Graduação

Normas dos Estudos Independentes

De forma equivalente às Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento – ATPA (exigidas pela Resolução CNE/CP 02/2015 e Deliberação CEE 154/2017), os Estudos Independentes da Pedagogia – FEUSP complementam a formação disciplinar do(a) licenciando(a) por meio da participação em atividades como: eventos acadêmicos, grupos de pesquisa, iniciação científica, cursos de extensão, representação discente em comissões acadêmicas, entre outras.

A carga horária obrigatória de Estudos Independentes prevista no currículo da Pedagogia – FEUSP é de:

1) 200 horas para ingressantes a partir de 2017;

2) 480 horas para ingressantes até 2016.

Para os Estudos Independentes só serão validadas atividades iniciadas a partir do ano de ingresso na Pedagogia, desde que comprovadas (certificados, declarações ou outros documentos probatórios) e previstas nas tabelas de validação a seguir:

Tabela de validação para ingressantes a partir de 2017

Tabela de validação para ingressantes até 2016

Vale ressaltar que:

a) a quantidade de horas validadas por atividade seguirá as especificações (horas por atividade, limite por semestre e limite total) das tabelas de validação acima referidas;

b) não serão validadas atividades/horas de estágio curricular (obrigatório), nem de estágio remunerado (não obrigatório);

c) eventuais casos omissos nas tabelas de validação serão analisados pela Comissão de Estágios, Estudos independentes e TCC da FEUSP.

Para orientações sobre a comprovação (certificados e declarações) de Estudos Independentes, consulte: Comprovação de Estudos Independentes .

Para registro e solicitação de validação de atividades e horas de Estudos Independentes, acesse: Registro de Estudos Independentes .

As horas de Estudos Independentes que já foram validadas podem ser vistas em: Consulta das Horas de Estudos Independentes

Em caso de dúvida, escreva para estagiofe@usp.br ou entre em contato com a Seção de Estágios – FEUSP: (11) 2648-0601; sala 17-B.

 

Servidores responsáveis: Renato Ribeiro (Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC; Seção de Estágios) e Simone Silva (Seção de Estágios).