Inclusão e Pertencimento

Pessoas com deficiência

 

Conheça o Grupo de Trabalho para tratar de questões relativas às pessoas com deficiência da comunidade FEUSP  

O GT foi criado por meio da PORTARIA INTERNA – FEUSP Nº 033/2023, datada de 23 de outubro de 2023. Com a duração inicial de um ano, pode ter sua duração prorrogada, ou, mesmo, transformar-se posteriormente em um Programa, à exemplo de outros vinculados à CIP, como o Programa Acolhe-FEUSP e o Programa Autonomia Acadêmica.

Se você tem dúvidas, sugestões, reclamações ou boas ideias relativas às pessoas com deficiência da comunidade FEUSP, por favor, mande um e-mail para cip.fe@usp.br com o assunto “GT PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”.

Composição atual do Grupo de Trabalho
Participante Instância de Representação
Cássia Geciauskas Sofiato CCEx
Cláudia Valentina Assumpção Galian CG
Fábio Barbosa de Lima CCInt
Felipe de Souza Tarábola Comissão de Espaço Físico e Patrimônio
Lilian Victoria Curiel Lereah Passeri CTA
Maria Clara Bueno Ferreira Comissão de Execução Orçamentária
Rosangela Correia da Silva Bernardo Ferreira Servidores(as) Técn. Administrativo
Rosângela Gavioli Prieto – Coordenadora do GT CIP
Rosanna Claudia Bendinelli EA
Tamar Rabelo de Castro Discente
Vanessa Santos Maciel Biblioteca

CICLO IMAGENS EM DEBATES

O Ciclo se configura como um espaço de reflexão pedagógica, no sentido de que pretende propiciar certo “letramento” das pessoas com relação a convivência com o diferente. Almeja, em síntese, inverter a equação que estabelece que a diferença tem como resultado a intolerância e a desigualdade, para reafirmar que diferenciar é reconhecer as potencialidades do outro, respeitá-lo integralmente e permitir que sua identidade seja manifestada publicamente.

Sessão 2: 18/9/2020 –  Imagens e capacitismo

O objetivo desta sessão é apresentar como diferentes movimentos sociais de pessoas com deficiência têm discutido a presença das pessoas com deficiência em campanhas publicitárias, filmes, séries, novelas e outros produtos televisivos.

Clique aqui para assistir.

2020_ Equidade_capacitismo_imagem

#descrição de imagem: Card com fundo branco e letras em verde e preto. Na parte superior, duas fotos: rosto de Mariana Rosa, mulher branca, de cabelos castanho-claro cacheados na altura dos ombros. Usa óculos e veste uma blusa amarela. Está apoiando o queixo na mão e sorrindo. Ao lado dela, a foto do rosto de Luciana Viégas, mulher negra de cabelos pretos trançados e amarrados em coque no alto da cabeça. Veste uma regata preta. Está olhando para afrente e sorrindo. Abaixo, outras duas fotos: rosto de Taiane Marquês, mulher negra, com cabelos castanho-escuro encaracolados. Usa óculos. Está com o braço dobrado, com o cotovelo apoiado em uma mesa e a mão tocando o rosto. Olha para a frente e sorri. Ao lado dela, a foto de Biancha Angelucci, mulher branca com cabelos lisos, castanho-avermelhados, meio presos. Está olhando para a frente e sorri. Logo abaixo das fotos está escrito em verde: “Comissão de Equidade da Faculdade de Educação da USP promove: Ciclo – imagens em debate”. Na sequência, emoldurada por uma linha preta, a descrição da atividade em letra verde: “Sessão 2 – imagens e capacitismo. Sexta-feira, 18 de setembro de 2020, 19h30min. Mariana Rosa, Luciana Viégas e Taiane Marquês conversarão com Biancha Angelucci sobre a maneira como é tratada a presença das pessoas com deficiência em diferentes contextos midiáticos. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do grupo de pesquisa Fateliku no YouTube”. Na parte inferior do cad seguem os logotipos da Feusp, da Comissão de Equidade e do Fateliku. Informação de que haverá intérprete de Libras. E-mail para informações: equidade.fe@usp.br. Fim da descrição.

 

Mariana Rosa – mulher com deficiência, mãe, jornalista, consultora no tema da inclusão e ativista dos direitos das pessoas com deficiência

Luciana Viegas: mãe, mulher negra , autista e professora. Membra da Abraça e criadora do instagram @umamaepretaautistafalando. Idealizadora do movimento #VidasNegrasComDeficienciaImportam

Taiane Marquês – Mulher com deficiência, negra, mentora consciente.

Mediação – Biancha Angelucci (FEUSP)