Curso de Extensão: Educação na América Latina: História, Movimentos, Resistências e Proposições
Período: 07/03/2024 a 04/07/2024
Introdução - Esta disciplina tem origem no planejamento das ações para 2023, do Núcleo de Avaliação Institucional - NAI-FEUSP, que resultou no Seminário Educação na América Latina:História, Movimentos, Resistências e Proposições, realizado no Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina. Este seminário passa a intitular a disciplina ora apresentada.
Estudar, analisar e discutir a América Latina, por meio da avaliação do conjunto de movimentos, resistências e proposições que se estabeleceram especialmente a partir do século XX, de modo a compreender seus problemas atuais, assim como as suas consequências no campo educacional.

Sonia M. P Kruppa (coord. FEUSP)
Professores convidados: João Branco (FEUSP), Marilene Proença (PROLAM), Ester Rizzi (EACH), Wagner Tadeu Iglecias(EACH) Fábio Mascarenhas (FD/USP)

Conteúdo:
A disciplina será dividida em três grandes eixos. O primeiro discutirá as proposições teóricas e a atuação política dos autores da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) que possuem influência para a compreensão do desenvolvimento econômico e social latino-americano, de forma a analisar a educação nesse debate. O segundo eixo analisará o México, contextualizando os processos históricos, políticos e sociais que movimentaram e movimentam este país nos últimos 100 anos, com ênfase na Revolução Mexicana e a configuração do Estado Mexicano pós-revolucionário, a atuação de movimentos sociais (indígenas, camponeses e docentes) e seus reflexos em proposições pedagógicas na atualidade. O terceiro terá por foco a avaliação do caso Chileno, por meio da análise da constituição do Governo Allende e o Golpe de Estado, o processo de avanço das políticas neoliberais, as influências sobre a educação, o movimento de resistência dos estudantes e os desafios da nova constituição. O conteúdo será dividido em quatorze tópicos. Os dois primeiros serão introdutórios à disciplina e os demais serão divididos em três partes, contendo quatro aulas em cada eixo.

Introdução
Quadro Geral da questão e as escolhas feitas para o desenvolvimento da disciplina.
O Brasil e a América Latina - importâncias mútuas na atualidade
O pensamento e a ação da CEPAL
3. O subdesenvolvimento e a estagnação da América Latina em Celso Furtado
4. A integração latino-americana e a alteração das relações de dependência em Raul Prebisch
5. A influência da CEPAL no Brasil nas décadas de 1950 e 1960
6. O estruturalismo latino-americano na educação brasileira
México
7. Zapata, Villa e a Revolução Mexicana
8. O neozapatismo em Chiapas: história do movimento e questões atuais
9. Autonomia e educação indígena no movimento zapatista
10. Sindicatos dos Trabalhadores da Educação e propostas coletivas de educação no México hoje
Chile
11. Formação histórica e a ascensão de Allende
12. Chile: de Pinochet aos dias atuais
13. Chile: estalido social e processo constituinte
14. Estudantes secundaristas brasileiros e chilenos: a ocupação das escolas como estratégia de luta pela democratização da escola.

INSCRIÇÃO 26 A 29/02 pelo sistema Apolo - http://e.usp.br/pqt
Professores da Educação Básica