FEUSP

Estrutura dos cursos

A Faculdade de Educação oferece os cursos nos níveis de graduação e de pós-graduação (stricto sensu), além de diferentes modalidades de pesquisa e projetos de extensão universitária . Na graduação, a Faculdade oferece o curso de Pedagogia e disciplinas pedagógicas para os cursos de licenciatura do Campus da capital. Também faz parte da formação do aluno a Iniciação à Pesquisa no campo da educação e a extensão universitária.

Pedagogia

O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP tem duração mínima de quatro anos e meio e compreende:

  • 28 (vinte e oito) disciplinas obrigatórias, visando à formação comum;
  • 11 (onze) disciplinas eletivas a serem cursadas de um total de 130 cadastradas, sendo que 8 (oito) devem ser da própria Unidade e 3 (três) podem ser realizadas também em outras Unidades da USP que possibilitam o aluno direcionar sua formação segundo seus interesses e aptidões;
  • 6 (seis) semestres com atividades práticas (Estágios e Projetos), que totalizam 450 horas, superando o previsto nas Diretrizes;
  • 480 (quatrocentas e oitenta) horas de estudos independentes e 180 (cento e oitenta) horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC-opcional).

A carga total do curso de Pedagogia será de 3.240 (três mil, duzentas e quarenta) horas, tendo duração ideal de 09 (nove) semestres e máxima de 18 (dezoito). Mediante aprovação em todas as disciplinas, o aluno receberá o diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia.

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP é reconhecido pelo Proc. CEE 589/2001, renovado, pelo prazo de 05 anos, através do Parecer 143/06 (publicado no D.O.E. de 20/04/2006), com as Habilitações: “Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, Magistério da Educação Infantil, e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Habilitação Integrada: Administração Escolar da Educação Básica, Supervisão Escolar da Educação Básica e Orientação Educacional da Educação Básica”. Está no Conselho Estadual de Educação (CEE) uma nova solicitação de renovação de reconhecimento do referido curso.

Campo de atuação do Pedagogo

  • Professor de Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na modalidade Normal (antiga habilitação específica para o magistério, de classe especial, itinerante, de salas ambiente e outras modalidades e adotadas em instituições escolares, públicas e particulares;
  • Diretor e assistente de direção em diferentes instituições de ensino, inclusive creches e escolas de Educação Infantil;
  • Orientador educacional em todas as instituições e modalidades de ensino da Educação Básica;
  • Coordenador pedagógico nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica;
  • Supervisor de ensino no sistema público estadual e municipal;
  • Assessor pedagógico para assuntos educacionais nos mais diversos setores da sociedade civil;
  • Diretor de ensino no sistema público estadual e municipal;
  • Especialistas em diversas instituições que atendam crianças, jovens ou adultos, portadores ou não de necessidades educacionais especiais.

O Curso de Pedagogia oferece anualmente 180 vagas para ingressantes do vestibular da FUVEST, sendo 60 para o período vespertino e 120 para o noturno.

Licenciaturas

Já nos Cursos de Formação de Professores da USP (Licenciaturas) a FEUSP oferece as seguintes disciplinas: Introdução aos Estudos da Educação – deixa de ser obrigatória para algumas unidades e é subdividido em três enfoques: filosófico, sociológico e histórico; Psicologia da Educação é subdividida em cinco abordagens (1. Práticas escolares, diversidade e subjetividade;  2. Psicologia da Educação – subjetividade, pós-modernidade e cotidiano escolar; 3. A psicologia histórico-cultural e a compreensão do fenômeno educativo; 4. Psicanálise, Educação e Cultura e 5. Psicologia e Educação: uma abordagem psicossocial do cotidiano escolar); Política e Organização da Educação Básica no Brasil (POEB), Didática e Metodologias de Ensino I e II) + 300 hs (estágios) + duas unidades de estágios (1 crédito aula + 2 créditos trabalho=75hsx2=150 – Total Geral= 740 horas. Essas disciplinas são oferecidas para 10 (dez) unidades e 27 (vinte e sete) cursos, a saber:

1.   FFLCH/USP: Licenciatura em Letras (Português, Francês, Inglês, Alemão, Latim, Línguas Orientais, Italiano, Espanhol, Grego e Lingüística); Geografia; História; Filosofia e Ciências Sociais.

2.   Instituto de Física: Licenciatura em Física;

3.   Instituto de Matemática e Estatística: Licenciatura em Matemática;

4.   Instituto de Biociências: Licenciatura em Ciências Biológicas;

5.   Instituto de Psicologia: Licenciatura em Psicologia;

6.    Instituto de Química: Licenciatura em Química;

7.   Escola de Educação Física e Esportes: Licenciatura em Educação Física;

8.   Instituto de Geociências: Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental;

9.   Escola de Enfermagem: Licenciatura em Enfermagem;

10. Escola de Comunicações e Artes: Licenciatura em Artes Cênicas, Artes Plásticas, Música e Educomunicação.