Memórias: Feusp e a pandemia de Covid-19

Podcasts

 

Ana Beatriz de Jesus Prudente

Transparência na Educação – Educadados – no Spotify

Iracema Santos do Nascimento

Podcast trata da desigualdade na educação durante a pandemia; ouça na Folha de São Paulo
A educação a distância não é para todos

Programa Café da Manha (Folha de São Paulo) sobre desigualdade na educação durante a pandemia, com participação da professora Iracema Santos do Nascimento

Márcia Gobbi

O “em movimentos” é um canal de podcast do Grupo Crianças, práticas urbanas, gênero e imagens”, coordenado pela Profa Márcia Gobbi, da FEUSP. É um espaço de reflexão e diálogo em tempos tão difíceis como o que estamos vivendo hoje, para tratar de temas como infâncias, crianças, mulheres, luta, movimentos, cidades. Postagens e diferentes participações são às terças e sextas-feiras. Confiram!

Podcast 01 | Apresentação – Márcia Gobbi.

Podcast 02 | Poema pra no fim abraçar a si mesmo – Midria.

Podcast 03 |Luta pela terra e outras lutas – Manuela Aquino.

Podcast 04 |E agora, não tem escola? Mães e crianças na quarentena – Margarida Barbosa.

Podcast 05 | E agora, não tem escola? Parte II – Mães e suas falas – Margarida Barbosa.

Podcast 06 | Educação e mulher negra em tempos de pandemia – Nanci Helena Rebouças Franco.

Podcast 07 | Crianças e seus direitos: Educação Infantil Presente – Célia Serrão.

Podcast 08 |Mulheres em luta, mulheres na luta – Helena Silvestre.

Podcast 09 | As crianças valem mais que um ano letivo, muito mais! – Bianca Correa.

Podcast 10 | E os bebês e crianças pequenas com deficiência em tempos de pandemia? – Fernanda Souza.

Podcast 11 | Pandemia e a situação dos povos indígenas – Pagu Rodrigues.

Podcast 12 | As grandezas do ínfimo: a escuta dos bebês em tempos de pandemia – Renata Dias.

Podcast 13 | Os direitos das crianças e a pandemia – Sonia Larrubia. Valverde.

Podcast 14 | Comida & Arte – Isabel Marques.

Podcast 15 | Registros do que não foi escrito – Maria Stello Leite.

Podcast 16 | Habitar a cidade, mas em quais condições? – Catharina Pinheiro Lima.

Podcast 17 | Crianças na cidade e a urgência de construirmos outros tempos – Lilith Neiman.

Podcast 18 | Grafite e pandemia – Carolina Itzá.

Podcast 19 | Infâncias e memórias – Anete Abramowicz.

Podcast 20 | Pandemia, racismo e branquitude – Ana Carolina Farias.

Podcast 21 | edição especial | Vidas indígenas – Eronilde Fermin.

Podcast 22 | Luto, luta e sonho: verbo em vida – Ana Lucia Goulart de Faria.

O podcast “breve manifesto em 6 atos” foi produzido por professoras da FE-USP, pesquisadoras da infância. Ele nasceu em meio à pandemia e ao desejo de somar-se às muitas lutas. Tempos sombrios, tempos tristes, tempos ainda mais desiguais. Nesse momento, na urdidura cotidiana já esgarçada, no país que se constitui como tragédia, estar junto a tanta gente que produz lutas e projetos em diferentes espaços da cidade, é urgente. – Marcia Gobbi; Monica Pinazza; Maria Leticia Nascimento; Monica Ehremberg; Ermelinda Moutinho Pataca; Patricia Prado.
 

Martha Marandino

Neste podcast do Alô ciência, a conversa é com a professora Martha Marandino sobre a contribuição dos museus e das exposições para a ciência e educação. Além das exposições, o que ocorre dentro dos museus? Como surgiram? Que tipos de pesquisas são feitas nesses espaços?

Nelson Schapochnik

A relação dos leitores com os livros e as bibliotecas – Narrativas 19 – Editora Carambaia

Em pauta: o livro diante da digitalização – Net Educação

Música e liberdade: uma história (sonora) dos Direitos Civis – Júlio Pimentel entrevista Nelson Schapochnik, professor na Faculdade de Educação da USP, que discute música, história e ensino de história e explora as relações entre religião, política, cultura, autonomia e consciência no processo de afirmação dos Direitos Civis nos Estados Unidos. Esse podcast é o áudio da entrevista realizada na segunda live da Revista de História da USP, no dia 28 de maio de 2020, durante a quarentena. A entrevista completa, com imagens, está disponível no canal da Revista no YouTube e no IGTV do Instagram (@revistahistoriausp).

Vinício de Macedo Santos

Voltar às aulas não faz nenhum sentido nessa altura – A opinião é do professor Renato Janine Ribeiro, o qual, juntamente com o professor Vinício de Macedo Santos, participou da primeira edição do ano do programa Diálogos na USP