Graduação

Curricularização da Extensão

 

EXTENSÃO NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

(APENAS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2023!)

O que é a Extensão?

A extensão universitária é a ação da Universidade junto à comunidade externa. Historicamente, essa ação já foi entendida como um movimento unilateral da universidade para a sociedade, especialmente na forma de prestação de serviços e ações por meio das quais o conhecimento produzido na universidade chega à população. Entretanto, hoje estamos em um outro caminho mais dialógico, que vem sendo construído nas últimas décadas. Leia, a seguir, a definição de Extensão que sustenta as ações de extensão que temos em mente no processo de curricularização:

“A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social. (FORPROEX, 1987 In: Política Nacional de Extensão Universitária, 2012, p. 15)

A luta por políticas de extensão na Universidade de São Paulo remonta aos anos de 1980, com intensa participação de estudantes, docentes e servidoras, com conquistas institucionais importantes ao longo das décadas. Em 2018, o Conselho Nacional de Educação – CNE instituiu a obrigatoriedade das atividades de extensão nos Cursos de Graduação da Educação Superior no Brasil, com a exigência de um mínimo de 10% da carga horária total dos currículos.

Como a Extensão está presente em nosso Currículo?

Na Feusp, as/os ingressantes no Curso de Pedagogia a partir de 2023 deverão cumprir 355 horas de extensão assim distribuídas:

1) 90 horas de extensão vinculadas às atividades de Práticas como Componente Curricular (PCC) das disciplinas Didática I, Didática II e Sociologia da Educação II.

2) 140 horas de extensão como parte do estágio curricular obrigatório das disciplinas Projeto Integrado de Estágio em Docência em Educação Especial (10h), Programa Integrado de Estágio em Gestão, Política e Organização da Educação Brasileira (20h), Projeto Integrado de Estágio em Docência em Matemática e Ciências (30h), Projeto de Estágio Integrado em Docência em Linguagem (60h), Fundamentos Teórico-Metodológicos da Alfabetização (20h). 

3) 125 horas de extensão em Estudos Independentes, por meio das atividades do eixo inserção social da Tabela de Atividades Aceitas, que abrange a participação em diferentes tipos de projetos de extensão no âmbito da Feusp e das demais Unidades da USP. Atenção! A Tabela de Estudos Independentes é organizada em três eixos: qualificação, investigação e inserção social. Somente as horas do eixo “inserção social” são consideradas para fins da curricularização da extensão.

As ações de extensão no âmbito das disciplinas e do estágio curricular (itens “1” e “2” acima) serão definidas em comum acordo com a/o docente Feusp responsável. Após aprovação na disciplina, o cômputo da carga horária de extensão correspondente será automático no histórico escolar (verificar a coluna “EXT” do histórico escolar).

Já aquelas ações do eixo “inserção social” dos Estudos Independentes (item “3” acima) poderão ser cumpridas por meio da participação nos projetos de “Atividades Extensionistas Curriculares – AEX” ofertados pelas diferentes Unidades da USP.  No início de cada semestre letivo, é preciso consultar no Sistema Júpiter as reedições dos projetos de AEX ou os novos projetos ofertados.

Em 2024, só para citar alguns exemplos, os docentes da Feusp ofertaram os seguintes projetos de AEX: a) Formação e pesquisa em educação especial com orientação inclusiva Profissão Professor(a): visita de estudantes do Ensino Médio à Feusp; b) Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura); c) Interação com as áreas públicas dos serviços de educação, saúde e assistência social em 4 polos da Grande São Paulo; d) Práticas de Educação Midiática: da concepção, produção e oferta de cursos de formação mediados via tecnologias digitais para a comunidade educacional; e) De volta à escola: EU na USP; f) Clubinho de Educação Integral da Feusp.

Por que curricularizar a Extensão?

A USP espera que as atividades de extensão proporcionem às/aos estudantes “o desenvolvimento de habilidades práticas”, “o convívio com pessoas de diferentes culturas” e a “possibilidade de servir à sociedade” (cf. Guia de Curricularização da Extensão – USP, p. 10).

Em caso de dúvida, escreva para a Comissão de Graduação – CG <cgfeusp@usp.br> ou para a Comissão de Cultura e Extensão – CCEx <ccexfe@usp.br>.

Elaboração: Comissão de Graduação, Comissão de Cultura e Extensão, Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC, Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia.