Memória do Corpo Docente – Olga Molina

OLGA MOLINA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Olga Molina nasceu em 15 de março de 1937, na cidade de Caçapava, São Paulo.
Formou-se em Pedagogia pela Fundação Santo André. Prosseguindo sua formação acadêmica, concluiu seu Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP) e Livre Docência pela Faculdade de Educação (FE) da USP.
Trabalhou como professora primária na Rede Estadual de Ensino (1954 a 1970).
Após a conclusão da graduação, atuou como professora em faculdades particulares, como a Fundação Santo André e a Universidade São Judas.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1972, a convite do professor Laerte Ramos de Carvalho. Atuou no curso especial para formação didática de Engenheiros Agrônomos em Piracicaba, um projeto conjunto da Faculdade de Educação com a ESALQ, de Piracicaba. Integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, ministrando a disciplina: Psicologia da Educação, para a Licenciatura. Após um período, passou a integrar o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas: Prática de Ensino de Psicologia e Didática. Aposentou-se em 1990.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a participação muito ativamente das campanhas que pediam curso superior para os professores primários. Sempre defendeu a necessidade de uma formação superior para estes professores. Nas palavras da biografada: “Porém, sempre imaginei uma formação bastante específica. Não acho que foi isso o que aconteceu. O curso de Pedagogia não era exatamente o que eu sonhava para isso. Mas a campanha valeu.”