Estágios

Mostra de Estágios

III Mostra de Estágios reafirma potencial formativo dos estágios

Nesta edição, a Mostra contou com cinco Mesas, das quais participaram estudantes de diferentes licenciaturas, docentes e educadores da USP, além de profissionais da educação básica.

Uma das Mesas teve como tema o trabalho desenvolvido com escolas campo no âmbito do Programa de Formação de Professores em várias unidades da USP, sendo que, em outra, foram apresentados estágios realizados no Projeto Escolas Campo: formação em diálogo, desenvolvido na FEUSP. O destaque nas duas Mesas foi para a parceria entre a universidade e as escolas e o acompanhamento no desenvolvimento dos estágios.

Nas demais Mesas foram apresentadas experiências de estágios curriculares realizados em escolas públicas procuradas diretamente pelos estudantes que, em linhas gerais, destacaram o aprendizado e a troca com os professores, a importância de estágios que possibilitam desenvolver temas de seu interesse e permanecer mais tempo na escola, de forma a conhecer melhor o contexto, os alunos e consolidar a relação com o professor. Vários estudantes afirmaram que o estágio confirmou sua decisão pela carreira docente.

Os professores da rede pública ressaltaram que receber estagiários permite uma troca profícua não somente de ideias e materiais, como também de reflexão e revisão de sua própria prática docente, na medida em que o estagiário se constitui como olhar estrangeiro na escola. Destacaram ainda a importância do estagiário no processo de formação continuada dos professores que já estão em exercício.

Alguns pontos destacados pelos docentes da USP a partir das apresentações foram o comprometimento e a seriedade dos estudantes, a diversidade de experiências e a relevância dos estágios realizados em forma de projetos, o respeito pela escola e por seus profissionais. Alguns consideraram que pontos levantados durante a Mostra contribuíram para repensarem a organização de seus estágios.

Houve debates entusiasmados em torno do equilíbrio entre a observação e atividades de regência/intervenção na escola, além da forma de dar um retorno dos estágios ao professor e à escola.

A Mostra segue como importante espaço de discussão, reflexão e visibilidade de experiências de estágios realizadas por estudantes da FEUSP.

mostra_site

Mesa sobre o Programa de Formação de Professores da USP. 28 de março.

mostra_site2

Apresentação de estagiários do Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo. 29 de março.

mostra_site8

Docente da FEUSP fala sobre estágio de aluna de sua disciplina realizado em escola campo.

mostra_site3

Apresentação de estágios de metodologia de ensino. 29 de março.

mostra_site4

Apresentação de estágios com temáticas de diversidade de gênero e questões étnico-raciais. 30 de março.

mostra_site5

Diversas temáticas compõem as apresentações da última Mesa da III Mostra. 30 de março.

mostra_site6

Professora de educação infantil fala sobre a experiência de receber estagiários no Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo.

mostra_site7

Docentes da FEUSP participam de debate na III Mostra.

mostra_site9

Docente da FEUSP participa de debate na III Mostra.

mostra_site10

Estudante participa de debate na III Mostra.