Para a comprovação de atividades que podem ser validadas como Estudos Independentes na Pedagogia/Feusp, em geral, cada instituição possui seu próprio modelo de certificado ou declaração. Contudo, é importante observar a presença de alguns elementos que corroboram para o aceite do comprovante no processo validação dos Estudos Independentes:
a) data de início e de término da atividade;
b) carga horária total concluída;
c) nome completo do(a) licenciando(a);
d) título da atividade;
e) e elementos que caracterizam a autenticidade de documentos formais: papel timbrado (ou carimbo institucional), data da emissão, assinatura da autoridade responsável, endereço e telefone da instituição.
Observações:
1) Caso o comprovante (declaração, certificado…) não tenha um dos elementos acima elencados, utilize o campo de observação “Formulário On-line dos Estudos Independentes” para complementar as informações que faltam.
2) Se a instituição não possuir um modelo próprio de certificado ou declaração (o que é mais comum nas organizações/projetos informais), o(a) licenciando(a) poderá sugerir o Modelo de Certificado para Est. Ind. concedido por Instituições Externas à Unidade.
3) O docente Feusp que coordena projeto que concede horas de Est. Ind. poderá fazer uso do “Modelo de Certificado para Docentes – Feusp“.
Servidores responsáveis: educador Renato Melo Ribeiro (Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC – Feusp) e Simone Silva (Seção de Estágios).