Graduação

Formulário On-line dos Estudos Independentes (Pedagogia)

 

A carga horária obrigatória de Estudos Independentes da Pedagogia/Feusp depende do currículo: a) 200h – currículo atual, 48015 (ingressantes a partir de 2017); b) 480h – currículo antigo, 48014 (ingressantes até 2016).

A/o estudante tem até o último semestre do Curso para cumprir o total de horas exigidos como Est. Ind., em uma única vez e agregando todas as atividades realizadas. Por meio do mesmo formulário on-line (disponível mais adiante…), tal objetivo poderá ser cumprido de três formas:

1)  Inserção no histórico escolar de Est. Ind. já validados pela Seção de Estágios.  As horas validadas até 2021 constam nos bancos de dados da Seção de Estágios – disponível em “Resultados dos Estudos Independentes“. Quem tem carga horária total de Est. Ind. já validada pela Seção de Estágios deverá solicitar a inserção no histórico escolar – assim que oportuno (ver cronograma mais adiante…) – e quem tem a carga horária parcial precisa somá-la à comprovantes complementares que totalizem o total de horas exigido pelo currículo.

2) Aproveitamento de Atividades Complementares validadas em Graduação anterior. A carga horária total de “Atividades Complementares” (ATPA, AACC, AAC, AC, TCC, disciplinas de Intercâmbio ou de Cultura/Extensão) inscritas no histórico escolar de Graduação anterior (concluída ou não) pode ser aproveitada integralmente como Estudos Independentes, com esse histórico servindo como comprovante. E nos casos de ser inferior ao total exigido pelo currículo, poderá ser complementada com atividades concomitantes ao Curso de Pedagogia.

3) Registro de Estudos Independentes concomitantes ao Curso de Pedagogia. Apresentação de atividades realizadas a partir do ano de ingresso, em conformidade com as especificações da “Tabela de Atividades Aceitas“, já totalizando a carga horária de Est. Ind. exigida, ou complementando carga horária já validada pela Seção de Estágios e/ou aproveitadas do histórico escolar de Graduação anterior.

Em 2022, quem acredita ter agregado o total de horas de Est. Ind. exigido pelo currículo, por uma ou mais formas acima referidas, poderá requerer a inserção da carga horária final no histórico escolar.

Essa solicitação deverá ser feita por meio do novo “Formulário On-line dos Estudos Independentes“, disponível de forma permanente (fluxo contínuo) para todas(os) as(os) estudantes da Pedagogia-Feusp.

Para acessar o novo “Formulário”, é preciso fazer login com “e-mail usp” ou “gmail”. Após preenchimento, anexo de comprovantes e envio, a/o estudante receberá uma cópia automática no e-mail fornecido.  O resultado será comunicado por e-mail em até 30 dias após o envio, e já inserido no histórico escolar

Demais orientações encontram-se no próprio formulário. Em caso de dúvida, escreva para estagiofe@usp.br .

OBSERVAÇÕES

1) Estudantes que ingressaram por transferência em 2017 e que seguem o currículo antigo (48014) deverão cumprir 480h de Estudos Independentes.

2) Estudantes que ingressaram na Pedagogia no currículo 48014 (480h de Est. Ind.) e retornaram ao curso (após matrícula suspensa) no currículo 48015 precisam cumprir apenas 200h de Est. Ind.

3) Após inserção no histórico escolar da carga horária final de Est Ind, que será exatamente como prevista pelo currículo (200h ou 480h), não serão permitidos novos registros.

4) A Seção de Estágios não consegue verificar registros feitos pelas plataformas do Sistema Júpiter – “Atividades Acadêmicas Complementares – AAC” [exclusiva dos Bacharelados] e “Licenciatura: Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento” (exclusiva de Licenciaturas de outras Unidades).

5) A validação do estágio remunerado (não obrigatório) como carga horária parcial de Estudos Independentes poderá ocorrer mediante a realização do Relatório On-line do Estágio Remunerado.

6) No Sistema de Evolução do Curso do Júpiter (que tem valor apenas informativo e aproximativo…), a carga horária de Est. Ind. aparecerá diluída em oito disciplinas semestrais. No entanto, as horas de Est. Ind. podem ser realizadas em quaisquer dos semestres ao longo do Curso e registradas em uma única vez – com inserção da carga horária final no histórico escolar, em quaisquer dos semestres letivos. Para a COLAÇÃO DE GRAU, o Serviço de Graduação – Feusp verificará se a carga horária final de Est. Ind. consta no quadro de somatórios que aparece ao final do histórico. Por fim, para acompanhar a evolução do curso, é mais seguro consultar o histórico escolar e confrontá-lo com o “Formulário para levantamento de disciplinas do currículo” do Serviço de Graduação. 

Servidores responsáveis: Renato Melo Ribeiro (Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC; Seção de Estágios) e Simone Silva (Seção de Estágios).