Lançamento do e-book “Ciclo 22: uma experiência de extensão e formação na USP”

Ciclo 22 teve como objetivo divulgar atividades realizadas pela comunidade uspiana em torno do bicentenário da Independência do Brasil, centenário da Semana de Arte Moderna e do movimento modernista no Brasil; além de criar um ambiente de discussão sobre o presente e o futuro do país. O projeto Ciclo 22 surgiu assim como um meio de dar visibilidade às diversas ações promovidas pelas Unidades da USP, aglutinando-as em um único portal (https://ciclo22.usp.br/) e valendo-se de mídias sociais para divulgação tanto à própria comunidade uspiana, quanto à toda a sociedade. Compreendendo que a produção de conhecimento científico das várias áreas de conhecimento deveria chegar à escola pública, o Ciclo 22 não apenas vasculhou as iniciativas desta natureza já existentes na USP, como criou formas de disseminação como vídeos e podcasts. À sua clara missão extensionista, o projeto acrescentou a dimensão formativa. Além das parcerias com a PRCEU, PRPG e Jornal da USP, iniciadas em 2021, o ano de 2022 inaugurou a relação com a Rádio USP, que passou a veicular quinzenalmente o podcast Ciclo 22 no vestibular. Ao todo foram produzidos 19 episódios. Quatro alunos de graduação e duas pós-Doutorandas foram responsáveis pela produção de conteúdos do site, do Jornal e da Rádio USP, atuando em todas as etapas do processo e propondo soluções, apreciadas em reuniões quinzenais da equipe. O expediente favoreceu a profissionalização dos estagiários e a capacitação das pós-doutorandas no exercício de orientação e da gestão de projetos, bem como ofereceu a todos os envolvidos a oportunidade de conhecer melhor a USP e o trabalho desenvolvido pelas Unidades, pesquisadores, docentes, alunos, órgãos administrativos e cursinhos populares. Foi, de fato, uma imersão nas iniciativas levadas a cabo pela comunidade uspiana nas suas várias vertentes.

Veja depoimentos de alguns participantes dos e-book.

Clique aqui para acessar o pdf do livro.