Memórias: Feusp e a pandemia de Covid-19

Textos

 

Ana Laura Godinho Lima

O pensamento independente não há: uma leitura de Professores para quê? de Georges Gusdorf.

Ana Paula Martinez Duboc

Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos

O novo nos novos letramentos: Implicações para o ensino de línguas estrangeiras.

Superdiversidade, linguagem e sociedade: questões em curso. Entrevista com Jan Blommaert e Massimiliano Spotti (Tilburg University)

Beatriz Wajntal Meme

Quando se olvida a vida: Realidade das favelas paulistas.

Biancha Angelucci

Muito além das tarefas a cumprir: notas da FEUSP sobre a educação em tempos de isolamento.

Carlota Boto

A educação e a escola em tempos de coronavírus

Diego dos Santos Reis

Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate – ensaio escrito por um aluno da Pós-Graduação da FEUSP, publicado na Revista Olhar do Professor.

Ernani Nagy de Moraes

Falando sobre o cotidiano

Eucídio Pimenta Arruda

Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19

Fabiana Jardim

Texto escrito sobre este momento, que compõem uma espécie de Diários da Pandemia proposto aos estudantes

Anotações durante o incêndio – 1.

Anotações durante o incêndio – 3 (resultante de um exercício com a turma de Diversidades e Desigualdades: aportes teóricos e estudos contemporâneos, do 2º semestre de 2020)

Mais uma postagem das Anotações durante o incêndio

“Dos gestos (e imagens) necessários à afirmação da vida: cultura política, práticas de memória e pandemia” – texto publicado na seção Reflexões na pandemia, da revista Dilemas.

FioCruz – Fundação Osvaldo Cruz

Saúde Mental e Atenção psicossocial na Pandemia COVID-19. Crianças na Pandemia COVID-19.

Helena Singer

Covid-19: Nada será como antes – Centro de Referência em Educação Integral.

Iracema Santos do Nascimento

Artigo publicado na revista Educação Básica em Foco, da Anpae
“Reforçar vínculos entre os sujeitos e fortalecer a autonomia da escola para enfrentar a pandemia”, feito a partir de uma reunião com professoras da EMEI Nelson Mandela, da rede municipal de São Paulo, que, desde 2011, desenvolve um currículo comprometido com a igualdade racial.

Artigo em parceria com Patrícia Cerqueira, professora de História na rede municipal de São Paulo, publicado recentemente em edição especial do Caderno Administração sobre a pandemia da Covid-19. O título do artigo é A normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil.

Covid-19: professoras da periferia explicam por que a educação está em risco. Entrevista da professora Iracema Santos do Nascimento à matéria do blog Nós, mulheres da periferia.

“Não adiar o Enem deve acentuar as desigualdades no país” (14/05/2020)

Juliana Oliva

Existência e formação do sujeito e o nosso isolamento à luz de Simone de Beauvoir.

Katia Rubio

Entre o ritual e a competição: o que será dos Jogos Olímpicos de Tóquio?

Paulo Fernandes Silveira

Aulas remotas de Filosofia para secundas, vestibulandos e estagiários.

Moças e rapazes cuidam, também, no isolamento social.

Laura Corrêa

Entre “não mais” e “ainda não”: sepultaram a política e o espírito, só resta a carne.

Martha Marandino

O livro “Janelas para natureza: explorando o potencial educativo dos dioramas” que está disponível gratuitamente nas versões pdf e epub. Aborda a relevância educativa dos dioramas, objetos que possuem uma longa e rica história nos museus. Com ele os autores querem contribuir para que os dioramas se tornem cada vez mais populares e é também um convite para que os educadores possam produzir atividades com base nesses objetos tecendo novas e profícuas relações entre museus e escolas!

Maria Clara di Pierro

Educação de jovens e adultos no país sofre com os impactos da pandemia

Renata Mourão Macedo

Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública

Repositório da produção USP

Repositório da produção da Universidade de São Paulo (artigos, teses e dissertações de pesquisadores/as)

Revista Pensar Educação em Revista

Edição Ensino de Sociologia no Brasil. Florianópolis/ Belo Horizonte. Ano 5. vol.5, n. 4. dez.2019/ fev 2020.

Rogério de Almeida

Imaginário do Terror

Faces da Utopia: inferno ou paraíso

Covid-19, o nascimento de um novo século e os laboratórios sociais

Roseli Fischmann

Da laicidade do Estado como fundamento da cidadania igualitária: uma luta histórica no campo da educação

Acesso ao Ensino Superior, xenofobia e racismo: fenótipos, estereótipos e pertencimento nacional

Rosenilton Silva de Oliveira

Alaiandê Xirê: desafios da cultura religiosa afro-americana no Século XXI.

Roberto da Silva

Avanço da covid-19 entre a população carcerária é monitorada por grupo de educadores da USP

Sonia Kruppa

Educação na Pandemia – texto produzido por integrantes do Programa de Formação de Professores da USP: Sonia Kruppa (professora da Feusp), Fernando Mendonça, Kleber Galvão de Siqueira Junior, Mariana Camargo Simão e Marina Braguini Manganotte (estudantes pós-graduandos da USP e bolsistas do Programa de Formação de Professores).

Carta aberta à Secretaria Municipal da Educação de São Paulo – Grupo Territorialidades – DRE Campo Limpo; Rede de Escolas Públicas e Pesquisaoras do NAI-FEUSP e Território Educativo Travessias

Silvia Collelo

Alfabetização em tempos de pandemia – artigo publicado por Silvia Collelo (professora aposentada da FEUSP), sobre a dificuldades de alfabetização em tempos de pandemia (incluindo uma análise das dificuldades, depoimentos de professores e estratégias de superação do problema)