Estágios

Clube de Matemática e Ciências

Docentes Responsáveis:

Prof. Manoel Oriosvaldo de Moura – modmoura@usp.br

Profa. Lucia Helena Sasseron – sasseron@usp.br – Sala 129 (bloco A)

Profa. Raquel Milani –  rmilani@usp.br  – Sala 102 (bloco A)

Prof. Zaqueu Vieira Oliveira – z.zaqueu@usp.br – Sala 126 (bloco A)

Profa. Ermelinda Moutinho Pataca – ermelinda.pataca@gmail.com – Sala 109 (bloco A)

Profa. Martha Marandino – marmaran@usp.br – Sala 134 (bloco A)

Prof. Vinicio de Macedo Santos – vms@usp.br – Sala 126 (bloco A)

Educador responsável:

Afonso Martins Andrade – afonso@usp.br – Labrimp – Sala 42 (bloco B – ala C)

O Clube de Matemática é um projeto de estágio da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) para alunos da Pedagogia e da Licenciatura em Matemática. Desenvolvido desde 1999 no Laboratório de Matemática, o Clube de Matemática consiste em um espaço em que os estagiários interagem entre eles e com alunos da Escola de Aplicação da FEUSP, no desenvolvimento de propostas de ensino.

Desde 2010 o Clube de Matemática passou a acolher aos alunos e as disciplinas de Metodologia de Ensino. O principal objetivo deste projeto é criar no Laboratório de Matemática da FEUSP um ambiente de discussão sobre questões de sala de aula e de pesquisa teórico/prática relacionadas à educação destas disciplinas de maneira disciplinar e interdisciplinar.

Dada a nova configuração do Clube, com a participação de outras metodologias, tornou-se essencial a criação de uma estrutura mais permanente que possa dar suporte às atividades de estágio que ali se realizam. Desta maneira e considerando o elevado número de atividades desenvolvidas nos semestres, em 2015 os docentes responsáveis solicitaram um educador da área de Matemática (funcionário FEUSP), que juntamente com um monitor bolsista fossem capazes de orientar a elaboração e aplicação das atividades planejadas pelos estagiários.

Você também pode ver outras ações do Clube de Matemática e Ciências no portal do LABEDUC (Laboratórios da Faculdade de Educação da USP) e no LABMAT (Laboratório de Matemática)

Clube de Matemática (vídeo)

CMC_Calendário 2018.2

CMC_Calendário 2019.1