Estágios

Termo de Compromisso e Ficha de Estágio

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

Os estágios curriculares seguem as definições (atividades, locais, produções etc.) estabelecidas pelo/a docente responsável pela disciplina com estágio obrigatório, que são pactuadas com os/as estudantes nas primeiras semanas de aula. No entanto, há também orientações gerais da FEUSP em cada semestre letivo que servem de referência para as propostas de estágio de cada disciplina, de forma complementar à Portaria de Estágio vigente, além do Protocolo  para casos de Covid-19 na Feusp ou nos locais de estágio.

1) “Orientações para os estágios curriculares – 1º sem. 2022“.

2) “Portaria FEUSP nº 19/2019 – Portaria de Estágio“.

3) Protocolo em relação a casos de Covid-19 na Feusp ou nos locais de estágio”.

4) “Orientações para os estágios curriculares – 2º sem. 2022” (será publicada em breve)

Em suma, cabe à/ao docente definir a proposta de estágio da disciplina, levando em consideração essas orientações gerais, bem como as possibilidades das/os estudantes e das instituições concedentes.

Observação: o estágio curricular será preferencialmente presencial e só ocorrerá de forma remota em caráter excepcional, nos casos em que houver anuência da/o docente responsável pela disciplina na Feusp.

TERMO DE COMPROMISSO PADRÃO DA FEUSP

O Termo de Compromisso é o documento que formaliza o estágio curricular em uma instituição concedente. Nos casos de estágio presencial ou remoto em uma instituição: 1) o/a estudante precisa baixar o Termo de Compromisso (versão geral) e inserir/selecionar nos campos indicados (data, nome, nº usp, e-mail, curso etc.); 2) em seguida, deverá coletar a assinatura (manual ou digital) da/o docente FEUSP; 3) por fim, o(a) estudante enviará por e-mail o Termo à instituição de estágio.

Licenciandos(as) de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (I e II) e de Metodologia do Ensino de Linguística (I e II) precisam baixar o Termo de Compromisso – área de Linguagem. Nesta versão, além de inserir/selecionar nos campos do Termo, será preciso selecionar a disciplina (Linguística ou Língua Portuguesa) nos campos do anexo “Linhas Gerais de Atuação do Estagiário…”, tanto no título como no corpo do documento. No mais, os procedimentos são os mesmos descritos acima.

Observações:

1) Se ficar mais fácil, é possível utilizar a versão do Termo de Compromisso com lacunas para preenchimento (manual ou digital).

2)  Todas as versões do Termo podem ser utilizadas por estudantes de Bacharelado que cursam optativas com estágio na FEUSP e por estudantes dos projetos de extensão – “Professores da Rede Pública de Ensino” e “Universidade Aberta à Terceira Idade”.

3) A formalização de estágio remoto em uma dada instituição concedente (escolar ou não) poderá ser realizada por meio do Termo de Compromisso padrão da FEUSP.

“AUTO SEGURO” – FUNDO DE COBERTURA CONTRA ACIDENTES

A USP optou por não contratar apólice de seguro, mas cada estagiária(o) está segurada(o) pelo Fundo de Cobertura de Acidentes Pessoais da Universidade de São Paulo (“PORTARIA GR Nº 5721, DE 21 DE JUNHO DE 2012“), conforme artigo 4º, § 1º, inciso III da Resolução USP 5.528/09 e artigo 9º, parágrafo único, da Lei 11.788/08.

Esse “auto seguro” da USP consta em todos os documentos para formalização de estágio da Feusp. Mas se houver demanda por cópia da “apólice de seguro”, imprima ou gere um pdf da “Portaria do Fundo” (link anterior).

FICHA DE ESTÁGIO CURRICULAR

A Ficha de Estágio é o documento de registro das atividades/horas realizadas pelo estagiário(a) na instituição concedente. Na Ficha, o aluno deverá discriminar e descrever as atividades realizadas a cada dia e em conformidade com a proposta de estágio do docente FEUSP.

O(a) licenciando(a) precisa baixar a Ficha de Estágio (pdf), imprimir o documento, preencher com seus dados e levá-lo sempre que for ao campo de estágio.  Também é possível acessar a Ficha de Estágio em formato word.

Observações:

1)  Para os estágios presenciais,  apenas a assinatura da/o docente FEUSP não será exigida, ou seja, nas fichas deverão constar as assinaturas (manuais ou digitais) da instituição concedente e da/o estudante. As fichas deverão ser anexadas junto com o histórico escolar (já constando a aprovação) no FORMULÁRIO ON-LINE DE REGISTRO , após o encerramento do semestre letivo.

2)  Para os estágios remotos, não são obrigatórias as assinaturas da/o docente FEUSP, nem da instituição concedente de estágio e tampouco da/o estudante. As fichas deverão ser anexadas junto com o pdf do histórico escolar (constando a aprovação) no FORMULÁRIO ON-LINE DE REGISTRO , após o encerramento do semestre letivo.

CASOS ESPECIAIS – OUTROS DOCUMENTOS

Algumas escolas estaduais (EEs), centros de estudo de línguas (CELs) da rede estadual e escolas técnicas estaduais (ETECs) poderão exigir modelos de documentos distintos do Termo de compromisso padrão da FEUSP. Para essas situações, consulte os tutoriais disponíveis na aba Casos especiais – outros documentos.