Pós-Graduação

Programas de Monitoria

 

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE, regulamentado pelas Portarias GR-3588 e GR-4391 – PAE, de 31.08.09, destina-se exclusivamente a alunos/as de pós-graduação matriculados/as na Universidade de São Paulo, nos cursos de mestrado e doutorado. As diretrizes do PAE estão disponíveis aqui.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do/a pós-graduando/a para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.


Chamada PAE – 2º semestre de 2021
Inscrições: de 1º a 20/6/2021
Edital
Lista de disciplinas
Lista de alunos/as  aprovados/as

Chamada para Alunas de Pós-Graduação da USP | PAE – Mães Pesquisadoras
Inscrições: de 11 a 22/3/2021
Edital


Chamada PAE – 1º semestre de 2021
Inscrições: de 30/11 a 20/12/2020 e de 13/01 a 01/02/2021

Classificação Final PAE 1/2021


Formulários e Normas:

Formulário de relatório final para estagiário/a

Formulário de avaliação para supervisor/a

Formulário para aproveitamento de créditos

Formulário de  desistência do Estágio Supervisionado

 


As duas etapas do estágio em docência são : Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado

Etapa de preparação pedagógica

A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

  1. uma disciplina de pós-graduação, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior. Dá direito a créditos em disciplinas, condizentes com a carga horária da mesma;
  2. conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior, dá direito a um crédito em disciplina;
  3. núcleo de atividades envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores/as.

ATENÇÃO: A Preparação Pedagógica deverá ser realizada anteriormente ao Estágio Supervisionado em Docência.

Relação de disciplinas USP aceitas como Preparação Pedagógica

 

Etapa de estágio supervisionado

A Etapa de Estágio Supervisionado em Docência é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o/a interessado/a se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso.

O Estágio Supervisionado em Docência caracteriza-se por participação em seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em pequenos grupos, bem como organização e participação em plantões para elucidar dúvidas e aplicação de provas e exercícios.

Este estágio tem carga horária de 6 horas semanais e deverá ser desenvolvido exclusivamente em disciplina de graduação.

Poderão se inscrever alunos/as de pós-graduação de Unidades diferentes daquelas onde a disciplina de graduação é ministrada, respeitados os critérios estabelecidos (a atribuição de créditos será feita a critério da Comissão de Pós-Graduação da Unidade onde o/a aluno/a estiver regularmente matriculado/a).

O/A estagiário/a tem a obrigatoriedade de entregar o Termo de Compromisso antes do início do estágio, bem como o Boletim de Frequência todos os meses, dentro do prazo estipulado pela secretaria de Pós-Graduação, informado por email. O descumprimento ocasionará na suspensão do auxílio financeiro (para os/as estagiários/as bolsistas) referente ao período e, nos casos de reincidência,  o cancelamento do PAE (para os/as estagiários/as com auxílio financeiro e voluntários/as).

Ao final do estágio, o/a aluno/a deve entregar na Secretaria seu relatório de estágio, juntamente da ficha de avaliação do/a supervisor/a, até a data estipulada pela secretaria, sob risco de invalidação do estágio.

Composição da Comissão PAE FEUSP.

Programa de Formação de Professores – PFP

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação, o Programa de Formação de Professores “visa a apoiar o desenvolvimento de ações de formação dos estudantes dos cursos de Licenciatura no que diz respeito à realização de estágios em ambientes escolares, preferencialmente em instituições públicas de ensino.

O Programa de Formação de Professores concederá bolsas para estudantes de pós-graduação, regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado da USP, que deverão atuar ativa e diretamente na promoção e na realização dos estágios dos estudantes de Licenciatura junto a escolas de ensino Fundamental e Médio.

Os monitores-bolsistas deverão possuir Licenciatura na mesma área em que atuarão.

Podem também ser formados em Pedagogia; nesse caso, deverão cursar pós-graduação na área de ensino ou em Educação”. 

Os editais do PFP costumam ser lançados todo início de ano. Acompanhe mais notícias aqui.