Memória do Corpo Docente – Marieta Lúcia Machado Nicolau

MARIETA LÚCIA MACHADO NICOLAU

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Marieta Lúcia Machado Nicolau nasceu em 11 de março de 1935 em São José do Rio Pardo, cidade do Estado de São Paulo.
Em 1972 formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP), após um período de afastamento pelo nascimento de seu filho José Cícero e ter morando nos EUA. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1982 concluiu seu Mestrado e em 1986 o Doutorado, ambos em Educação, pela FEUSP.
Possui Livre Docência pela FEUSP.
Trabalhou, entre 1953 a 1955, como professora substituta eventual em escolas da Vila Formosa e em outras escolas de Embu-Guaçu e Campo Limpo. Como professora efetiva, iniciou seu trabalho numa escola anexa ao Grupo Escolar de Embu-Guaçu. Nessa época, candidatou-se à seleção do Grupo Escolar Experimental Dr. Edmundo de Carvalho, para dar aulas para crianças de primeira série, tendo sido selecionada. Em 1962, seu marido José Nicolau ganhou uma bolsa da W.K.Kellogg Foundation para realizar curso de pós-graduação em Bioquímica Oral nos EUA, afastando-se por dois anos, para acompanhá-lo. No tempo que permaneceu em Chicago, fez estágios em algumas escolas observando os programas de educação compensatória; proposta de recuperação pedagógica e procedimentos usados em orientação educacional e supervisão. Ao regressar dos EUA em 1964, voltou ao Grupo Escolar Experimental para assumir a função de Orientadora Pedagógica e Educacional das primeiras séries. Em Leicester, na Inglaterra, acompanhando seu marido, estagiou na King Richard School e na Rockville Junior School. De volta ao Brasil, em 1973, assumiu a Coordenação Pedagógica e Educacional da Escola Experimental, até 1975. Neste ano, foi designada pelo Sr. Secretário de Estado da Educação de SP como membro de grupo responsável por elaborar o modelo pedagógico da pré-escola com os respectivos guias curriculares.
Assumiu, em 1975, a direção do Serviço de Educação Pré-Escolar, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), concedeu entrevistas a emissoras de rádio e jornais como O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo e colaborou em publicações sobre Alfabetização, Estudos Sociais, Leitura e Recuperação.

Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1982, onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação.
Atuando nas áreas sobre Objetivos Gerais da Educação; Idade Ideal para a Criança se Alfabetizar; Efeitos da Alfabetização Precoce; Prevenção e Diagnóstico das Dificuldades de Leitura e Escrita e a Estimulação da Criança pela Família e Escola. Orientou 54 trabalhos entre mestrado e doutorado. Foi membro do Conselho de Departamento; como membro da congregação, foi eleita suplente da Chefia do Departamento e membro e eleita Presidente da Comissão de Graduação. Ter sido presidente da Comissão de Biblioteca, nas palavras da biografada: “Permitiu-me estender meu aprendizado e, junto com os demais membros da comissão, poder criar melhores condições de apoio às aulas e à pesquisa, além da contínua busca do seu rico acervo.” Aposentou-se em 2005.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o trabalho desenvolvido como coordenadora do Programa de Educação Continuada na formação de professores da rede pública. Em sua entrevista, transcreveu um trecho do livro Educação Pré-Escolar Fundamentos e Didática, escrito por ela, que expressa o que ainda pensa sobre educação infantil: “cada momento deve constituir para as crianças, uma vivência, cada objeto, um desafio, cada situação uma oportunidade de busca, experimentação, descoberta, o que em nosso entender só se torna possível mediante uma ação pedagógica, comprometida com a criança, suas características, necessidades e possibilidades e não com o conteúdo, que, nos níveis posteriores constituem objeto do ensino formal”.
Também registrou o apoio da Profa. Dra. Myriam Krasilchik, que tendo acompanhado sua trajetória na Educação, a incentivou a desenvolver as pesquisas de Mestrado e Doutorado.
Publicou os livros: Antecipação Da Escolaridade Modelo Pedagógico para o 1º Nível da 1ª série do ensino de 1º grau, Editora Secretaria de Estado da Educação (1980); Brinco Penso Aprendo, Editora Saraiva (1981); Subsídios Para A Implementação de Modelo Pedagógico para Educação Pré-Escolar, Editora Secretaria de Estado de Educação (1982); Recursos Didáticos Para a Pré-Escola, Editora Secretaria de Estado da Educação (1982); Alfabetizando com Sucesso, Editora EPU (1986); Corta Recorta, Editora Ática (1987); A Educação Pré-Escolar, Editora Ática (1988); A Educação Pré-Escolar. Fundamentos e Didática, Editora Ática (1999); Textos Básicos de Educação Pré-Escolar, Editora Ática (1990); Educação Artística da Criança: Plástica e Música, Editora Ática (1993); Novos Rumos, Novos Olhares Programa de Educação Continuada. PEC/USP, Editora Livraria da Física (2012).