Pós-Graduação

Depósitos

 

Recomendações excepcionais por ocasião da Pandemia de Covid-19

  • Atenção aos prazos. Consulte o Sistema Janus para conferi-los.
  • Os documentos indicados em cada item abaixo (Qualificação, Mestrado e Doutorado) devem ser enviados em arquivos PDF distintos, por e-mail, para posfe@usp.br, com assunto da mensagem identificado como DEPÓSITO.

ATENÇÃO: Uma vez confirmado o depósito pela Secretaria, qualquer assunto relacionado a bancas já agendadas deve ser enviada ao e-mail bancas.fe@usp.br.


Informações gerais

Circular CPG-FEUSP – 01/2019 – Procedimentos para Inscrição dos Exames de Qualificação

Circular CPG-FEUSP – 02/2019 – Procedimentos para Depósito de Dissertação e Tese

Prazos

O/A aluno/a de Mestrado ou Doutorado deverá cumprir os seguintes prazos máximos para o depósito da sua Dissertação ou Tese:

  • Curso de Mestrado: 36 meses
  • Curso de Doutorado, para portadores/as do título de mestre: 48 meses
  • Curso de Doutorado, para não portadores/as do título de mestre: 60 meses.

Elaboração dos relatórios

A USP redigiu documento com Diretrizes para a elaboração de teses e dissertações

O Regulamento do PPGE da FEUSP, em seu item XI, dispõe sobre o formato de dissertações e teses.

A ficha catalográfica deve ser solicitada junto à Biblioteca da FEUSP.

Bancas

Todos/as os/as membros/as das comissões julgadoras deverão ser portadores/as, no mínimo, do título de doutor/a.

Na falta ou impedimento do/a orientador/a, a CPG designará um/a substituto/a para presidir a comissão julgadora, que poderá ser o/a co-orientador/a, se houver. Se o/a co-orientador/a participar em comissão julgadora de tese de Doutorado da qual participe o/a respectivo/a orientador/a, os/as demais membros/a da comissão julgadora deverão ser externos/as ao PPGE e à FEUSP.

É vedada a participação, na comissão julgadora de dissertação ou tese, de parentes até terceiro grau do/a aluno/a, do/a orientador/a e dos/as demais membros/as da referida comissão.

Versão final de Teses e Dissertações

Conforme determina a Resolução CoPGr 6018 de 13/10/2011, os/as alunos/as têm o prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a realização da defesa para encaminhar a “VERSÃO CORRIGIDA” à secretaria de Pós-Graduação. Caso não receba neste prazo, a secretaria encaminhará à biblioteca a versão originalmente depositada.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O exame de qualificação é obrigatório para os cursos de mestrado e doutorado.

A banca para o exame de qualificação deverá der composta pelo/a orientador/a e mais 2 membros/as titulares e 1 suplente, não havendo exigência de presença de membros/as externos/as ao PPGE. 

O/A aluno/a deverá se inscrever para o exame de qualificação até a data indicada em sua ficha de aluno/a e entregar:

O exame de qualificação deve ser realizado até 60 dias após o depósito do relatório.

Para informações detalhadas, leia o item VII do Regulamento do PPGE. 

Não serão recebidos depósitos com a documentação incompleta.

DEFESA DE MESTRADO

As comissões julgadoras de dissertação de Mestrado devem ser constituídas por 3 examinadores/as titulares e 3 suplentes, sendo membro/a nato/a e presidente/a, o/a orientador/a do/a candidato/a. Na composição da comissão julgadora de Mestrado, 2 dos/as membros/as titulares e 2 dos/as suplentes deverão ser externos/as ao PPG e à FEUSP, sendo que pelo menos 1 dos/as titulares e 1 dos/as suplentes deverá ser externo/a à USP. Além disso, 1 dos/as membros/as suplentes deverá ser integrante do PPPGE. Os/As membros/as titulares da comissão julgadora, quando necessário, serão substituídos/as por suplentes correspondentes, indicados/as no formulário de depósito.

O /A aluno/a deverá depositar na Secretaria de Pós-Graduação, até a data limite indicada na Ficha de Aluno/a:

O prazo máximo para defesa de Dissertação é de 105 dias, contados a partir da primeira designação da comissão julgadora pela CPG.

Para informações detalhadas sobre composição de banca, leia o capítulo V do Regimento da Pós-Graduação da USP e o item IV do Regimento da CPG da Feusp. 

Não serão recebidos depósitos com a documentação incompleta.

DEFESA DE DOUTORADO

As comissões julgadoras de tese de Doutorado devem ser constituídas por 5 examinadores/as titulares e 5 suplentes, sendo membro /a nato/a e presidente/a, o/a orientador/a do/a candidato/a. Na composição da comissão julgadora de Doutorado, 3 dos/as membros/as titulares e 3 suplentes, no mínimo, deverão ser externos/as ao PPGE e à FEUSP, sendo que pelo menos 1 dos/as titulares e 1 dos/as suplentes deverá ser externo/a à USP . Além disso, 1 dos/as membros/as suplentes, no mínimo, deverá ser integrante do PPGE. Os/As membros/as titulares da comissão julgadora, quando necessário, serão substituídos/as por suplentes correspondentes, indicados/as no formulário de depósito.

O/A aluno/a deverá depositar na secretaria de Pós-Graduação, até a data limite indicada na Ficha de Aluno/a:

O prazo máximo para defesa de Dissertação ou Tese é de 105 dias, contados a partir da primeira designação da comissão julgadora pela CPG.

Para informações detalhadas sobre composição de banca, leia o capítulo V do Regimento da Pós-Graduação da USP e o item IV do Regimento da CPG da Feusp. 

Não serão recebidos depósitos com a documentação incompleta.