TUTORIAIS
“Como ocupar posições de representação institucional na FEUSP“.
2024
OUTUBRO
Participação da CIP e seus programas na Semana da Educação da FEUSP, com exposição de painéis apresentando os resultados do Censo aplicado em maio de 2024. Para conferir os resultados, clique aqui.
Reunião aberta da CIP, com a participação do Prof. Ricardo Rodrigues Teixeira, diretor de Saúde Mental e Bem-Estar Social da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), que falou sobre o Programa ECOS e políticas de saúde mental na USP.
SETEMBRO
Publicação da Portaria FEUSP 38-2024, que regulamenta procedimentos para estudantes que tenham a necessidade de alterar a continuidade inicialmente prevista nos cursos da FEUSP.
JULHO
Divulgação do novo canal de contato da CIP-FEUSP para o envio de demandas relacionadas às questões de acessibilidade, denúncias de casos de discriminação e preconceito e envio de sugestões: o formulário Fale com a CIP-FEUSP.
JUNHO
Reunião aberta da CIP, com a participação da Profa. Cláudia Vianna, que coordenou um momento de estudo a respeito da temática Gênero e Educação.
MAIO
Início da Aplicação do Censo-FEUSP para as três categorias.
Link para os questionários:
– Servidores: https://forms.gle/
– Estudantes: https://forms.gle/TK8ZzSWnGPhqFLc86
ABRIL
Atividade de integração de novos docentes e pessoas da categoria técnico e administrativo com a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP-FEUSP) A comunidade FEUSP cresceu nos últimos seis meses, e ficamos felizes com chegada das seguintes pessoas:
Categoria de Docentes
Cargos:
Ana Karina Amorim Checchia
Fernando Luiz Cássio Silva
João Francisco Migliari Branco
Mille Caroline Rodrigues Fernandes
Rena de Paula Orofino Silva
Taís Araújo
Claros:
Eder Marques Loiola
Emyly Kathyury Kataoka
Jonathan Alves Martins
Marcela Boni Evangelista Simone dos Santos Pereira
Categoria das pessoas servidoras e técnico-administrativas
Márcia Cassemiro da Silva
Marcos Gomes
Sonia Liamara Martins
Para celebrar e darmos boas-vindas ao grupo, convidamos as duas categorias para um almoço comunitário (no esquema cada um traz algo de comer ou de beber), durante o qual batemos um papo informal, nos apresentamos e esclarecemos o que é a CIP e quais são os seus programas. Clique aqui para ver algumas fotos do evento.
2023
Foi realizada uma Roda de Conversa em 17/05/23 sob organização dos Professores Claudia Rosa Riolfi – EDM, Rinaldo Voltolini – EDF e Rosângela Gavioli Prieto – EDA com o tema “Tornar-se professor em uma escola ameaçada”https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=6590 “A FEUSP está participando da campanha USP contra o Assédio”, com a distribuição de cartazes pela Unidade.
2021
Ações Afirmativas na Pós-Graduação
Mesa 2 – 22 de julho de 2021, às 19h. Cliquei aqui para assistir.
#descrição da imagem: Card com fundo branco e, em marca d’água, mãos levantadas com a palma virada para frente. Na parte de superior traz o nome do título do evento escrito na cor vermelha: “Ações afirmativas na Pós-graduação”. Abaixo, três círculos com as imagens das convidadas, sob cada uma delas o nome e filiação institucional: da esquerda para direita: Jacqueline Moraes Teixeira (PPGE/USP), mulher negra com cabelos crespos longos e soltos. Usa uma camisa de gola alta xadrez nas cores roxa, cinza e branco e um par de brincos roxo e dourado. Está em pé, em frente a uma parede bege com uma listra amarela no meio. Emerson Oliveira (PPGAS/USP), Indígena guarani, cabelos lisos e curtos. Olhos castanhos e puxados. Vestindo uma camiseta azul, relógio no pulso. Flávia Trentini (FDRP/USP) mulher branca de óculos, cabelos claros e longos, camisa branca, ao fundo parte de biblioteca e luminosidade. No canto inferior direito, a imagem de Francirosy Campos (mediadora) mulher cis, branca, muçulmana, usa lenço branco, blusa laranja, usa óculos de aro vermelho, ao fundo livros. No canto superior esquerdo as informações: Mesa 2, quinta, 21/jul 19h. Símbolo do Youtube e o nome do canal “Antropologia e Islam – Gracias”. Abaixo, o logotipo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, do Gracias – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FFCLRP/USP). Fim da descrição.
Mesa 1 – 21 de julho de 2021, às 9h. Clique aqui para assistir.
#descrição de imagem: Card com fundo branco e, em marca d’água, mãos formando um círculo. Na parte de superior traz o nome do título do evento escrito na cor vermelha: “Ações afirmativas na Pós-graduação”. Abaixo, três círculos com as imagens das convidadas, sob cada uma delas o nome e filiação institucional: da esquerda para direita: Gabrielle Weber (Escola de Engenharia de Lorena, USP) – no primeiro plano, busto da Gabi, uma mulher branca de cabelos castanho claros, longos, olhos azuis com piercings no nariz e levemente maquiada. Usa uma camiseta preta promocional do Pint of Science. Está de pé na frente de uma estante repleta de jogos de tabuleiro com algumas bruxinhas de enfeite penduradas. Rosenilton Oliveira (FEUSP), homem negro com cabelos crespos e barba. Usa uma camisa azul marinho e óculos com lentes redondas e douradas. Está sentado em uma poltrona de couro, virado de lado para a câmera, ligeiramente curvado. Seus braços estão cruzados e apoiados nas pernas. Biancha Angelucci (FEUSP) A imagem enquadra o colo e o rosto de Biancha, que usa uma blusa quadriculada em tons de cinza, com decote v. É uma mulher cis, branca, de 1,50m, sem deficiência, com cabelos lisos, castanho-avermelhados, na altura dos ombros, e estão meio presos. Seus olhos são castanhos escuros. Está olhando para a câmera e sorrindo. Uma tapeçaria com a wiphala está pendurada atrás dela. No canto inferior direito, a imagem de Francirosy Campos (mediadora) mulher cis, branca, muçulmana, usa lenço branco, blusa laranja, usa óculos de aro vermelho, ao fundo livros. No canto superior esquerdo as informações: Mesa 1, quarta, 21/jul 9h. Símbolo do Youtube e o nome do canal “Antropologia e Islam – Gracias”. Abaixo, o logotipo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, do Gracias – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FFCLRP/USP). Fim da descrição.
2020
CICLO IMAGENS EM DEBATES
O Ciclo se configura como um espaço de reflexão pedagógica, no sentido de que pretende propiciar certo “letramento” das pessoas com relação a convivência com o diferente. Almeja, em síntese, inverter a equação que estabelece que a diferença tem como resultado a intolerância e a desigualdade, para reafirmar que diferenciar é reconhecer as potencialidades do outro, respeitá-lo integralmente e permitir que sua identidade seja manifestada publicamente.
Sessão 4 – 03/12/2020. O que fazer dos arquivos de violência? Clique aqui para assistir
Objetivo
O objetivo central desta mesa-redonda é refletir sobre os modos de narrar a violência, caminhando neste limiar entre narrar o seu horror, não repeti-lo e, inclusive, interrompê-lo; trata-se de uma pergunta sobre o próprio modo de mobilizar as imagens, os enquadramentos propostos ou as montagens feitas, entendendo também que transmitir a memória da violência implica em contribuir para o reconhecimento do que se perdeu, das vidas que podem então ser lamentadas. lana Feldman (USP) e Marcelo D’Salete (USP) são os/as convidados/as da sessão 4, que contará com a mediação de Geovanna Santana de Andrade (USP). Apresentação da sessão: Fabiana Jardim (Feusp).
Sessão 3 – 16/10/2020. Imagens e Infâncias. Clique aqui para assistir.
Objetivo
A mesa-redonda Imagens e Infâncias visa contribuir para a discussão sobre o uso ético de imagens em nosso cotidiano e em nosso trabalho de docência e pesquisa, o que significa refletir tanto sobre as condições de produção e circulação de imagens de crianças (e suas dimensões éticas e legais) quanto sobre os modos de enquadramento de tais imagens, recusando estereótipos e clichês visuais que, frequentemente, significam violência para os sujeitos retratados (cuidados que se redobram quando se trata de fotografar crianças que “escapam” das infâncias geralmente registrada/produzidas por regimes visuais saturados em termos de classe, raça, gênero e normas culturais). Stela Guedes Caputo (coordenadora do Kékeré/Proped UERJ) e Márcia Gobbi (coordenadora do Grupo de Pesquisa Crianças, práticas urbanas gênero e imagens FEUSP) conversarão com Ana Helena (educadora da Creche Central da USP sobre os aspectos éticos da produção circulação e uso das imagens de crianças).
Sessão 2 – 18/9/2020 – Imagens e capacitismo. Clique aqui para assistir.
Mariana Rosa, Luciana Viegas e Taiane Marques são as convidadas desta 2a. sessão, com mediação de Biancha Angelucci.
Sessão 1 – 14/08/2020 – Imagens e racismo. Clique aqui para assistir.
Juliana dos Santos, Rosane Borges e Rafael Domingos Oliveira são os/as convidados da 1a. sessão, com mediação de Rosenilton de Oliveira .
2019
III Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer)
2019 Questões Étnico-Raciais na FEUSP Clique aqui para acessar a memória do evento
Mesa de Lançamento da Comissão de Equidade da FEUSP 15/5/2019. Assista aqui