Pós-Graduação

Nacionalização e Internacionalização

 

A FEUSP oferece distintas modalidades de experiências junto a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras. Confira algumas delas:

Mobilidade Estudantil 

Estudantes de pós-graduação podem se inscrever no programa de intercâmbio para cursar disciplinas ou apenas realizar atividades de pesquisa. Uma combinação das duas modalidades de intercâmbio também é possível.

Para acompanhar as oportunidades de mobilidade estudantil, acesse a página da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional (CCNInt) da FEUSP e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI).

 

Mestrado e Doutorado Sanduíche

Trata-se da realização de parte do curso de Mestrado ou Doutorado em outro país, o que permite contato com redes internacionais de pesquisa, diferentes campos de estudo e experiências institucionais.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) são as principais agências de fomento a esse tipo de atividade como, por exemplo, o Programa de Internacionalização (PrInt).

Você pode acompanhar os editais da USP e das agências de fomento aqui.

Dupla Titulação

Convênios de Dupla Titulação (cotutela) são acordos de cooperação internacionais que permitem a alunos da Universidade de São Paulo e de instituições estrangeiras trocarem experiências em áreas afins e obterem diplomas reconhecidos pelas instituições envolvidas.

Todas as instituições estrangeiras que tenham reconhecido saber nas diversas áreas do conhecimento podem formalizar convênios com a USP, desde que analisados e aprovados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e demais instâncias competentes.

Mais informações podem ser encontradas na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP.