Memória do Corpo Docente – Nympha Aparecida Alvarenga Sipavicius

NYMPHA APARECIDA ALVARENGA SIPAVICIUS

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Nympha Aparecida Alvarenga Sipavicius nasceu em 09 de agosto de 1943, na cidade de Pereira Barreto, São Paulo.
Em 1966 formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e em 1967 em Direito pela USP.
Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1974 concluiu seu Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em 1984 Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP.
Livre-docência (1990).
Trabalhou como docente, nas disciplinas: Didática e Psicologia da Educação no Ensino Médio Público do Estado de São Paulo. Participou de equipes técnicas e pesquisa na CENP, um dos órgãos centrais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Também lecionou nas faculdades particulares: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sagrado Coração de Jesus, Bauru (1975), no Curso de Mestrado em Educação, disciplina: “Métodos e Técnicas de Pesquisa”; Universidade Paulista (1973), na Graduação, disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1 e 2º grau; Faculdade de Educação Piratininga (1972 a 1978), na Graduação, disciplina: Medidas Educacionais; Fundação de Educação e Cultura do ABC, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1972), na Graduação, disciplinas: Currículos e Programas e Medidas Educacionais; Faculdades Metropolitanas Unidas (1969 a 1971) na, graduação, disciplina: Pesquisa e Medidas Educacionais.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1983, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas: Didática; na Pós-Graduação: Determinantes do Rendimento Escolar. Participou de Comissões, dentro do departamento e também na FEUSP e na USP. Orientou e participou de bancas examinadoras, como titular e suplente, de dissertações de mestrado e teses de doutorado e de bancas de seleção para ingresso de professores junto ao Departamento. Aposentou-se em 1992.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a participação em convênios junto à rede pública de ensino e na comissão de estudos sobre os cursos de Licenciatura. Também o trabalho de orientação, com seus desafios, considerou o mais estimulante de todos.
Registrou que, posteriormente a sua aposentadoria, em 1997, aceitou a proposta da Universidade Guarulhos (UNG), para participar de seu corpo docente. Coordenou a organização do Mestrado em Educação, que não obteve aprovação no CAPES. Gostaria de ter tido a oportunidade de melhorar a proposta e tentar novamente, mas a UNG preferiu encerrar. Dessa forma, desde 2004 se dedica a sua vida familiar.
Também registrou a interferência da vida pessoal, positiva ou não, na carreira. O que faz parte essencial da história de vida.