Memória do Corpo Docente – Maria Felisminda de Rezende e Fusari

MARIA FELISMINDA DE REZENDE E FUSARI

(Minibiografia baseada em informações contidas no Memorial pessoal, disponível em: https://lumeuepg.com.br/memoriamariazinhafusari/ )

Maria Felisminda de Rezende Fusari, nasceu em 10 de novembro de 1940.
Formou-se em Música, Pedagogia e Artes Plásticas. Mais tarde especializou-se em Recursos Audiovisuais pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais (São Paulo) no ano de 1967 e em Técnicas Modernas de Educação pela École Normale Supérieure de Saint Cloud (Paris) entre os anos de 1977-1974. Cursou o mestrado em Psicologia Escolar, entre 1977 e 1982, no Instituto de Psicologia da USP. De 1983 a 1989, esteve envolvida com a obtenção do título de Doutora em Ciências (Psicologia), pela mesma instituição.
Conhecida como Mariazinha Fusari, arte-educadora e professora da USP, co-fundadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). É considerada uma das referências em educação, comunicação e arte: seus projetos e pesquisas ampliaram debates sobre a relação entre mídia e infância.
Em homenagem a ela, disponível no site Scielo, Geraldina Porto Witter escreveu: “Ao mesmo tempo que cuidava de sua formação de forma contínua, Mariazinha iniciou-se na vida profissional como educadora competente e capaz de ensinar o aluno a amar o aprender. Nos primeiros tempos (1956- 1969) levou sua contribuição ao pré-primário, à educação fundamental e ao ensino médio. Teve uma experiência variada e rica. Depois, voltou-se para o ensino superior, espaço em que contribuiu de forma significativa tanto na graduação como na pós-graduação, tendo iniciado sua carreira, neste nível de ensino, em 1968 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae. Lecionou em várias escolas até sua atuação estabilizar-se na Faculdade de Educação da USP. Sempre voltada para os meios e recursos de ensino e seu impacto, o cuidado voltado para a formação do educador.
Sua atuação na pós-graduação na ECA USP e na própria Faculdade de Educação da USP manteve-se na mesma temática tendo início em cursos lato senso (1989) e posteriormente em stricto senso (1990).
Também contribuiu ao longo de sua carreira em cursos de extensão e de aperfeiçoamento, atualização e difusão cultural. Foram reflexos de sua preocupação de integração Universidade-Sociedade, de levar mais longe o saber gerado na Universidade.

Como pesquisadora, além da dissertação e da tese trabalhou em vários projetos sempre envolvendo ensino, tecnologia e comunicação. Participou de projetos em equipes com financiamento ou sem financiamento, nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que não se descuidou da pesquisa individual.
Como Orientadora auxiliou no desenvolvimento de pessoas que orientou em nível de iniciação, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e mesmo de pós-doutorado.
Certamente, todos lhe são gratos pelo que puderam aprender com ela. Também colaborou com sua análise crítica na participação de muitas bancas como examinadora: 30 de qualificação para o Mestrado, 36 Mestrados, 18 de qualificação para o Doutorado, 26 Doutorados, além de outras.”
Faleceu em 1999.