Estágios

Mostra de Estágios

V Mostra de Estágios FEUSP – 2019

Objetivo: socializar experiências dos estágios vinculados às disciplinas cursadas pelos estudantes na Faculdade de Educação.
Público Alvo: estudantes, professores da educação básica e docentes da FEUSP.

Inscrições: 29/10 a 14/12/2018 – formulário no link https://goo.gl/koVwG7

Quando: 19, 20 e 21/03/2019

Onde: Auditório da Faculdade de Educação

O estágio na perspectiva da escola: IV Mostra de Estágios FEUSP traz profissionais e estudantes de escolas da rede pública para o debate na universidade

Nos dias 06, 07 e 08 de março aconteceu a IV Mostra de Estágios FEUSP, evento anual organizado pelas educadoras do Programa de Formação de Professores.  A Mostra, consolidada como espaço importante de troca de experiências e formação docente, contou nas Mesas dessa edição com professores supervisores de estágio e estudantes da educação básica que participaram de projetos de estagiários da FEUSP em suas escolas.

Os profissionais da escola destacaram a importância da troca com os estagiários e da participação destes nas atividades da escola, bem como o ganho qualitativo, tanto para a escola quanto para o estudante, proporcionado por um estágio realizado com base em uma relação institucional entre a universidade e a escola. Os estudantes que participaram de projetos de estagiários da FEUSP em suas escolas relataram, principalmente, o aprendizado com as diferentes atividades planejadas em conjunto por professores e estagiários e com a experiência de atuarem como monitores no desenvolvimento dessas atividades para seus colegas estudantes.

Vicente de Almeida, professor da EE Dr. Luís Arrôbas Martins, e Erika D. D. Batista, assistente de direção da EMEF Infante Dom Henrique, falam sobre o cotidiano escolar e a experiência de receber os estagiários.
Estudantes da ETEC André Bogosian apresentam o estágio e participam do debate.

Foram apresentadas experiências de estágios vinculadas às disciplinas de metodologia de ensino, didática, política e organização da educação básica, psicologia da educação e coordenação do trabalho na escola realizadas em diferentes escolas da rede pública de ensino, com destaque para as escolas do Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo.

Professor Fernando Ferreira, da EE Prof. Antônio Francisco Redondo, e estagiários do Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo apresentam suas experiências.
Público nas apresentações de estágio do ensino de metodologia de língua portuguesa e línguas estrangeiras.
Maria Carolina Jerônimo, diretora da EE Dr. Luís Arrôbas Martins e Profª Denise Trento participam do debate.

As docentes debatedoras comentaram os estágios apresentados, destacando como a experiência do estágio amplia a visão sobre a escola e a educação e a importância de algumas das seguintes questões: a aproximação entre escola e universidade; o conhecimento do contexto escolar e do trabalho do professor; a postura de aprendiz que o estagiário deve estabelecer com o profissional experiente; a relação entre as discussões na disciplina e as práticas de estágio, dentre outras.

Professoras Silvia Trivelato e Rita Gallego nas Mesas do segundo dia da Mostra.

Professoras Vera Marinelli e Iracema Nascimento nas Mesas do terceiro dia da Mostra.

Na mesa de abertura, docentes da FEUSP apresentaram suas propostas de estágio curricular, destacando a riqueza da especificidade teórica de cada área, evidenciada no caráter disciplinar do estágio na FEUSP. Foram apresentadas pesquisas com egressos das licenciaturas, que demonstram a relevância do estágio na formação dos futuros professores e a necessidade de se pensar o estágio como eixo articulador da formação docente. Nesse sentido, também foi apontada a importância de um reposicionamento da FEUSP em relação ao Programa de Formação de Professores da USP. A proposta indicada é que essa faculdade, responsável pela formação docente de todos os licenciados do campus Butantã, assuma a condução do Programa em articulação com as outras unidades.

Professor@s Sandra Sawaya, Vinício de Macedo, Maria Isabel de Almeida e Rosângela Prieto na Mesa de abertura da IV Mostra de Estágios.

Texto: Jany Elizabeth Pereira e Marina Capusso

Fotos: Gislaine de Oliveira