Graduação

Trabalho Complementar de Curso – TCC (opcional)

 

APRESENTAÇÃO

Na condição de atividade complementar opcional para quem está cursando o último ano do Curso de Pedagogia-Feusp, o Trabalho Complementar de Curso – TCC proporciona para a(o) estudante uma experiência de pesquisa sob a orientação de um docente da Unidade, bem como a escrita de monografia e sua defesa oral diante de uma banca de avaliadores.

Com duração de 1 ano, a matrícula no TCC deve ser feita na Seção de Alunos da Feusp (graduacaofe@usp.br), com anuência do professor-orientador – veja o modelo da “Solicitação de Matrícula no TCC” . A Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC – com apoio operacional da Seção de Estágios (estagiofe@usp.br) – é responsável pela aprovação da banca e organização da sessão de defesa.

Vale ressaltar que o TCC não entra na contagem de créditos de disciplinas optativas eletiva ou livres; mas pode ser requerido como carga horária parcial de Estudos Independentes, desde que concluído e dentro do limite previsto pela “Tabela de Atividades Aceitas .

Uma vez efetivada a matrícula, a conclusão do TCC será obrigatória, salvo se houver concordância e justificativa por escrito do(a) orientador(a). Essas e outras informações (prazos, procedimentos, estrutura da monografia etc.) estão disponíveis no “Regulamento do TCC da Pedagogia – Feusp” (aprovado pela Congregação em 27/10/2022).

TCC: ORIENTAÇÕES, ANDAMENTOS E DEFESAS

As bancas poderão ocorrer virtualmente, dentro do calendário escolar (ou seja, nos meses que integram o semestre letivo). Antes de mais nada, é necessário escrever para o estagiofe@usp.br, encaminhando o Ofício para indicação de Banca do TCC, informando sobre os dados da/o orientador/a, nome da/o estudante, título do trabalho, composição da banca (nomes e vínculos institucionais – departamento/universidade), data prevista para a defesa. A Seção de Estágios encaminhará tal ofício para apreciação da Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC.

Após a verificação e aprovação dos dados pela Seção de Estágios, a sessão julgadora será cadastrada para ser realizada pelo Google Meet e os membros receberão o agendamento e o link da reunião. Além do link, a(o) orientadora(or) receberá por e-mail a Ata de Defesa e o arquivo para preencher o Relatório Final.

Ao acessar o Google Meet:

a) É NECESSÁRIO ACIONAR O “GRAVAR VÍDEO” no painel que está localizado no canto inferior direito (3 PONTINHOS);

b) Ao terminar a arguição será necessário solicitar à(ao) estudante e às(aos) convidadas(os) que se desconectem da sala e retornem em 15 minutos para que a banca possa fazer as suas ponderações/avaliação.

Após a realização da sessão de defesa solicitamos à(ao) orientadora(or) (presidenta[e] da comissão julgadora) que:

1) a imprima a Ata de Defesa;

2) preencha o campo de parecer;

3) assine em seu nome e dos demais membros com o prefixo “p/” em cada assinatura;

4) tire uma foto da Ata preenchida ou a escaneie;

5) envie para estagiofe@usp.br com o título ATA DE DEFESA – (NOME DA[O] ESTUDANTE);

6) guarde o original para ser entregue à Seção de Estágios quando o isolamento social se encerrar.

Os Certificados de participação serão encaminhados posteriormente por e-mail, pela Seção de Estágios.

FORMULÁRIOS DO TCC

Solicitação de Matrícula no TCC

Modelo de ofício para indicação de Banca do TCC

REGULAMENTO DO TRABALHO COMPLEMENTAR DE CURSO – TCC (PEDAGOGIA – FEUSP)

Clique aqui para acessar o “Regulamento do TCC da Pedagogia – Feusp” (aprovado pela Congregação em 27/10/2022).