Eventos

Evento

 
Aula Inaugural “A formação do pensamento freireano: vida e obra nos preceitos da pedagogia do oprimido” da disciplina Paulo Freire: teoria e práxis.
Período: 07/03/2024 a 07/03/2024
A Faculdade de Educação, por meio da Pós-Graduação, realizará a disciplina denominada “Paulo Freire: Teoria e práxis”. Essa oferta já foi ministrada na FEUSP, sob responsabilidade de outros docentes. (Celso Beisiegel, Lisete Arelaro, dentre outros) A decisão em ofertá-la, novamente, advém do reconhecimento da importância que essa disciplina trouxe para as pesquisas, estudos e extensão realizados na universidade, bem como pelo entendimento da significância do pensamento de Paulo Freire na atualidade.
O objetivo desta disciplina é:
• estudar, analisar e discutir o pensamento e a obra de Paulo Freire;
• destacar sua contribuição diante de questões atuais dos processos de educação, com ênfase em quatro categorias- núcleo do pensamento do autor: (1) a ênfase nas condições gnosiológicas do ato educativo; (2) defesa da educação como ato dialógico e político; (3) noção de conhecimento e da ética universal do ser humano; (4) a condição humana como sujeito histórico: movimentos sociais e necessidades populares.
Pretende-se fazer um estudo em exercício da práxis, estimulando que as/os participantes conheçam a vida e obra de Freire, a partir de um diálogo problematizador sobre os contextos situacionais vividos por cada um/a em sua atividade profissional e/ou de pesquisa.
Alunos de Educação Básica
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
representantes de movimentos sociais e sindicais
Professores da Educação Básica
Horários e Locais:
07/03/2024 - 14:00 às 17:30 - Outro local fora da FEUSP - Centro Universitário Maria Antônia
Sonia Maria Portella Kruppa - EDA
Adriana Pereira da Silva (estudante pos doc da FEUSP)
Inscrições de participação: somente on line a partir de 06/02/2024 a 07/03/2024
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br