora: Profa. Dra. Iracema Santos do Nascimento
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Carmen Sylvia Vidigal Moraes

Representação discente: não há

Linha de Pesquisa: Política, gestão, financiamento e avaliação da educação

Ementa

Estuda a construção social dos direitos educativos, as determinantes e características das políticas públicas de educação básica e superior, bem como a gestão dos sistemas de ensino e de unidades escolares. Abrange estudos sobre Estado, políticas, legislação, administração, financiamento, economia e avaliação da educação, compreendendo questões de acesso, permanência, desigualdades e formas de participação.

Afranio Mendes Catani

Daniel Tojeira Cara

Gladys Beatriz Barreyro

Iracema Santos do Nascimento

Jose Marcelino de Rezende Pinto

Lisete Regina Gomes Arelaro

Ocimar Munhoz Alavarse

Roberto da Silva

Rubens Barbosa de Camargo

Sandra Maria Zakia Lian Sousa

 

Linha de Pesquisa: Trabalho, educação, relações de poder e resistência

Ementa

Estuda, nos processos educativos, as manifestações contemporâneas da dominação e exploração, bem como as resistências que a elas interpõem os diversos sujeitos sociais organizados em redes e movimentos. Abrange estudos sobre desigualdades educativas, educação popular, educação e trabalho, educação e gênero, e sobre lutas por direitos educativos e, nesse âmbito, pelo reconhecimento da diversidade dos sujeitos sociais (trabalhadores rurais e urbanos, indígenas, afrodescendentes, migrantes, pessoas em regimes de privação de liberdade etc.).

Carmen Sylvia Vidigal Moraes

Iracema Santos do Nascimento

Lisete Regina Gomes Arelaro

Maria Clara di Pierro

Roberto da Silva

Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas

Ementa

Como espaço de investigação que tem como objeto a formação, o currículo e as práticas pedagógicas, desenvolve estudos de natureza teórica e empírica, abrangendo diversos espaços institucionais, culturais, históricos e sociais. Nesse sentido, contempla pesquisas com distintas abordagens – epistemológica, histórica, política e/ou sociológica – , acerca de: 1) interações ensino-aprendizagem; constituição das disciplinas escolares; organização didática do processo de ensino-aprendizagem; relações entre conhecimentos específicos, práticas escolares, mediações pedagógicas e saberes ensinados; processos de construção do conhecimento em sala de aula, nas perspectivas disciplinar, multi e interdisciplinar; formas de apropriação e uso de diferentes linguagens, materiais de ensino e tecnologias; 2) imbricações oriundas da teoria e da prática no processo de formação (inicial e continuada) e atuação docente; estudos sobre sistemas, desenvolvimento curricular e políticas de formação; profissionalização e prática docente; tecnologias de informação e comunicação, em situação de ensino presencial e a distância; e 3) múltiplas dimensões do currículo, desde a elaboração de planos e propostas, produção de materiais didáticos, até as práticas de ensino desenvolvidas nas escolas e discussões acerca de concepções e práticas avaliativas.

Coordenadora: Profa. Dra. Mônica Appezzato Pinazza
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Katiene Nogueira da Silva
Representantes discentes: Fabíola Alice dos Anjos Durães (titular)
Fernanda Miranda Cardoso (suplente)

Linha de Pesquisa: Currículo e Avaliação

Ementa

Esta linha de pesquisa pretende reunir estudos cujas temáticas possam ser associadas a esses dois grandes campos, a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos. As pesquisas na temática de Currículo podem contemplar distintas abordagens – epistemológica, histórica, política e/ou sociológica – e incidir em múltiplas dimensões do currículo, desde a elaboração de planos e propostas, produção de materiais didáticos, até as práticas envolvidas no desenvolvimento curricular nas escolas. Em relação ao campo da avaliação, pretende-se contemplar discussões acerca de concepções e práticas avaliativas desenvolvidas no âmbito escolar, ou que nele incidam, influenciando as práticas curriculares.

Adriana Bauer

Claudia Valentina Assumpção Galian

Marcos Garcia Neira

 

Linha de Pesquisa: Didática e Metodologias de Ensino

Ementa

Como campo de estudos e pesquisas que têm o ensino como objeto de investigação e por finalidade fundamentar o processo ensino-aprendizagem como uma prática social, abriga pesquisas que objetivam analisar as demandas apresentadas pelo mundo atual em múltiplos e diversos espaços institucionais, culturais, históricos e sociais. Abrange investigações acerca da interação ensino-aprendizagem e sobre os saberes produzidos para orientá-las tais como: estudos teóricos e empíricos sobre didática, metodologias de ensino e constituição das disciplinas escolares; relações entre conhecimentos científicos, práticas escolares, mediações pedagógicas e saberes ensinados; processos de construção do conhecimento em sala de aula, nas perspectivas disciplinar, multi e interdisciplinar no âmbito da escola básica, ensino superior e educação não formal; formas de apropriação e uso de diferentes linguagens, materiais de ensino e tecnologias.

Agnaldo Arroio

Dislane Zerbinatti Moraes

João Alberto Arantes do Amaral

Maria Isabel de Almeida

Monica Appezzato Pinazza

Nuria Hanglei Cacete

Vani Moreira Kenski

Vinício de Macedo Santos

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Ementa

Investiga os atos formativos e as práticas pedagógicas em seus diversos níveis e abrangência – educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), ensino superior e espaços não formais – incorporando estudos sobre aspectos epistemológicos, metodológicos e imbricações oriundas da teoria e da prática no processo de formação e atuação docente, tanto inicial como continuada. Analisa distintas modalidades de estágio na formação inicial e contínua como objeto de reflexão teórica e de experiências constitutivas do ofício docente. Contempla estudos sobre sistemas, desenvolvimento curricular e políticas de formação; profissionalização e prática docente; tecnologias de informação e comunicação, em situação de ensino presencial e a distância.

João Alberto Arantes do Amaral

Karina Soledad Maldonado Molina

Katiene Nogueira da Silva

Livia de Araújo Donnini Rodrigues

Maria Isabel de Almeida

Monica Appezzato Pinazza

Mônica Caldas Ehrenberg

Nuria Hanglei Cacete

Paula Perin Vicentini

Vani Moreira Kenski

Vivian Batista da Silva