Memória do Corpo Docente – Marta Kohl de Oliveira

MARTA KOHL DE OLIVEIRA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Marta Kohl de Oliveira nasceu em 26 de agosto de 1953 em São Paulo, capital.
Em 1975 formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1977 concluiu seu Mestrado e em Psicologia Educacional pela Stanford University da Califórnia, EUA e em 1982 Doutorado em Psicologia da Educacional, pela mesma instituição.
Trabalhou em creches e escolas, desde o Ensino Médio; ainda durante a graduação foi contratada como bolsista de pesquisa na Fundação Carlos Chagas (FCC), onde teve incentivo para realizar mestrado e doutorado no exterior.
Iniciou sua atuação docente, na Faculdade de Educação (FEUSP), em 1984 onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, ministrando as disciplinas: Psicologia da Educação; Introdução aos Estudos da Educação; Tópicos de psicologia cultural; A psicologia histórico-cultural e a compreensão do fenômeno educativo; e na Pós-Graduação: Aspectos cognitivos da utilização de sistemas de representação da realidade; Desenvolvimento cultural e modalidades de pensamento e Ciclos de vida, narrativas autobiográficas e tensões da contemporaneidade. Orientou alunos de Iniciação Científica, Bolsistas PAE, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado; foi Membro de comissões e órgãos colegiados (Pós-Graduação, Conselho de Departamento, Congregação da Faculdade, Área Temática de Psicologia e Educação, Comissão de Publicações) e realizou demais atividades relativas à função (participação em bancas e comissões julgadoras, participação em congressos e reuniões científicas, conferências, palestras e seminários, assessorias, pareceres e publicações). Em 1993 realizou Concurso Público de efetivação e em 2009 aposentou-se.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o início da carreira docente, estimulante e desafiador; as demandas, a partir do final da década de 1980, que a levaram ao aprofundamento no trabalho de Vygotsky e sua linha de pesquisa (a chamada Psicologia Histórico-cultural). Foi nesse período que o autor começou a ser conhecido no Brasil e, portanto, foi chamada a falar e escrever sobre suas ideias, às quais havia sido exposta, anteriormente, em suas experiências acadêmicas nos Estados Unidos; Estágio de Pós-Doutorado em San Diego em 1990, com o pesquisador Michael Cole e a realização de seu trabalho para o concurso de Livre-Docência em 2008, oportunidade de balanço crítico de sua carreira.