Memória do Corpo Docente – Manoel Oriosvaldo de Moura

MANOEL ORIOSVALDO DE MOURA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Manoel Oriosvaldo de Moura nasceu em 24 de dezembro de 1948 em Teresina, Piauí.
Em 1976 Licenciou-se em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1983 concluiu seu Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em 1992 Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Possui Livre-Docência pela mesma instituição.
Trabalhou como professor da escola básica do sistema particular e estadual de ensino (1976 a 1985). Destacou que nesse período foi professor da Escola Estadual Dr. Edmundo de Carvalho, conhecido como Experimental da Lapa.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1985 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas: Metodologia de Ensino de Matemática e criou a disciplina Educação Matemática, que passou a ser disciplina optativa dos cursos de Matemática e Pedagogia. Na Pós-Graduação criou também a disciplina: O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino. Foi Chefe do departamento por dois mandatos. Desde 2016 é professor aposentado Sênior da FEUSP.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a participação na criação do Laboratório de Brinquedos e Material Pedagógico; Criação do Laboratório de Matemática; Criação e coordenação do projeto Clube de Matemática, por 20 anos; Criação do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) e Presidente da comissão de Graduação, por dois mandatos.