- Atenção aos prazos. Consulte o Sistema Janus para conferí-los.
- O depósito (Qualificação, Mestrado e Doutorado) deve ser enviado por e-mail para posfe@usp.br, com os arquivos PDF dos documentos listados no respectivo formulário de indicação de banca (abaixo), sempre com o assunto da mensagem identificado como DEPÓSITO.
Informações gerais
Circular CCP 02/2022 – circunstâncias e condições para defesas remotas
Portaria Conjunta CCP/CPG 01/2023 – Prazos e Procedimentos para qualificação
Portaria Conjunta CCP/CPG 02/2023 – Prazos e Procedimentos para depósito
O/A aluno/a de Mestrado ou Doutorado deverá cumprir os seguintes prazos máximos para o depósito da sua Dissertação ou Tese:
- Curso de Mestrado: 36 meses
- Curso de Doutorado, para portadores/as do título de mestre: 48 meses
- Curso de Doutorado, para não portadores/as do título de mestre: 60 meses.
A USP redigiu documento com Diretrizes para a elaboração de teses e dissertações.
O Regulamento do PPGE da FEUSP, em seu item XI, dispõe sobre o formato de dissertações e teses.
A ficha catalográfica deve ser solicitada junto à Biblioteca da FEUSP. Ela é parte integrante da dissertação/tese.
Todos/as os/as membros/as das comissões julgadoras deverão ser portadores/as, no mínimo, do título de doutor/a.
Na impossibilidade do/a orientador/a presidir a banca, o co-orientador, caso exista, poderá substituí-lo. Nos demais casos, o/a co-orientador/a não poderá ser indicado/participar como membro da comissão julgadora. Se não houver co-orientador/a, a CCP designará um docente para a presidência da sessão.
É vedada a participação de parentes até terceiro grau do/a aluno/a, do/a orientador/a e dos/as demais membros/as na comissão julgadora.
O exame de qualificação é obrigatório para os cursos de mestrado e doutorado. O Exame poderá ser realizado na forma presencial ou híbrida (estudante e orientação obrigatoriamente presentes).
A banca para o exame de qualificação deverá ser composta pelo/a orientador/a e mais 2 membros/as titulares e 1 suplente, não havendo exigência de participação de membros/as internos ou externos/as ao PPGE.
Ingressantes antes de março 2021: O exame de qualificação deve ser realizado entre 25 e 60 dias após o depósito do relatório.
Ingressantes após de março 2021: O exame de qualificação deve ser realizado entre 25 e 90 dias após o depósito do relatório.
O depósito consiste no envio de email para posfe@usp.br, com o assunto “DEPÓSITO”, contendo:
- Relatório de Qualificação, em arquivo único em formato PDF desprotegido;
- Formulário de Indicação de Banca de Exame de Qualificação, em PDF ou DOC. É obrigatório o preenchimento do nome completo dos/as indicados/as;
- Cadastro de Docente Externo/a à USP (caso o/a docente não tenha cadastro ou esteja desatualizado)
A documentação deverá ser encaminhada em email único. Caso isso não seja possível, a indicação de banca deve ser enviada no prazo de até 24 horas a contar depósito, para posfe@usp.br com o assunto “INDICAÇÃO DE COMISSÃO AVALIADORA”, conforme prevê a Portaria conjunta CCP/CPG-FEUSP – 01/2023
Não é necessário entregar nenhuma versão impressa. Caso algum/a membro/a da comissão avaliadora desejar um exemplar impresso o/a aluno/a deverá entregar em até 24hs após o depósito, o exemplar impresso na Secretaria de Pós -Graduação juntamente com o respectivo endereço para postagem.
Nos exames de qualificação a PPGE não disponibiliza verba para passagem aérea/rodoviária ou diária.
Para informações detalhadas, consulte:
– Regulamento do PPGE
– Regimento Geral de Pós-Graduação da USP
– Portaria conjunta CCP/CPG-FEUSP – 01/2023
Não serão recebidos depósitos com a documentação incompleta. Não há prorrogação de prazo prevista para a inscrição no exame de qualificação.
A defesa de tese ou dissertação é obrigatória para conclusão dos cursos de mestrado ou doutorado. Ela poderá ser realizada de forma presencial ou híbrida (estudante e orientação obrigatoriamente presentes).
Composição da Banca:
a) Membros/as titulares e suplentes:
- As comissões julgadoras de Dissertação de Mestrado devem ser constituídas por três examinadores/as titulares e três suplentes, sendo membro/a nato/a e presidente, o/a orientador/a do/a candidato/a.
- Dois membros deverão ser externos/as ao Programa de Pós-Graduação da FEUSP, sendo que, pelo menos um/a, deverá ser externo/a à Unidade.
- Deve ser indicado/a um membro/a suplente para cada membro/a titular, a fim de, quando necessário, os/as membros/as titulares da comissão julgadora, possam ser substituídos/as por suplentes correspondentes, indicados/as no formulário de depósito.
O depósito consiste no envio de email para posfe@usp.br, com o assunto “DEPÓSITO”, até o prazo final constante em Ficha do Aluno, contendo:
- Dissertação de Mestrado em arquivo PDF desprotegido;
- Formulário de Indicação de Banca de Mestrado, em PDF ou DOC. É obrigatório o preenchimento do nome completo dos/as indicados/as;
- Cadastro de Docente Externo/a à USP (nos casos em que o/a membro/a não possuir ou estar com cadastro desatualizado E nos casos em que houver compra de passagem aérea/rodoviária e auxílio)
- Formulário de Justificativa Indicação Docente Externo (quando solicitado pagamento de auxílio a professor visitante ou passagem aérea/rodoviária. Neste caso o/a docente também deverá preencher o Cadastro de Docente Externo/a à USP.
A documentação deverá ser encaminhada em email único. Caso isso não seja possível, a indicação de banca deve ser enviada no prazo de até 24 horas a contar depósito, para posfe@usp.br com o assunto “INDICAÇÃO DE COMISSÃO AVALIADORA”, conforme prevê a Portaria conjunta CCP/CPG-FEUSP – 02/2023
Não é necessário entregar nenhuma versão impressa. Caso algum/a membro/a da comissão avaliadora desejar um exemplar impresso o/a aluno/a deverá entregar em até 24hs após o depósito, o exemplar impresso na Secretaria de Pós -Graduação juntamente com o respectivo endereço para postagem.
Caso não haja necessidade de compra de passagem aérea, reembolso de passagem rodoviária, pagamento de diárias, deverão ser considerados 25 (vinte e cinco) dias corridos, no mínimo, entre depósito e realização da defesa. Caso contrário, deverão ser considerados 40 (quarenta) dias corridos.
O prazo máximo para defesa de Dissertação é de 105 dias, contados a partir da primeira designação da comissão julgadora pela CPG.
Para as bancas de Mestrado a PPGE disponibiliza 1(uma) passagem aérea nacional (ida/volta). Docentes que residem fora de São Paulo e Região Metropolitana e que farão participação presencial poderão receber auxílio em forma de diária. Nesses casos, é obrigatório o envio o cadastro do docente externo preenchido com a indicação de pagamento de diária e a justificativa de docente externo.
Para informações detalhadas, consulte:
– Regulamento do PPGE
– Regimento Geral de Pós-Graduação da USP
– Portaria conjunta CCP/CPG-FEUSP – 02/2023
– Resolução CoPGr 6018 de 13/10/2011 – Versão para o Banco de Teses
Os/as candidatos/as aprovados/as têm o prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a realização da defesa para encaminhar a “VERSÃO CORRIGIDA” à secretaria de Pós-Graduação. Caso não receba neste prazo, a secretaria encaminhará à biblioteca a versão originalmente depositada.
Não serão recebidos depósitos com a documentação incompleta.
A defesa de tese ou dissertação é obrigatória para conclusão dos cursos de mestrado ou doutorado. Ela poderá ser realizada de forma presencial ou híbrida (estudante e orientação obrigatoriamente presentes).
Composição da Banca:
a) Membros/as titulares e suplentes:
- As comissões julgadoras de Tese de Doutorado devem ser constituídas por cinco examinadores/as titulares e cinco suplentes, sendo membro/a nato/a e presidente o/a orientador/a do/a candidato/a.
- Três membros/as deverão ser externos/as ao Programa de Pós-Graduação da FEUSP, sendo que, pelo menos um/a, deverá ser externo/a à Unidade.
- Deve ser indicado/a um/a membro/a suplente para cada membro/a titular, a fim de, quando necessário, os/as membros/as titulares da comissão julgadora, possam ser substituídos/as por suplentes correspondentes, indicados/as no formulário de depósito.
O depósito consiste no envio de email para posfe@usp.br, com o assunto “DEPÓSITO”, até o prazo final constante em Ficha do Aluno, contendo:
- Tese de Doutorado em arquivo PDF desprotegido;
- Formulário de Indicação de Banca de Doutorado, em PDF ou DOC. É obrigatório o preenchimento do nome completo dos/as indicados/as;
- Cadastro de Docente Externo/a à USP (nos casos em que o/a membro/a não possuir ou estar com cadastro desatualizado E nos casos em que houver compra de passagem aérea/rodoviária e auxílio)
- Formulário de Justificativa Indicação Docente Externo (quando solicitado pagamento de auxílio a professor visitante ou passagem aérea/rodoviária. Neste caso o/a docente também deverá preencher o Cadastro de Docente Externo/a à USP.
A documentação deverá ser encaminhada em email único. Caso isso não seja possível, a indicação de banca deve ser enviada no prazo de até 24 horas a contar depósito, para posfe@usp.br com o assunto “INDICAÇÃO DE COMISSÃO AVALIADORA”, conforme prevê a Portaria conjunta CCP/CPG-FEUSP – 02/2023
Não é necessário entregar nenhuma versão impressa. Caso algum/a membro/a da comissão avaliadora desejar um exemplar impresso o/a aluno/a deverá entregar em até 24hs após o depósito, o exemplar impresso na Secretaria de Pós -Graduação juntamente com o respectivo endereço para postagem.
Caso não haja necessidade de compra de passagem aérea, reembolso de passagem rodoviária, pagamento de diárias, deverão ser considerados 25 (vinte e cinco) dias corridos, no mínimo, entre depósito e realização da defesa. Caso contrário, deverão ser considerados 40 (quarenta) dias corridos.
O prazo máximo para defesa de Tese é de 105 dias, contados a partir da primeira designação da comissão julgadora pela CPG.
Para as bancas de Doutorado a PPGE disponibiliza 1(uma) passagem aérea nacional (ida/volta). Docentes que residem fora de São Paulo e Região Metropolitana e que farão participação presencial poderão receber auxílio em forma de diária. Nesses casos, é obrigatório o envio o cadastro do docente externo preenchido com a indicação de pagamento de diária e a justificativa de docente externo.
Para informações detalhadas, consulte:
– Regulamento do PPGE
– Regimento Geral de Pós-Graduação da USP
– Portaria conjunta CCP/CPG-FEUSP – 02/2023
– Resolução CoPGr 6018 de 13/10/2011 – Versão para o Banco de Teses
Os/as candidatos/as aprovados/as têm o prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a realização da defesa para encaminhar a “VERSÃO CORRIGIDA” à secretaria de Pós-Graduação. Caso não receba neste prazo, a secretaria encaminhará à biblioteca a versão originalmente depositada.
Não serão recebidos depósitos com a documentação incompleta.