Memória do Corpo Docente – Marcos Tarciso Masetto

MARCOS TARCISO MASETTO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Marcos Tarciso Masetto nasceu em 12 de novembro de 1937, em São Roque, São Paulo.
Em 1970 licenciou-se em Filosofia pela Faculdade Anchieta de São Paulo.
Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1975 concluiu seu Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em 1981 Doutorado em Psicologia da Educação, pela mesma instituição. Possui Livre-Docência em Didática pela FEUSP.
Trabalhou como Professor Titular da PUC-SP.
Iniciou sua atuação docente, na Faculdade de Educação (FEUSP), em 1985 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando a disciplina: Didática, nos Cursos de Licenciatura; e na Pós-Graduação: Formação Pedagógica para Docentes do Ensino Superior, em cursos da Faculdade de Odontologia. Participou de Bancas da Pós-Graduação; Cursos de Extensão; Palestras; Seminários e Workshops sobre Formação Pedagógica de Docentes para o Ensino Superior, nas Faculdades de Medicina, Enfermagem, Engenharia e Administração da USP. Aposentou-se no ano 2000.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o exercício da docência em Didática, enfocando junto aos alunos uma formação em Didática centralizada na aula como ambiente de aprendizagem, espaço e tempo de encontro entre professor e aluno, visando um processo de aprendizagem dos alunos com uma dimensão de totalidade da pessoa, superando a perspectiva de um tempo só do professor para ensinar. A publicação do livro Didática : Aula como centro (1994), pela FTD e Aulas Vivas (1992). Destacou ainda a possibilidade de trabalhar com a formação de docentes do ensino superior de várias faculdades da USP, que o permitiram desenvolver pesquisas sobre essa temática, participando de eventos e congressos dessas áreas (engenharia, odontologia, medicina, enfermagem e administração), apresentando trabalhos e realizando publicações. Como exemplo, os livros: Competência Pedagógica do Professor Universitário (2003), pela Ed. Summus); Ensino de Engenharia: Técnicas para otimização das aulas (2007), pela Ed. Avercamp; além de artigos e capítulos de livros em parceria com docentes dessas mesmas áreas.