Estágios

Estágio em período de isolamento social

 

Devido ao agravamento da epidemia de COVID-19 no país e compreendendo a necessidade de continuidade das medidas de distanciamento social nos próximos meses, a Congregação da Faculdade de Educação deliberou em 13/05/2020 por adotar diferentes formas de organização e de desenvolvimento dos estágios a serem pactuadas por cada docente com suas turmas. Você pode acessar o documento da Congregação em http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/reorganizacao-2-2020.pdf

O conjunto de documentos e links a seguir pretende servir como subsídio às propostas que estão sendo construídas como alternativas para a realização dos estágios curriculares nesse período.

No Manual da(o) Estagiária(o), você vai encontrar informações sobre os estágios (legislação, disciplinas e carga horária dos cursos de Pedagogia e das demais licenciaturas, modalidades etc.),  sobre o Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação (projetos, equipe, formas de acompanhamento dos estágios etc.), além de orientações gerais e informações sobre os setores afins na FEUSP. Ao final, você encontrará um Glossário de siglas das redes oficiais de ensino e links para pesquisa em páginas do Ministério da Educação, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

O documento Materiais de redes públicas para ensino remoto reúne links para documentos e materiais disponibilizados às escolas públicas de educação básica para a realização de atividades remotas.

No Guia de Escolas você encontra informações referentes a um conjunto de escolas de diferentes modalidades e etapas da educação básica no município de São Paulo e na região metropolitana. Essas unidades escolares são regularmente contatadas e visitadas pelas educadoras e recebem as(os) estagiárias(os) da FEUSP. Ainda que nesse momento as escolas não estejam recebendo as(os) estagiárias(os) como indicado no Guia, ele é um importante instrumento de consulta para acesso a informações das escolas sobre estrutura, projetos e traz links para documentos disponibilizados pelas escolas ou matérias a seu respeito, bem como endereços de sites e páginas nas mídias sociais. Nesse processo de adaptação ao complexo cenário de trabalho remoto, algumas escolas têm usado seus sites e mídias sociais para contato com a comunidade e divulgação de atividades às(aos) estudantes.

Caso sua turma tenha necessidade de fazer outras consultas a alguma dessas unidades, a(o) docente de sua disciplina deverá entrar contato com as educadoras para que elas possam realizar as mediações necessárias.

  • Portaria Feusp nº 19/2019 – Estabelece normas e procedimentos para os estágios curriculares obrigatórios da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(FEUSP).