Estágios

Mostra de Estágios

Lista* d@s estudantes que apresentarão suas experiências de estágio na V Mostra de Estágios FEUSP:

1. Bárbara Thaís Ferreira de Alencar Mendes
  2. Brenda Satomi Kodama
  3. Caio Cesar Rubini Pereira
  4. Carimie Romano
  5. Fernanda da Silva Proença
  6. Flávia Herédia Miotto
  7. Isabella Cunha Soares Coelho
  8. Katerina Blasques Kaspar
  9. Kleber Camargo da Silva
  10. Layla Christina Moraes Jorge
  11. Maíra Ramalho Matias
  12. Mariana Queiroz da Silva
  13. Ranny Cabrera
  14. Raúla Yasmin Alves da Costa
  15. Thais Estefania Costa
  16. Vanessa Rubim
  17. Vivian Maria Florencio Ramos

*Tod@s @s estudantes receberam e-mails com orientações sobre a apresentação. Se você está na lista e não recebeu uma mensagem, entre em contato pelo e-mail ecampo.fe@usp.br

O estágio na perspectiva da escola: IV Mostra de Estágios FEUSP traz profissionais e estudantes de escolas da rede pública para o debate na universidade

Nos dias 06, 07 e 08 de março aconteceu a IV Mostra de Estágios FEUSP, evento anual organizado pelas educadoras do Programa de Formação de Professores.  A Mostra, consolidada como espaço importante de troca de experiências e formação docente, contou nas Mesas dessa edição com professores supervisores de estágio e estudantes da educação básica que participaram de projetos de estagiários da FEUSP em suas escolas.

Os profissionais da escola destacaram a importância da troca com os estagiários e da participação destes nas atividades da escola, bem como o ganho qualitativo, tanto para a escola quanto para o estudante, proporcionado por um estágio realizado com base em uma relação institucional entre a universidade e a escola. Os estudantes que participaram de projetos de estagiários da FEUSP em suas escolas relataram, principalmente, o aprendizado com as diferentes atividades planejadas em conjunto por professores e estagiários e com a experiência de atuarem como monitores no desenvolvimento dessas atividades para seus colegas estudantes.

Vicente de Almeida, professor da EE Dr. Luís Arrôbas Martins, e Erika D. D. Batista, assistente de direção da EMEF Infante Dom Henrique, falam sobre o cotidiano escolar e a experiência de receber os estagiários.
Estudantes da ETEC André Bogosian apresentam o estágio e participam do debate.

Foram apresentadas experiências de estágios vinculadas às disciplinas de metodologia de ensino, didática, política e organização da educação básica, psicologia da educação e coordenação do trabalho na escola realizadas em diferentes escolas da rede pública de ensino, com destaque para as escolas do Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo.

Professor Fernando Ferreira, da EE Prof. Antônio Francisco Redondo, e estagiários do Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo apresentam suas experiências.
Público nas apresentações de estágio do ensino de metodologia de língua portuguesa e línguas estrangeiras.
Maria Carolina Jerônimo, diretora da EE Dr. Luís Arrôbas Martins e Profª Denise Trento participam do debate.

As docentes debatedoras comentaram os estágios apresentados, destacando como a experiência do estágio amplia a visão sobre a escola e a educação e a importância de algumas das seguintes questões: a aproximação entre escola e universidade; o conhecimento do contexto escolar e do trabalho do professor; a postura de aprendiz que o estagiário deve estabelecer com o profissional experiente; a relação entre as discussões na disciplina e as práticas de estágio, dentre outras.

Professoras Silvia Trivelato e Rita Gallego nas Mesas do segundo dia da Mostra.

Professoras Vera Marinelli e Iracema Nascimento nas Mesas do terceiro dia da Mostra.

Na mesa de abertura, docentes da FEUSP apresentaram suas propostas de estágio curricular, destacando a riqueza da especificidade teórica de cada área, evidenciada no caráter disciplinar do estágio na FEUSP. Foram apresentadas pesquisas com egressos das licenciaturas, que demonstram a relevância do estágio na formação dos futuros professores e a necessidade de se pensar o estágio como eixo articulador da formação docente. Nesse sentido, também foi apontada a importância de um reposicionamento da FEUSP em relação ao Programa de Formação de Professores da USP. A proposta indicada é que essa faculdade, responsável pela formação docente de todos os licenciados do campus Butantã, assuma a condução do Programa em articulação com as outras unidades.

Professor@s Sandra Sawaya, Vinício de Macedo, Maria Isabel de Almeida e Rosângela Prieto na Mesa de abertura da IV Mostra de Estágios.

Texto: Jany Elizabeth Pereira e Marina Capusso

Fotos: Gislaine de Oliveira