Ana Laura Godinho Lima
O pensamento independente não há: uma leitura de Professores para quê? de Georges Gusdorf.
Ana Paula Martinez Duboc
Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos
O novo nos novos letramentos: Implicações para o ensino de línguas estrangeiras.
Beatriz Wajntal Meme
Quando se olvida a vida: Realidade das favelas paulistas.
Biancha Angelucci
Muito além das tarefas a cumprir: notas da FEUSP sobre a educação em tempos de isolamento.
Carlota Boto
A educação e a escola em tempos de coronavírus
Diego dos Santos Reis
Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate – ensaio escrito por um aluno da Pós-Graduação da FEUSP, publicado na Revista Olhar do Professor.
Ernani Nagy de Moraes
Eucídio Pimenta Arruda
Fabiana Jardim
Texto escrito sobre este momento, que compõem uma espécie de Diários da Pandemia proposto aos estudantes
Anotações durante o incêndio – 1.
Anotações durante o incêndio – 3 (resultante de um exercício com a turma de Diversidades e Desigualdades: aportes teóricos e estudos contemporâneos, do 2º semestre de 2020)
Mais uma postagem das Anotações durante o incêndio
“Dos gestos (e imagens) necessários à afirmação da vida: cultura política, práticas de memória e pandemia” – texto publicado na seção Reflexões na pandemia, da revista Dilemas.
FioCruz – Fundação Osvaldo Cruz
Saúde Mental e Atenção psicossocial na Pandemia COVID-19. Crianças na Pandemia COVID-19.
Helena Singer
Covid-19: Nada será como antes – Centro de Referência em Educação Integral.
Iracema Santos do Nascimento
Artigo publicado na revista Educação Básica em Foco, da Anpae
“Reforçar vínculos entre os sujeitos e fortalecer a autonomia da escola para enfrentar a pandemia”, feito a partir de uma reunião com professoras da EMEI Nelson Mandela, da rede municipal de São Paulo, que, desde 2011, desenvolve um currículo comprometido com a igualdade racial.
Artigo em parceria com Patrícia Cerqueira, professora de História na rede municipal de São Paulo, publicado recentemente em edição especial do Caderno Administração sobre a pandemia da Covid-19. O título do artigo é A normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil.
Covid-19: professoras da periferia explicam por que a educação está em risco. Entrevista da professora Iracema Santos do Nascimento à matéria do blog Nós, mulheres da periferia.
“Não adiar o Enem deve acentuar as desigualdades no país” (14/05/2020)
Juliana Oliva
Existência e formação do sujeito e o nosso isolamento à luz de Simone de Beauvoir.
Katia Rubio
Entre o ritual e a competição: o que será dos Jogos Olímpicos de Tóquio?
Paulo Fernandes Silveira
Aulas remotas de Filosofia para secundas, vestibulandos e estagiários.
Moças e rapazes cuidam, também, no isolamento social.
Laura Corrêa
Entre “não mais” e “ainda não”: sepultaram a política e o espírito, só resta a carne.
Martha Marandino
O livro “Janelas para natureza: explorando o potencial educativo dos dioramas” que está disponível gratuitamente nas versões pdf e epub. Aborda a relevância educativa dos dioramas, objetos que possuem uma longa e rica história nos museus. Com ele os autores querem contribuir para que os dioramas se tornem cada vez mais populares e é também um convite para que os educadores possam produzir atividades com base nesses objetos tecendo novas e profícuas relações entre museus e escolas!
Maria Clara di Pierro
Educação de jovens e adultos no país sofre com os impactos da pandemia
Renata Mourão Macedo
Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública
Repositório da produção USP
Revista Pensar Educação em Revista
Edição Ensino de Sociologia no Brasil. Florianópolis/ Belo Horizonte. Ano 5. vol.5, n. 4. dez.2019/ fev 2020.
Rogério de Almeida
Faces da Utopia: inferno ou paraíso
Covid-19, o nascimento de um novo século e os laboratórios sociais
Roseli Fischmann
Acesso ao Ensino Superior, xenofobia e racismo: fenótipos, estereótipos e pertencimento nacional
Rosenilton Silva de Oliveira
Alaiandê Xirê: desafios da cultura religiosa afro-americana no Século XXI.
Roberto da Silva
Avanço da covid-19 entre a população carcerária é monitorada por grupo de educadores da USP
Sonia Kruppa
Educação na Pandemia – texto produzido por integrantes do Programa de Formação de Professores da USP: Sonia Kruppa (professora da Feusp), Fernando Mendonça, Kleber Galvão de Siqueira Junior, Mariana Camargo Simão e Marina Braguini Manganotte (estudantes pós-graduandos da USP e bolsistas do Programa de Formação de Professores).
Carta aberta à Secretaria Municipal da Educação de São Paulo – Grupo Territorialidades – DRE Campo Limpo; Rede de Escolas Públicas e Pesquisaoras do NAI-FEUSP e Território Educativo Travessias
Silvia Collelo
Alfabetização em tempos de pandemia – artigo publicado por Silvia Collelo (professora aposentada da FEUSP), sobre a dificuldades de alfabetização em tempos de pandemia (incluindo uma análise das dificuldades, depoimentos de professores e estratégias de superação do problema)