Comissão de Equidade

Pessoas com deficiência

 

CICLO IMAGENS EM DEBATES

O Ciclo se configura como um espaço de reflexão pedagógica, no sentido de que pretende propiciar certo “letramento” das pessoas com relação a convivência com o diferente. Almeja, em síntese, inverter a equação que estabelece que a diferença tem como resultado a intolerância e a desigualdade, para reafirmar que diferenciar é reconhecer as potencialidades do outro, respeitá-lo integralmente e permitir que sua identidade seja manifestada publicamente.

Sessão 2: 18/9/2020 –  Imagens e capacitismo

O objetivo desta sessão é apresentar como diferentes movimentos sociais de pessoas com deficiência têm discutido a presença das pessoas com deficiência em campanhas publicitárias, filmes, séries, novelas e outros produtos televisivos.

Clique aqui para assistir.

2020_ Equidade_capacitismo_imagem

#descrição de imagem: Card com fundo branco e letras em verde e preto. Na parte superior, duas fotos: rosto de Mariana Rosa, mulher branca, de cabelos castanho-claro cacheados na altura dos ombros. Usa óculos e veste uma blusa amarela. Está apoiando o queixo na mão e sorrindo. Ao lado dela, a foto do rosto de Luciana Viégas, mulher negra de cabelos pretos trançados e amarrados em coque no alto da cabeça. Veste uma regata preta. Está olhando para afrente e sorrindo. Abaixo, outras duas fotos: rosto de Taiane Marquês, mulher negra, com cabelos castanho-escuro encaracolados. Usa óculos. Está com o braço dobrado, com o cotovelo apoiado em uma mesa e a mão tocando o rosto. Olha para a frente e sorri. Ao lado dela, a foto de Biancha Angelucci, mulher branca com cabelos lisos, castanho-avermelhados, meio presos. Está olhando para a frente e sorri. Logo abaixo das fotos está escrito em verde: “Comissão de Equidade da Faculdade de Educação da USP promove: Ciclo – imagens em debate”. Na sequência, emoldurada por uma linha preta, a descrição da atividade em letra verde: “Sessão 2 – imagens e capacitismo. Sexta-feira, 18 de setembro de 2020, 19h30min. Mariana Rosa, Luciana Viégas e Taiane Marquês conversarão com Biancha Angelucci sobre a maneira como é tratada a presença das pessoas com deficiência em diferentes contextos midiáticos. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do grupo de pesquisa Fateliku no YouTube”. Na parte inferior do cad seguem os logotipos da Feusp, da Comissão de Equidade e do Fateliku. Informação de que haverá intérprete de Libras. E-mail para informações: equidade.fe@usp.br. Fim da descrição.

 

Mariana Rosa – mulher com deficiência, mãe, jornalista, consultora no tema da inclusão e ativista dos direitos das pessoas com deficiência

Luciana Viegas: mãe, mulher negra , autista e professora. Membra da Abraça e criadora do instagram @umamaepretaautistafalando. Idealizadora do movimento #VidasNegrasComDeficienciaImportam

Taiane Marquês – Mulher com deficiência, negra, mentora consciente.

Mediação – Biancha Angelucci (FEUSP)