Inclusão e Pertencimento

Programa Autonomia Acadêmica

 

ProAcadApresentação

Em Reuniões Pedagógicas realizadas pela Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), no início de cada semestre letivo, para a discussão, entre seus(suas) docentes, de temáticas relevantes para o trabalho formativo a ser desenvolvido, tem recorrentemente se apresentado a necessidade de reconhecer as especificidades do processo de inserção e desenvolvimento dos/as estudantes do curso de pedagogia e demais licenciaturas nas práticas orais e letradas próprias à cultura acadêmica.
Nas discussões realizadas têm-se observado que a iniciação na cultura acadêmica envolve um conjunto de questões que remetem, em última instância, ao repertório cultural acumulado pelos(as) estudantes durante sua socialização primária e sua história escolar, bem como às especificidades de cada área e disciplina que compõem o campo educacional.
A universidade adotou tradicionalmente práticas formativas que pressupõem que os(as) estudantes tenham familiaridade com uma determinada escrita científica ou acadêmica, associada a um tipo característico de erudição no trabalho com os textos de referência, ao que se associam habilidades e ferramentas para as atividades de leitura e de escrita que já seriam constitutivas das possibilidades de leitores e escritores egressos da escola básica.
Ocultam-se, nesse modelo de inserção acadêmica, as diferenças na produção discursiva própria à escrita acadêmica (com seus processos de didatização que fragmentam textos e práticas letradas para conformá-los ao esquadrinhamento do currículo), e na produção discursiva própria à cultura acadêmica, em que se opera com conceitos estranhos à formação no ensino básico, como os de autoria, obra, disciplina, entre outros que exigem modos específicos de participação do sujeito nos processos discursivos.
Reconhecendo a heterogeneidade dos resultados dos processos de escolarização do alunado, assim como as distâncias entre as práticas orais e letradas próprias da escolarização básica e aquelas características da cultura acadêmica, o principal objetivo do plano de ação proposto por este Grupo de Trabalho é o de favorecer a inserção satisfatória de estudantes na Feusp, dos mais diferentes cursos de licenciatura, em práticas acadêmicas na graduação ou na pós-graduação.
Nesse sentido, recuperam-se algumas iniciativas, desenvolvidas anteriormente, em diferentes momentos, junto ao curso de Pedagogia na Feusp, particularmente por docentes que trabalharam com alunos(as) ingressantes.
A partir desse resgate, e dos encaminhamentos advindos das reuniões pedagógicas semestrais e daquelas do GT Autonomia Acadêmica, apresenta-se neste documento a estruturação do Programa Autonomia Acadêmica que deverá propor e articular ações, com a participação de docentes, de pós-graduandos(as) e/ou de pós-doutorandos(as) com o objetivo de oferecer possibilidades de aprimoramento da leitura e escrita acadêmicas, bem como o fomento de vivências universitárias que agreguem aos repertórios dos/as estudantes distintos modos de experiência na educação superior. Clique para conhecer o regulamento do Programa Autonomia Acadêmica.

contato: autacadfe@usp.br

Para acessar mais informações sobre letramento acadêmico, clique aqui

 

Dislane Zerbinatti Moraes (Coordenadora EDM – FE)

Emerson de Pietri (EDM – FE)

Jaime Francisco Parreira Cordeiro (EDM – FE)

Juliana de Souza (EDM – FE)

Patrícia Aparecida do Amparo (EDM – FE)

Taís Araujo (EDF – FE)

Gustavo Silveira Martins da Silva (colaborador estudante de graduação FE)

 

A preocupação com a autonomia acadêmica dos(as) estudantes não é algo novo na Feusp. No segundo semestre de 2001, em ação coordenada pelo professor Antônio Joaquim Severino, alguns docentes que então ministravam aulas para o 1º ano do curso de Pedagogia constituíram um grupo a fim de trocar experiências e sopesar o desempenho acadêmico dos(as) estudantes. Foram realizados alguns encontros em que cada docente apresentava o programa efetivamente realizado, bem como as atividades de leitura e escrita e as práticas de avaliação implementadas nos cursos. Isso se repetiu no semestre seguinte, e também, de modo menos sistemático, em diversas ocasiões em que os professores do primeiro ano estabeleceram a prática de compartilhar os programas, acompanhada ou não de conversas informais. Essa prática de compartilhamento dos programas se observou esporadicamente, ao longo do período, até pelo menos o ano de 2014.
Já em 2016 foi desenvolvido o projeto Entrei na USP e Agora?, resultante da parceria entre os(as) professores(as) Marcos Garcia Neira, Rosa Iavelberg e Karina Soledad Maldonado Molina. O projeto teve como origem uma demanda dos(as) estudantes do curso de Pedagogia, apresentada ao Prof. Marcos que, à época, era o presidente da Comissão de Graduação. O princípio foi favorecer o reconhecimento do espaço da universidade e a organização da vida acadêmica dos(as) estudantes, que se sentiam desorientados(as) diante de tantas leituras e trabalhos. Como entre os anos de 2013-2014 a Profa. Karina Maldonado participou do programa de Tutoria da Pró-Reitoria de Graduação, auxiliando duas estudantes com leituras e organização do tempo e demandas de trabalhos. Com essa expertise foram realizadas atividades de tutoria acadêmica nos anos de 2016 e 2017, tendo sido atendidos(as) 15 estudantes no biênio, em sua maioria ingressantes, com o concurso de 2 bolsistas que trabalhavam no período entre as aulas.
Em maio de 2018 foi eleita nova gestão para a Comissão de Graduação, que, no planejamento de suas ações, propôs trazer para a pauta das reuniões pedagógicas o resgate de questões sensíveis ao corpo discente, dentre esses as práticas de leitura e escrita acadêmicas. No segundo semestre de 2019, a reunião pedagógica se orientou por esse tema e se decidiu, na ocasião, organizar um grupo de trabalho que pudesse dar prosseguimento às discussões e ações iniciadas naquele momento. Denominado inicialmente Apoio Pedagógico, logo ao final de sua primeira reunião foi renomeado como Autonomia Acadêmica, cujos trabalhos até agora desenvolvidos estão aqui sistematizados.

* Ampliar possibilidades de aproveitamento e fruição da vida acadêmica.
* Criar condições favorecedoras da progressiva integração dos(as) estudantes da Feusp na cultura universitária e da aquisição das práticas acadêmicas características do campo da Educação.

* Instituir práticas acadêmicas que favoreçam a consolidação de autonomia acadêmica pelos(as) alunos(as) ingressantes, no que se refere em especial à leitura de textos e às formas de escrita próprias ao letramento acadêmico.
* Fomentar ações de formação (oferecimento de disciplinas na graduação e pós-graduação, minicursos, oficinas, oferta de materiais didático/pedagógicos, de dispositivos on-line digital e outras), que possibilitem a apropriação de práticas de fala, escuta, leitura e escrita acadêmicas, próprias às diferentes áreas e disciplinas que compõem o curso de Pedagogia e o campo da Educação.
* Orientar docentes e estudantes sobre os recursos da/na USP que possam contribuir para seu desenvolvimento acadêmico e cultural.

* Consolidar instrumentos de caracterização do perfil dos/as estudantes e/ou das turmas, em seu primeiro ano na universidade ou curso de licenciatura, nos cursos da Faculdade de Educação;
* Propor e acompanhar ações de tutoria a serem realizadas por docentes e pesquisadores em nível de pós-graduação e de pós-doutorado para o acolhimento de estudantes ingressantes em nível de graduação, pós-graduação e os oriundos de intercâmbio, continuamente;
* Realizar encontro semestral com os(as) docentes ministrantes de disciplinas do primeiro ano do curso de Pedagogia para o estabelecimento de propostas de ação formativa em práticas de letramento acadêmico próprias de cada uma das disciplinas introdutórias do curso;
* Contribuir para a construção de acordos mínimos, entre docentes, sobre práticas de leitura e de exercícios de produção escrita para iniciar os alunos em algumas das rotinas e exigências da formação universitária e da produção acadêmica, consideradas as especificidades de cada área de conhecimento que compõe os cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação;
* Fomentar a oferta de oficinas e minicursos sobre estratégias de estudo e estilos de aprendizagem;
* Incentivar a realização de cursos de extensão, por docentes, bem como de cursos específicos, por setores da Feusp, como bibliotecas e laboratórios, em colaboração entre si e/ou com outras unidades, que se destinem ao estudo e ao ensino de algumas técnicas e práticas da leitura ou da produção de textos acadêmicos;
* Estimular a participação dos(as) estudantes em atividades ofertadas em outras unidades em que são desenvolvidas ações de formação para a leitura e a escrita acadêmicas;
* Partilhar a organização de eventos (como jornadas, encontros, colóquios, seminários ou workshops) para tratar de temas relacionados à participação na cultura universitária e ao desenvolvimento de práticas de letramento acadêmico;
* Impulsionar e promover o (re)conhecimento da universidade como espaço de aprendizagem (com realização de atividades em colaboração com museus, teatros, cinemas, bibliotecas etc.);
* Incentivar os(as) estudantes ingressantes do curso de Pedagogia a aproveitarem as atividades de estudos independentes dos 1º e 2º semestres do curso em espaços e atividades de formação para a leitura e a escrita oferecidas em diferentes unidades e setores da USP e de outras instituições;
* Promover discussões para a concepção, elaboração e reconfiguração de disciplinas ofertadas na Feusp (de modo condensado ou não; em horários regulares ou alternativos; em parceria entre docentes) que possam contribuir para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita dos(as) estudantes;
* Estimular a criação e oferta de disciplina optativa sobre leitura e produção de textos que contemple os objetivos propostos pelo GT Autonomia Acadêmica;
* Realizar, em parceria com o Centro Acadêmico Professor Paulo Freire, atividades de recepção de calouros em que docentes (e/ou doutorandos(as), e/ou pós-doutorandos(as)) apresentem suas relações com a leitura e a escrita em seus processos de inserção na cultura acadêmica;
* Criar formas e práticas de divulgação de informações para os alunos a respeito da diversidade de experiências culturais e formativas oferecidas pela vida universitária no âmbito da USP; concretamente, no caso da Feusp, produzir materiais de divulgação que sistematizem as inúmeras iniciativas desenvolvidas pelos diversos docentes e grupos de
cultura, de estudos e de pesquisa, e incentivo de ações que estes possam desenvolver junto aos alunos ingressantes;
* Promover parcerias com vistas a criar aplicativo e espaço no site da Feusp para notificar estudantes sobre atividades e ações de formação para práticas de leitura e escrita acadêmicas, ou de integração mais ampla à cultura universitária;
* Realizar curadoria de material disponível na web para transmissão complementar de conteúdos importantes para o desenvolvimento da autonomia acadêmica.