Trabalho Complementar de Curso – TCC (opcional)

APRESENTAÇÃO

Na condição de atividade complementar opcional para quem está cursando o último ano do Curso de Pedagogia-Feusp ou que já tenha concluído metade dos créditos-aula de disciplinas obrigatórias (56 créditos), o Trabalho Complementar de Curso – TCC proporciona à(ao) estudante uma experiência de pesquisa sob a orientação de um docente da Unidade, bem como a escrita de monografia e sua defesa oral diante de uma banca de avaliadores.

Com duração de 1 ano, a matrícula no TCC deve ser feita na Seção de Alunos da Feusp (graduacaofe@usp.br), com anuência do(a) professor(a)-orientador(a) – veja o modelo da “Solicitação de Matrícula no TCC. A Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC – com apoio operacional da Seção de Estágios (estagiofe@usp.br) – é responsável pela aprovação da banca e organização da sessão de defesa.

Vale ressaltar que o TCC não entra na contagem de créditos de disciplinas optativas eletivas ou livres, mas pode ser requerido como carga horária parcial de Estudos Independentes, desde que concluído e dentro do limite de horas previsto pela “Tabela de Atividades Aceitas.  Uma vez efetivada a matrícula, a conclusão do TCC será obrigatória, salvo se houver concordância e justificativa por escrito do(a) orientador(a).  Se necessário, será permitida a prorrogação de prazo em até 1 ano, respeitados os prazos de conclusão de curso, devendo o(a) orientador(a) encaminhar justificativa à Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC, em no mínimo um mês antes do término do prazo inicial.  Essas e outras informações (prazos, procedimentos, estrutura da monografia etc.) estão disponíveis no “Regulamento do TCC da Pedagogia – Feusp” (aprovado pela Congregação em 27.10.2022).

TCC: ORIENTAÇÕES, ANDAMENTOS E DEFESAS

As bancas poderão ocorrer presencial ou virtualmente de modo online, dentro do período letivo do calendário escolar, podendo a sessão de defesa do trabalho ser realizada até a última semana de junho ou primeira de dezembro. Entretanto, primeiramente, é necessário enviar mensagem para o endereço estagiofe@usp.br, encaminhando, com antecedência de no mínimo 45 dias da data prevista para a defesa, o Ofício para indicação de Banca do TCC, informando sobre os dados do(a) orientador(a), nome da(o) estudante, título do trabalho, composição da banca (nomes e vínculos institucionais – departamento/universidade), data prevista para a defesa. A Seção de Estágios encaminhará tal ofício para apreciação da Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC.

Após a verificação e aprovação do pedido de inscrição pela Seção de Estágios, a sessão julgadora será cadastrada para ser realizada pelo Google Meet e os membros receberão o agendamento e o link da reunião. Além do link, o(a) orientador(a) receberá por e-mail a Ata de Defesa e o arquivo para preencher o Relatório Final.

Ao acessar o Google Meet:

1) É NECESSÁRIO ACIONAR O “GRAVAR VÍDEO” no painel que está localizado no canto inferior direito (3 PONTINHOS);

2) Ao terminar a arguição será necessário solicitar à(ao) estudante e às(aos) convidadas(os) que se desconectem da sala e retornem depois de 15 minutos para que a banca possa fazer as suas ponderações/avaliação.

Após a realização da sessão de defesa solicitamos ao(à) orientador(a) (presidente(a) da comissão julgadora) que:

1) imprima a Ata de Defesa;

2) preencha os campos de parecer;

3) assine em seu nome e dos demais membros com o prefixo “p/” em cada assinatura;

4) tire uma foto da Ata preenchida ou a escaneie;

5) envie o documento para estagiofe@usp.br com o título ATA DE DEFESA – (NOME DA[O] ESTUDANTE);

Os Certificados de participação serão encaminhados ao(a) coordenador(a) por e-mail, pela Seção de Estágios.

FORMULÁRIOS DO TCC

Solicitação de Matrícula no TCC

Modelo de ofício para indicação de Banca do TCC

REGULAMENTO DO TRABALHO COMPLEMENTAR DE CURSO – TCC (PEDAGOGIA – FEUSP)

Clique aqui para acessar o “Regulamento do TCC da Pedagogia – Feusp” (aprovado pela Congregação em 27.10.2022).

Servidora responsável pela organização das defesasSimone Silva (Seção de Estágios).

Atualização da páginaRenato Melo Ribeiro (Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC), em março de 2024.