Inclusão e Pertencimento

Histórico

 

A história da atual Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP-FEUSP) remonta ao momento em que, na FEUSP, foi criada uma Comissão de Equidade. https://www4.fe.usp.br/comissao-de-equidade.

Histórico da Criação:

2018: a Congregação da Feusp criou a Comissão de Equidade da Feusp, com objetivo de estimular o debate e a consolidação de uma cultura institucional comprometida com a promoção dos direitos humanos no funcionamento cotidiano da unidade.

2019: a Comissão de Equidade da Feusp, foi criando os seus programas próprios: o Programa Acolhe; o Programa Autonomia Acadêmica; o Grupo de Apoio às Estratégias Digitais (Gaed); e a Câmara de Equidade da Pós-Graduação. Clique para conhecer a composição em 2021.

2022: Em maio, o Conselho Universitário aprovou a criação da nova Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento – PRIP. Ela previa a instauração de Comissões de Inclusão e Pertencimento nas Unidades.

2023: em março, a Comissão Inclusão e Pertencimento (CIP) da Faculdade de Educação da USP teve seu Regulamento aprovado nas duas instâncias regimentais: o Conselho da Pró-Reitoria da Inclusão e Pertencimento e a Congregação da Feusp, passando a ter caráter de Comissão Estatutária da FEUSP.

Uma das importantes ações da antiga Comissão de Equidade foi o Grupo de Apoio às Estratégias Digitais: https://www4.fe.usp.br/gaed-grupo-de-apoio-as-estrategias-digitais