Memória do Corpo Docente – Maria José Beraldi Andersen

MARIA JOSÉ BERALDI ANDERSEN

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Maria José Beraldi Andersen nasceu em 02 de janeiro de 1945 em Jaboticabal, São Paulo.
Em 1969 licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1978 concluiu seu Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP e em 1986 Doutorado em Ciências – Psicologia Escolar, pela mesma instituição.
Trabalhou como professora do ensino fundamental pelo Colégio Estadual “Aurélio Arrobas Martins” de Jaboticabal (1962); professora substituta na escola anexa da mesma instituição (1962 a 1965); professora efetiva na Escola Estadual Isolada “Diamante”, em São Joaquim da Barra/SP e professora universitária na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e na Faculdade São Marcos, nas áreas de Psicologia Educacional e Social (1972 a 1982).
Iniciou sua atuação na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1973 como auxiliar de ensino, em RTC, junto ao EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e, posteriormente, como docente ministrou as disciplinas: Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento para alunos do curso de Licenciatura.
Participou de Comissões, Bancas de Mestrado e Doutorado, Congressos e Publicações.
Permaneceu na FEUSP até 1991.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o contato com os alunos do curso de Licenciatura, provenientes das áreas de exatas, humanas e biológicas. Esta heterogeneidade propiciou uma rica troca de experiências, debates, críticas e questionamentos, criando uma dinâmica muito produtiva em sala de aula. A FEUSP, na época, atendia mais de mil alunos, oriundos de diversos cursos da Universidade.