Memória do Corpo Docente – Marta Maria Chagas de Carvalho

MARTA MARIA CHAGAS DE CARVALHO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Marta Maria Chagas de Carvalho nasceu em 15 de dezembro de 1945 na cidade de São Paulo.
Em 1967 formou-se em Pedagogia na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1975 concluiu seu Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e em 1987 Doutorado em Educação, pela mesma instituição.
Sendo seu primeiro emprego, iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1971 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Em 1972 transferiu-se para o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Ministrou as disciplinas: Educação Comparada, no EDM; Filosofia da Educação; História da Educação Contemporânea e História da Educação Brasileira, todos no EDF. Nos anos 1970 e 1980, participou de diversas comissões, entre elas duas que discutiram reformulações curriculares. Entre 1987, ano do seu Doutorado, e 1997, orientou diversas pesquisas de Mestrado e de Doutorado e coordenou projetos institucionais de pesquisa, entre eles um financiado pela FINEP.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a coordenação, juntamente com a Profa. Dra. Belmira Bueno, do Projeto BID USP Pesquisa Institucional; a coordenadoria do Centro de Memória da Educação da FEUSP, tendo liderado o processo da sua institucionalização. Na Pós-Graduação, idealizou e coordenou a Área Temática História da Educação e Historiografia.