Memória do Corpo Docente – Rubens Andrello

RUBENS ANDRELLO

(Minibiografia baseada em informações contidas em Homenagem no Scielo)

Rubens Andrello foi professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a partir da década de 70, onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.
Em sua homenagem disponível no site Scielo, encontra-se: “Tendo elaborado um programa de estágios para os cursos de Licenciatura e de Pedagogia, encaminhava regularmente para essa cidade do Pará um grupo de alunos, os quais, convenientemente orientados por ele e supervisionados por sua equipe, tentavam organizar o caótico processo de escolarização de levas de população atraídas para o local pelas promessas de terras cultiváveis às margens da Transamazônica.
Eram tempos inóspitos, em que Marabá, situada na confluência dos rios Tocaiunas e Tocantins, que crescia desorganizadamente, sem saneamento básico, cercada por matas e ligada à Capital do Estado por um serviço aéreo precário, ainda era “terra de ninguém”, sujeita a enchentes periódicas e a doenças endêmicas, como a malária, que dizimava famílias inteiras de migrantes. Tudo estava por ser feito, em especial quanto aos serviços básicos de saúde e de educação.”
Faleceu em fevereiro de 1999.