Memória do Corpo Docente – Olga Thereza Bechara

OLGA THEREZA BECHARA

(Minibiografia baseada em informações contidas no site da FEUSP.)

Olga Thereza Bechara formou-se em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Campinas (atual PUC de Campinas), em 1954. Na época, o currículo do curso de Pedagogia oferecia as disciplinas complementares de Matemática e Estatística Educacional, o que possibilitava a licença para ensinar Matemática no primeiro ciclo do ensino secundário. Ela também lecionou Filosofia, História Geral e do Brasil.
Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1978 concluiu o mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com a dissertação sobre “Estudo comparativo do autoconceito de adolescentes com diferentes experiências em atividades de grupo em situação escolar” e em 1987, doutorou-se na mesma instituição, ao defender a tese com o tema: “O auto conceito do professor de primeira série de primeiro grau e algumas variáveis profissionais”.
Em homenagem a professora Olga no site da FEUSP, o EDA e CME escreveram: “O Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação e o Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP lamentam a perda da nossa querida amiga e companheira na luta em defesa da escola pública e vem a público homenagear sua memória.
Olga, ao lado de Maria Nilde Mascellani, protagonizou uma das iniciativas mais importantes no campo das políticas públicas direcionadas à democratização do ensino secundário no Brasil, os Ginásios Vocacionais (1961 – 1969).
Apoiou o CME FEUSP em suas diversas iniciativas de pesquisa para reconstrução histórica deste projeto educacional, violentamente interrompido pela ditadura civil militar, projeto de curta duração, mas de profunda incidência sobre os rumos da educação brasileira.
Olga esteve sempre disponível para orientar alunos e pesquisadores voltados ao estudo e análises das experiências educacionais vivenciadas por ela em sua rica trajetória docente.”
Faleceu em 18 de junho de 2021.