Memória do Corpo Docente – Noemi Carvalho Neves

NOEMI CARVALHO NEVES

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Noemi Carvalho Neves nasceu em 10 de julho de 1935 em Santos, São Paulo.
Possui especialização em Estudos Sociais pela PABAEE, em Belo Horizonte (1962) e pela Abilene Christian College, no Texas, EUA (1963). Em 1970 formou-se em Pedagogia, na primeira turma do curso na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP) e em Psicologia, pelo Instituto Unificado Paulista, em 1983.
Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1976 concluiu seu Mestrado em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em 1981 Doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP. Possui formação em Psicodrama pelo Instituto Sedes Sapientiae (1987).
Trabalhou como Técnica em Educação pela Secretaria de Educação de São Paulo (1963 a 1972).
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1971, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento; Recursos Audiovisuais; Didática I e II e Prática De Ensino De Psicologia I e II; na Pós-Graduação atuou nos anos de 1981, 1982 e 1985 ministrando cursos para Faculdade de Medicina. Participou de Comissões; Avaliação do EDM; Seminário Itinerante Da USP; Contratação de Professores para o EDM e Comissão Setorial Da Avaliação Da FEUSP. Integrou 9 bancas entre Mestrado e Doutorado, na Escola de Comunicação (ECA) e na FEUSP (1986 A 1993); Co-Orientou a dissertação de Mestrado USP/UCLA, EUA, Tese: Educação Informal da Música no Brasil – Escola de Samba, Candomblé e Capoeiras (1986 a 1988), de Hall Chris Salter e a dissertação de Mestrado de Rosalva Alves Portela (1988).
Aposentou-se em 1988.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, ter sido aluna e morado no CRUSP, ter trabalhado como auxiliar de ensino, mestra e professora doutora. Ter como mentores/as Dra Amélia D. de Castro, Gilda de Lima e Nélio Parra. A Dra. Gilda colocava a biblioteca de seu apartamento à disposição dos alunos nas férias, pois a biblioteca da FEUSP fechava e os alunos sem condições financeiras, não podiam adquirir os livros. Também abriu sua biblioteca aos alunos de Prática de Psicologia, como tinha aprendido com a Profa Gilda de Lima. Destacou também, os minicursos realizados pelos alunos do curso de licenciatura de Prática de Ensino de Psicologia, no período de 1986 a 1988, que tentaram estruturar uma consciência pedagógica entre teorizações e práticas, sem perder a complexidade de seu objeto: a psicologia da educação; seu mestrado com orientação da Dra. Regina Maluf e doutorado com orientação do Dr. Arrigo. Contou que os anos 70 e 80’s foram intensos em seus estudos, trabalho e na luta contra a ditadura, que levou muitos professores da USP.
Também registrou que fundou o Centro de Terapias Dra. Noemi Carvalho Neves (1989/2019), espaço terapêutico especializado em terapias anti-estresse.
Publicou pareceres técnicos para Secretaria do Estado de São Paulo/USP, pelo CENP/DRE, cap. 3 sp – “Os Caminhos da Formação do Professor de 1°. grau – Análise e Reflexão sobre os Planos de Ensino da Habilitação Específica ao Magistério” (1986); na Revista Fórum Educacional (FCC): “O Psicólogo Trabalhador na Educação” vol.12, no.4, pg. 98, out/dez, 1988 e na Revista da FEUSP – “Aquisição de Respostas Instrumentais” (1988).