Pós-Graduação

Qualificação e Defesa

 
Plantão de dúvidas – 06/10/2020

Prezados Alunos,

Recomendações excepcionais por ocasião da Pandemia de Covid19

As sessões já previstas (aprovadas pela CPG antes de março de 2020) para o período entre o dia 21/3/2020 e 21/7/2020 estão sendo reagendadas e os prazos prorrogados por até 180 dias, conforme decisão do Conselho de Pós-Graduação da USP (Circ.CoPGr 14/2020) e (Circ.CoPGr 36/2020). O formulário de reagendamento está disponível em:
http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/cpg/adiamento.asp

Demais demandas relacionadas a bancas já agendadas devem ser enviadas ao e-mail bancas.fe@usp.br, exceto:  

Depósitos de teses, dissertações e relatórios de qualificação e indicações de membros para composição de bancas devem ser enviados ao e-mail posfe@usp.br, com o formulário de indicação preenchido e assinado em um arquivo PDF e o exemplar em outro (os exemplares em capa dura deverão ser entregues em prazo a ser definido posteriormente); com o assunto da mensagem identificado como DEPÓSITO.

QUALIFICAÇÃO

O Exame de Qualificação é obrigatório para os cursos de mestrado e doutorado.

Objetivos

Os objetivos específicos do exame são:

  • avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa.
  • avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico.
  • evidenciar os primeiros resultados de pesquisa.

Composição da Banca

A banca para o Exame de Qualificação deverá der composta pelo orientador e mais 2 membros titulares e 1 suplente. Mediante aprovação do orientador, o aluno deverá depositar na Secretaria de Pós-Graduação 04 exemplares do seu Exame de Qualificação, acompanhados do Formulário de Indicação de banca.

Prazo

O aluno deverá se inscrever para o Exame de Qualificação até a data indicada em sua ficha do aluno e entregar:

  • Formulário de indicação de banca com nomes, dia e horário;
  • 4 exemplares impressos do relatório de qualificação;
  • Formulário para cadastro de docente externo/a à USP, para os membros da Banca que não estejam cadastrados no banco de dados da Secretaria de Pós-Graduação.

****OBSERVAÇÃO: Para as bancas que necessitam de compra de passagem aérea é obrigatória a apresentação do formulário “Justificativa de compra de passagem aérea para integrante externo”

O exame deve ser realizado em até 60 dias após a inscrição.

Critérios de Avaliação

No exame de qualificação, o aluno pode ser aprovado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito. Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da comissão examinadora.

Em caso de reprovação no Exame Qualificação, o aluno terá direito a realizar novo exame dentro do prazo máximo de 90 dias.

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DEFESAS

Composição da Banca

Mestrado

As comissões julgadoras de dissertação de Mestrado devem ser constituídas por 3 (três) examinadores titulares e 3 (três) suplentes, sendo membro nato e presidente, o orientador do candidato. Na composição da comissão julgadora de Mestrado, 2 (dois) dos membros titulares e 2 (dois) dos suplentes deverão ser externos ao Programa de Pós-Graduação e à Unidade pertinente, sendo que pelo menos 1 (um) dos titulares e 1 (um) dos suplentes deverá ser externo à Universidade de São Paulo. Além disso, 1 (um) dos membros suplentes deverá ser integrante do Programa. Os membros titulares da comissão julgadora, quando necessário, serão substituídos por suplentes correspondentes, indicados no formulário de depósito.

O aluno deverá depositar na Secretaria de Pós-Graduação, até a data limite indicada na Ficha do Aluno:

  • 02 exemplares da dissertação de Mestrado em capa dura, verde-escura;
  • 03 exemplares da dissertação de Mestrado com encadernação simples;
  • 01 exemplar em cd, em arquivo pdf não protegido;
  • Formulário de Indicação de Banca de Mestrado;
  • Formulário para cadastro de docente externo/a à USP, para os membros da Banca que não estejam cadastrados no banco de dados da Secretaria de Pós-Graduação ou que o cadastro tenha mais de 2 anos.

****OBSERVAÇÃO: Para as bancas que necessitam de compra de passagem aérea é obrigatória a apresentação do formulário “Justificativa de compra de passagem aérea para integrante externo”

Doutorado

Para quem ingressou até o primeiro semestre de 2014:

As comissões julgadoras de tese de Doutorado devem ser constituídas por 5 (cinco) examinadores titulares e 5 (cinco) suplentes, sendo membro nato e presidente o orientador do candidato. Na composição da comissão julgadora de Doutorado, 2 (dois) dos membros titulares e 2 (dois) dos suplentes, no mínimo, deverão ser externos ao Programa de Pós-Graduação e à Unidade pertinente. Além disso, 1 (um) dos membros suplentes, no mínimo, deverá ser integrante do Programa. Os membros titulares da comissão julgadora, quando necessário, serão substituídos por suplentes correspondentes, indicados no formulário de depósito.

O aluno deverá depositar na Secretaria de Pós-Graduação, até a data limite indicada na Ficha do Aluno:

****OBSERVAÇÃO: Para as bancas que necessitam de compra de passagem aérea é obrigatória a apresentação do formulário “Justificativa de compra de passagem aérea para integrante externo”

Para quem ingressou a partir do segundo semestre de 2014:

As comissões julgadoras de tese de Doutorado devem ser constituídas por 5 (cinco) examinadores titulares e 5 (cinco) suplentes, sendo membro nato e presidente o orientador do candidato. Na composição da comissão julgadora de Doutorado, 3 (três) dos membros titulares e 3 (três) suplentes, no mínimo, deverão ser externo ao Programa de Pós-Graduação e à Unidade pertinente, sendo que pelo menos 1 (um) dos titulares e 1 (um) dos suplentes deverá ser externo à Universidade de São Paulo. Além disso, 1 (um) dos membros suplentes, no mínimo, deverá ser integrante do Programa. Os membros titulares da comissão julgadora, quando necessário, serão substituídos por suplentes correspondentes, indicados no formulário de depósito.

O aluno deverá depositar na Secretaria de Pós-Graduação, até a data limite indicada na Ficha do Aluno:

****OBSERVAÇÃO: Para as bancas que necessitam de compra de passagem aérea é obrigatória a apresentação do formulário “Justificativa de compra de passagem aérea para integrante externo”

Informações adicionais

Todos os membros das comissões julgadoras deverão ser portadores, no mínimo, do título de doutor.

A Secretaria de Pós-Graduação não está autorizada a receber depósitos sem a documentação completa, fique atento pois a não entrega pode acarretar em desligamento do Programa.

A ficha catalográfica deve ser solicitada junto à Biblioteca da FEUSP.

Na falta ou impedimento do orientador, a CPG designará um substituto para presidir a comissão julgadora, que poderá ser o co-orientador, se houver. Se o co-orientador participar em comissão julgadora de tese de Doutorado da qual participe o respectivo orientador, os demais membros da comissão julgadora deverão ser externos ao Programa e à Unidade.

É vedada a participação, na comissão julgadora de dissertação ou tese, de parentes até terceiro grau do aluno, do orientador e dos demais membros da referida comissão.

Prazo

O aluno de Mestrado ou Doutorado deverá cumprir os seguintes prazos máximos para o depósito da sua Dissertação ou Tese:

  • Curso de Mestrado: 36 meses
  • Curso de Doutorado, para os portadores do título de mestre: 48 meses
  • Curso de Doutorado, para os não portadores do título de mestre: 60 meses.

Sugerimos a realização da defesa de Mestrado/Doutorado em até 90 (noventa) dias.

 Critérios de Avaliação

A sessão de defesa da dissertação de Mestrado e da tese de Doutorado deve ser realizada de acordo com os procedimentos previamente estabelecidos pela respectiva CPG.

A argüição, após exposição de no máximo 60 minutos realizada pelo candidato, ocorrerá em sessão pública, e não deverá exceder o prazo de 3 horas para o Mestrado e 5 horas para o Doutorado. Imediatamente após o encerramento da argüição da dissertação ou da tese, cada examinador expressará seu julgamento em sessão secreta, considerando o candidato aprovado ou reprovado.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores e a comissão julgadora deve apresentar relatório de seus trabalhos à CPG para homologação, que ocorrerá no prazo máximo de 45 dias contados a partir da data da defesa.

A CPG poderá autorizar a participação de um membro no Mestrado e no máximo dois membros no Doutorado, na sessão pública de defesa de dissertação ou tese, por meio de videoconferência.

Biblioteca Digital – Banco de Teses USP

Conforme determina a Resolução CoPGr 6018 de 13/10/2011, os alunos tem o prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a realização da defesa para encaminhar a “VERSÃO CORRIGIDA” à Secretaria de Pós-Graduação. Caso não receba neste prazo a Secretaria encaminhará à Biblioteca a versão originalmente depositada.