Memória do Corpo Docente – Nidia Nacib Pontuschka

NIDIA NACIB PONTUSCHKA

(Minibiografia baseada em informações contidas no Currículo Lattes.)

Nidia Nacib Pontuschka formou-se em Geografia pela Universidade de São Paulo, em 1962. Prosseguindo sua formação acadêmica, concluiu o Mestrado em Geografia Humana na USP (1978) e o Doutorado em Educação, pela mesma instituição (1994).
Iniciou seu trabalho docente na Faculdade de Educação da USP em 1986, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.
Integrou os Programas de Pós Graduação da FEUSP e Geografia Humana do Depto. de Geografia da FFLCH-USP. Atuou principalmente nas áreas temáticas de Geografia, Formação do Professor, Estudo do Meio, História da Disciplina de Geografia e Educação Ambiental. Coordenou o Projeto de Estudo do Meio e Formação de Professores da Secretarias Municipais de Educação de Guarulhos-SP, 2006- 2008 e de Suzano-SP, de 2010-2011. Foi coordenadora adjunta do Projeto Gestão Participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos, em Convênio USP e Universidade de Vitória – CA. Presidente da Comissão de Graduação da FEUSP e membro do Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo – COG de 2005-2007. Foi também parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), membro do Conselho Editorial de várias revistas de Geografia que incluem textos sobre Ensino e Aprendizagem da Geografia: Geousp, Mercator,Revista Geografia e Ensino e Olhar de Professor (UEPG).
Faleceu em 20 de maio de 2019.