Estágios

Mostra de Estágios FEUSP

 

IX Mostra de Estágios FEUSP celebra a escola pública!

IMG_1796
Docentes e suas turmas participam da IX Mostra de Estágios.

Nos dias 12 e 13 de abril de 2023 ocorreu a IX Mostra de Estágios FEUSP com a apresentação de estágios realizados em escolas públicas no ano de 2022. Em um período com tantas notícias tristes relacionadas ao ambiente escolar, a IX Mostra se apresentou como espaço fundamental para nos lembrar do excelente trabalho cotidiano realizado por professoras e gestoras escolares e de quanta vida e alegria há e pode haver na escola pública!

Concebida e organizada pelas educadoras do Programa de Formação de Professores (PFP), o objetivo da Mostra de Estágios é ser um espaço de reflexão sobre a formação docente, favorecendo a troca de experiências entre as estudantes que realizaram seus estágios e aquelas que estão chegando nas licenciaturas, com base nos princípios do PFP, que indicam a escola pública como co-formadora e espaço privilegiado para a realização dos estágios curriculares obrigatórios.

Tendo como referência a retomada dos estágios presenciais no ano último ano, foram apresentadas experiências de estágios relacionados às disciplinas de políticas públicas, didática, metodologias de ensino e educação infantil. Além das licenciandas que apresentaram seus estágios, a IX Mostra contou com a apresentação de profissionais convidadas de escolas parceiras do PFP, de docentes da FEUSP e de uma estudante egressa do curso de licenciatura em Pedagogia desta faculdade.

IMG_1609
Coordenadora faz apresentação na mesa de abertura.

Nas reflexões compartilhadas pelas estudantes nas apresentações destacou-se a percepção dos estágios como um momento fundamental para a escolha da carreira docente. O desejo de tornar-se professora se manifestou a partir da experiência de estágios nos quais as licenciandas relataram o contato com a realidade da escola e a prática docente, seja observando como determinadas políticas públicas incidem sobre o cotidiano da escola ou pela oportunidade de proporem atividades em parceria com as professoras, planejando e reelaborando essas atividades a partir da vivência com as turmas.

Fundamental destacar nesses processos o reconhecimento das licenciandas da importância da orientação no acompanhamento dos estágios, tanto por parte das docentes da universidade quanto das professoras supervisoras nas escolas.

IMG_1663
Estudantes fazem perguntas e comentários às colegas que apresentaram estágios de metodologias de ensino e didática.

As reflexões trazidas pelas docentes da FEUSP para as mesas da Mostra evidenciaram a importância da proximidade da universidade com as escolas. O intercâmbio de aprendizagem entre licenciandas e professoras já atuantes nas redes públicas foi mencionado no contexto da participação dessas profissionais nas aulas na FEUSP, por meio de projetos de extensão da Faculdade. Houve a reflexão de que seria muito profícuo se a carreira docente da educação básica previsse, como parte da carga horária destinada à formação continuada, a participação das profissionais nas disciplinas de universidades públicas.

As profissionais das escolas convidadas para a Mostra versaram sobre vários aspectos importantes da escola receber estagiárias, tais como o intercâmbio de diferentes gerações e de conhecimentos na relação professoras-estagiárias, bem como a contribuição do olhar estrangeiro para a oxigenação do ambiente escolar e para a oportunidade de reconsiderar práticas pedagógicas a partir de perguntas e questionamentos trazidos por quem está em formação. Além disso, as profissionais falaram que é desejável que haja algum retorno às escolas, como, por exemplo, o compartilhamento dos relatórios de estágio, como forma generosa de partilhar reflexões e colaborar com as instituições que proporcionaram as experiências de estágios.

IMG_1763
Estudantes debatem sobre os estágios na educação infantil.

Após as apresentações da mesa que contou com estágios realizados em escolas de educação infantil, o debate centrou-se nos contrapontos entre a experiência vivida em escolas privadas e as das redes públicas, uma vez que muitas estudantes de Pedagogia realizam estágio remunerado em escolas privadas.

Na experiência trazida pelas estudantes, os estágios remunerados não valorizam a sua formação e seus saberes e, muitas vezes, têm uma concepção de educação infantil bastante diferente daquilo que é preconizado nas disciplinas da FEUSP. Elas mencionaram a valorização do seu aprendizado e experiência nos estágios realizados nas escolas públicas e como nestas puderam ver na prática os processos de escuta e valorização da autonomia das crianças, bem como participar de formações coletivas das professoras e ter a experiência da construção conjunta do projeto político pedagógico e do planejamento das ações a serem desenvolvidas pela equipe.

Neste momento, em que as escolas enfrentam inúmeros problemas advindos de políticas públicas, como a implementação da reforma do ensino médio, e enlutam os desdobramentos das recentes situações dramáticas de violência, é estimulante poder ver e pensar a escola sob outro ângulo. Fazer da escola pública um lugar central de formação é parte fundamental da defesa deste espaço público que articula tantos direitos sociais. Quando a Faculdade de Educação, espaço fértil de reflexão crítica e responsável pela formação de milhares de estudantes advindos de 18 cursos de diferentes licenciaturas, assume o compromisso de que a formação de futuras professoras ocorra por meio dos estágios curriculares na escola pública, está atuando diretamente na valorização dessa instituição.

IMG_1821
Mesa de encerramento da IX Mostra discute estágios de metodologias de ensino e Didática.
Programação da IX Mostra de Estágios FEUSP.
 

Texto: Jany Elizabeth Pereira e Marina Capusso

Fotos: Gislaine Oliveira