IX Mostra de Estágios FEUSP celebra a escola pública!

Nos dias 12 e 13 de abril de 2023 ocorreu a IX Mostra de Estágios FEUSP com a apresentação de estágios realizados em escolas públicas no ano de 2022. Em um período com tantas notícias tristes relacionadas ao ambiente escolar, a IX Mostra se apresentou como espaço fundamental para nos lembrar do excelente trabalho cotidiano realizado por professoras e gestoras escolares e de quanta vida e alegria há e pode haver na escola pública!
Concebida e organizada pelas educadoras do Programa de Formação de Professores (PFP), o objetivo da Mostra de Estágios é ser um espaço de reflexão sobre a formação docente, favorecendo a troca de experiências entre as estudantes que realizaram seus estágios e aquelas que estão chegando nas licenciaturas, com base nos princípios do PFP, que indicam a escola pública como co-formadora e espaço privilegiado para a realização dos estágios curriculares obrigatórios.
Tendo como referência a retomada dos estágios presenciais no ano último ano, foram apresentadas experiências de estágios relacionados às disciplinas de políticas públicas, didática, metodologias de ensino e educação infantil. Além das licenciandas que apresentaram seus estágios, a IX Mostra contou com a apresentação de profissionais convidadas de escolas parceiras do PFP, de docentes da FEUSP e de uma estudante egressa do curso de licenciatura em Pedagogia desta faculdade.

Nas reflexões compartilhadas pelas estudantes nas apresentações destacou-se a percepção dos estágios como um momento fundamental para a escolha da carreira docente. O desejo de tornar-se professora se manifestou a partir da experiência de estágios nos quais as licenciandas relataram o contato com a realidade da escola e a prática docente, seja observando como determinadas políticas públicas incidem sobre o cotidiano da escola ou pela oportunidade de proporem atividades em parceria com as professoras, planejando e reelaborando essas atividades a partir da vivência com as turmas.
Fundamental destacar nesses processos o reconhecimento das licenciandas da importância da orientação no acompanhamento dos estágios, tanto por parte das docentes da universidade quanto das professoras supervisoras nas escolas.

As reflexões trazidas pelas docentes da FEUSP para as mesas da Mostra evidenciaram a importância da proximidade da universidade com as escolas. O intercâmbio de aprendizagem entre licenciandas e professoras já atuantes nas redes públicas foi mencionado no contexto da participação dessas profissionais nas aulas na FEUSP, por meio de projetos de extensão da Faculdade. Houve a reflexão de que seria muito profícuo se a carreira docente da educação básica previsse, como parte da carga horária destinada à formação continuada, a participação das profissionais nas disciplinas de universidades públicas.
As profissionais das escolas convidadas para a Mostra versaram sobre vários aspectos importantes da escola receber estagiárias, tais como o intercâmbio de diferentes gerações e de conhecimentos na relação professoras-estagiárias, bem como a contribuição do olhar estrangeiro para a oxigenação do ambiente escolar e para a oportunidade de reconsiderar práticas pedagógicas a partir de perguntas e questionamentos trazidos por quem está em formação. Além disso, as profissionais falaram que é desejável que haja algum retorno às escolas, como, por exemplo, o compartilhamento dos relatórios de estágio, como forma generosa de partilhar reflexões e colaborar com as instituições que proporcionaram as experiências de estágios.

Após as apresentações da mesa que contou com estágios realizados em escolas de educação infantil, o debate centrou-se nos contrapontos entre a experiência vivida em escolas privadas e as das redes públicas, uma vez que muitas estudantes de Pedagogia realizam estágio remunerado em escolas privadas.
Na experiência trazida pelas estudantes, os estágios remunerados não valorizam a sua formação e seus saberes e, muitas vezes, têm uma concepção de educação infantil bastante diferente daquilo que é preconizado nas disciplinas da FEUSP. Elas mencionaram a valorização do seu aprendizado e experiência nos estágios realizados nas escolas públicas e como nestas puderam ver na prática os processos de escuta e valorização da autonomia das crianças, bem como participar de formações coletivas das professoras e ter a experiência da construção conjunta do projeto político pedagógico e do planejamento das ações a serem desenvolvidas pela equipe.
Neste momento, em que as escolas enfrentam inúmeros problemas advindos de políticas públicas, como a implementação da reforma do ensino médio, e enlutam os desdobramentos das recentes situações dramáticas de violência, é estimulante poder ver e pensar a escola sob outro ângulo. Fazer da escola pública um lugar central de formação é parte fundamental da defesa deste espaço público que articula tantos direitos sociais. Quando a Faculdade de Educação, espaço fértil de reflexão crítica e responsável pela formação de milhares de estudantes advindos de 18 cursos de diferentes licenciaturas, assume o compromisso de que a formação de futuras professoras ocorra por meio dos estágios curriculares na escola pública, está atuando diretamente na valorização dessa instituição.


Texto: Jany Elizabeth Pereira e Marina Capusso
Fotos: Gislaine Oliveira